A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revoluções & Cia Revisão Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revoluções & Cia Revisão Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com."— Transcrição da apresentação:

1 Revoluções & Cia Revisão Prof. Alan Carlos Ghedini

2 REVOLUÇÃO FRANCESA

3 (Fgv) A Constituição da França de 1791, a partir dos princípios preconizados por Montesquieu, consagrou, como fundamento do novo regime, a) a subordinação do Judiciário ao Legislativo, que passou a exercer um poder fiscalizador sobre os tribunais. b) a identificação da figura do monarca, com a do Estado, que a partir desse momento se tornou inviolável. c) a supremacia do Poder Legislativo, deixando de ser o rei investido de poder moderador. d) o poder de veto monárquico, que se restringiu a assuntos fiscais, limitando, assim, a soberania popular. e) a separação dos poderes até então concentrados, teoricamente, na pessoa do soberano.

4 (Puc-rio) A "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", de 1789, foi elaborada no contexto do movimento revolucionário francês. Ela é considerada um documento que estabelece importantes princípios relativos ao moderno conceito de cidadania. Acerca dos princípios da Declaração podemos afirmar que: I) estabeleceu a igualdade de todos os homens perante a lei e o combate às hierarquias e aos privilégios. II) garantiu a universalização do acesso à educação, à saúde e à moradia para todos os cidadãos. III) estabeleceu o voto universal de homens e mulheres. IV) afirmou o princípio da liberdade como um dos principais direitos do homem. Assinale: a) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas; b) Se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas; c) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas; d) Se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas; e) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

5 (Pucpr) A Revolução Francesa foi um movimento que liquidou com o absolutismo real na França e refletiu-se no Ocidente. Sobre o tema, analise as afirmações: I. Sua última fase, de menor radicalismo e grande corrupção, denominou- se Convenção. II. O Diretório foi substituído pelo Consulado, no qual se destacou Napoleão Bonaparte. III. A Revolução teve por causa intelectual influência da Filosofia Iluminista. IV. O Terceiro Estado declarou-se transformado em Assembléia Nacional Constituinte e que não recohecia o poder do Clero ou da Nobreza. São afirmações corretas: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I e IV. d) apenas III. e) apenas I.

6 (Unesp) "Como terror entende-se (...) um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que um Governo recorre para manter-se no poder." (N. Bobbio, DICIONÁRIO DE POLÍTICA.) O mencionado "instrumento de emergência" - o "terror" - foi aplicado em sua forma típica, na Revolução Francesa, a) durante a reação aristocrática de b) por Napoleão Bonaparte, na fase do Diretório. c) no período da ditadura do Comitê de Salvação Pública. d) pelos girondinos contra os bonapartistas. e) por Luís XVI contra os camponeses da Vendéia.

7 REVOLUÇÕES INGLESAS

8 (Puccamp) Os conflitos político-sociais do século XVII foram o meio pelo qual a Inglaterra a) transformou o Absolutismo de direito em Absolutismo de fato. b) promoveu a substituição do Estado liberal - capitalista pelo Estado Absolutista. c) organizou o Exército do Parlamento, conferindo postos de comando segundo o critério de origem familiar e não pelo merecimento militar. d) consolidou os interesses da nobreza agrária tradicional rompendo com os ideais da burguesia. e) diluiu os obstáculos para o avanço capitalista, marcando o início da desagregação do Absolutismo Monárquico.

9 (Ufes) A "Declaração de Direitos", assinada pelos soberanos ingleses Guilherme II e Maria, resultado concreto da Revolução Inglesa, comprometia-os com cláusulas, como obrigações de cumprir leis votadas pelo Parlamento, sem ter direito a veto; impedimento de lançar impostos sem a aprovação dos representantes populares; proibição de manter um exército permanente, em tempo de paz, sem a anuência do Parlamento. Em relação à Revolução Inglesa, podemos afirmar que a) concretizou a preponderância católica irlandesa sobre o protestantismo britânico. b) enfraqueceu o poder político do Parlamento inglês, aumentando o do soberano Guilherme II. c) introduziu uma crescente influência política francesa sobre o Parlamento inglês d) proporcionou a ocupação dos principais cargos políticos pelos católicos. e) representou a vitória definitiva do sistema parlamentar britânico sobre o absolutismo monárquico.

10 (Unesp) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque: a) favoreceu a Holanda que obtinha grandes lucros com o comércio inglês. b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador. c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo. d) considerava o trabalho como a verdadeira fonte de riqueza nacional. e) abolia todas as práticas protecionistas.

11 (Unifesp) Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns. (Alexandre Deleyre. "Tableau de l'Europe". 1774) Essa diferença entre a monarquia inglesa e as do continente deve-se a) ao rei Jorge III que, acometido por um longo período de loucura, tornou-se dependente do Parlamento para governar. b) ao fato da casa de Hannover, por sua origem alemã, gozar de pouca legitimidade para impor aos ingleses o despotismo esclarecido. c) ao início da rebelião das colônias inglesas da América do Norte contra o monarca, que o obrigou a fazer concessões. d) à peculiaridade da evolução política inglesa a qual, graças à Magna Carta, não passou pela fase da monarquia absolutista. e) às revoluções políticas de 1640 (Puritana) e 1688 (Gloriosa), que retiraram do rei o poder de se sobrepor ao Parlamento.

12 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

13 (Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela: a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia. b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial. c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades. d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias. e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

14 (Puccamp) "...o produto da atividade humana é separado de seu produtor e açambarcado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem..." A partir do texto pode-se afirmar que a Revolução Industrial a) produziu a hegemonia do capitalista na produção social. b) tornou a manufatura uma alternativa para o artesanato. c) introduziu métodos manuais de trabalho na produção. d) tornou o homem mais importante que a máquina. e) valorizou o produtor autônomo.

15 (Uem) A Revolução Industrial foi o processo de transformações tecnológicas e sociais ocorrido pioneiramente na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII. Com respeito à Revolução Industrial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Uma das características da Revolução Industrial foi a utilização do vapor para acionar as máquinas, em substituição à força muscular. 02) A Revolução Industrial consolidou definitivamente uma produção baseada em pequena escala que visava atender a demanda dos consumidores locais. 04) A Revolução Industrial caracterizou-se pela intensa utilização do trabalho dos artesãos, que, mesmo sem dispor de máquinas, conseguiram multiplicar a produção. 08) A Revolução Industrial encerrou a fase de acumulação primitiva de capitais e a preponderância do capital mercantil sobre a produção. 16) A Revolução Industrial caracterizou-se pela construção e utilização de máquinas regulares e mais precisas que substituíram o trabalho do homem, antes realizado manualmente.


Carregar ppt "Revoluções & Cia Revisão Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google