A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORÍFEROS E CNIDÁRIOS."— Transcrição da apresentação:

1 PORÍFEROS E CNIDÁRIOS

2 Características gerais
São animais portadores de poros; São aquáticos, exclusivamente marinhos, existindo algumas espécies de água doce; Habitam o fundo dos oceanos e mares ou águas costeiras; Vivem fixados em recifes de corais ou outras superfícies duras; Formados por células unidas, porém não formam tecidos verdadeiros e muito menos órgãos; Cada tipo celular executa determinada função; São animais filtradores; São indicadores de poluição, pois são raros em águas poluídas. São animais aneuromiários, ou seja, não apresentam sistema nervoso e muscular.

3 PORÍFEROS 1 - poros ou óstios 2 - células flageladas ou coanócitos
3 – ósculo 4 – Átrio ou espongiocele 4 Cada coanócito possui um longo flagelo.. A essa água estão misturados restos orgânicos e micro-organismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é, então, distribuído para as demais células do animal. Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular.

4 PORÍFEROS ESPÍCULAS ESPÍCULAS
Espículas: são as estruturas de sustentação da esponja. São formadas de calcário ou sílica, com formas variadas, e uma rede de proteínas chamada de espongina.

5 Tipos anatômicos Áscon: mais simples e possui dimensões reduzidas. O átrio ocupa um grande volume, sendo completamente revestido pelos coanócitos. Formam colônias.

6 Sícon: parede mais espessa e enrugada, formando canais abertos para fora e para dentro: os inalantes e os exalantes. Inalantes: ligam-se com o meio externo pelos poros. Exalantes: localiza-se os coanócitos, comunica-se com o átrio.

7 Lêucon: possuem o átrio menor e parede celular mais desenvolvida
Lêucon: possuem o átrio menor e parede celular mais desenvolvida. Possuem um sistema de canais ramificados e câmaras vibráteis. Pela presença dessas estruturas, possuem uma grande capacidade de filtração. Câmaras vibráteis

8

9 DIFERENTES CORES E TAMANHOS

10

11 Reprodução das esponjas
Reprodução assexuada: formação de pequenos agregados de amebócitos denominados brotos ou gemas.

12 Regeneração: as esponjas são capazes de reorganizar partes perdidas por lesão, pois suas células apresentam pouca diferenciação.

13 Reprodução sexuada: podem ser dióicas (sexos separados) ou monóicas (hermafroditas).

14 CNIDÁRIOS

15 Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos.
Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes.

16

17

18

19 Digestão Os pólipos e as medusas apresentam boca, mas não possuem ânus. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca. A excreção e a respiração ocorrem por difusão.                                                                                                   Digestão Os pólipos e as medusas apresentam boca, mas não possuem ânus. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca. A excreção e a respiração ocorrem por difusão.

20 Defesa Os cnidários possuem um tipo especial de células, os cnidócitos (cnidoblastos ou nematoblastos), células de ataque e defesa, em maior quantidade nos tentáculos. Quando o cnidocílio é estimulado, um filamento que fica dentro do nematocisto é disparado. Este filamento possui um líquido urticante que pode provocar desde queimaduras até a morte.

21 Classificação Os cnidários dividem-se em três classes:
Hidrozoa: hidras, caravelas, etc. Pequeno porte, vivem isoladamente ou formam colônias. Scyphozoa: águas-vivas. Podem viver isoladas ou em grupos. Antozoa: anêmonas-do-mar e corais. Vivem fixos.

22 REPRODUÇÃO ASSEXUADA BROTAMENTO

23 REPRODUÇÃO SEXUADA

24 Essas água-viva gigantes volta e meia devastam o Japão
Essas água-viva gigantes volta e meia devastam o Japão. Em média 2m de diâmetro e 200Kg. São o terror dos chefs de cozinha, já que a gastronomia japonesa se baseia em produtos marinhos. Vai encarar?

25

26

27

28 CORAIS


Carregar ppt "PORÍFEROS E CNIDÁRIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google