A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências clínicas e organizações sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências clínicas e organizações sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências clínicas e organizações sociais
André Levy Capítulo 1: O posicionamento clínico

2 Psicossociologia francesa – a proposta de uma clínica social;
O sentido da palavra clínica – “inclinar-se” sobre o paciente; Nova concepção de clínica; 2 aspectos complementares: pesquisa e intervenção.

3 “Quer se trate de pesquisa ou de intervenção, a abordagem clínica é, principalmente, a abordagem de um sujeito, ou de um conjunto de sujeitos reunidos em um grupo ou uma organização, às voltas com um sofrimento, uma crise que os toca por inteiro;o clínico supõe sujeitos vivos, desejantes e pensantes, falando igualmente, tanto para nada dizer quanto para se fazer reconhecer, ou para encontrar um sentido para suas emoções, para suas lembranças ou para sua história, que eles constroem a cada instante.” (LEVY, 2001, P. 20)

4 Postura que deve ser observada por aquele que quer exercer a abordagem clínica:
Recusa de separar o sujeito em partes, funções e faculdades; Que o clínico se desloque no espaço do outro; Conhecimento técnico/ noções teóricas como referência; Participar da construção de sentido dada pelo sujeito (“sujeito como agente”); Demanda no centro da démarche clínica.

5 Demanda – registros econômico e psicológico;
Crise de sentido –quando a ambigüidade que caracteriza todo o funcionamento social afeta as instituições de base, que representam imaginariamente a unidade do grupo; Objetivo da clínica do sentido – “mudar e compreender” (p. 27).


Carregar ppt "Ciências clínicas e organizações sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google