A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ambiente natural e primeiros povos A Terra: um planeta especial A Terra: um planeta especial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ambiente natural e primeiros povos A Terra: um planeta especial A Terra: um planeta especial."— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente natural e primeiros povos A Terra: um planeta especial A Terra: um planeta especial

2 Quais são as formas de representar a Terra? O globo terrestre é a melhor forma de representar a Terra pois tem uma forma muito semelhante a ela. O globo terrestre é a melhor forma de representar a Terra pois tem uma forma muito semelhante a ela. Ao mapa que representa toda a superfície terrestre de uma forma plana dá-se o nome de planisfério. Ao mapa que representa toda a superfície terrestre de uma forma plana dá-se o nome de planisfério.

3 Os continentes e oceanos

4 Linhas imaginárias Para melhor estudar a superfície terrestre, dividimo- la em linhas imaginárias: Para melhor estudar a superfície terrestre, dividimo- la em linhas imaginárias: O eixo da Terra, em torno da qual faz o seu movimento de rotação, e que a intersecta nos pólos (Norte e Sul). O eixo da Terra, em torno da qual faz o seu movimento de rotação, e que a intersecta nos pólos (Norte e Sul). O Equador que divide a Terra em dois Hemisférios, o Norte e o Sul. O Equador que divide a Terra em dois Hemisférios, o Norte e o Sul.

5 Os elementos de um mapa título orientação escala legenda O relevo e principais rios da Península Ibérica

6 Rosa-dos-Ventos Pontos cardeais N - Norte ou Setentrião N - Norte ou Setentrião S - Sul ou Meridião S - Sul ou Meridião E – Este, Leste ou Oriente E – Este, Leste ou Oriente O - Oeste ou Ocidente O - Oeste ou Ocidente Pontos colaterais NE – Nordeste NE – Nordeste NO – Noroeste NO – Noroeste SE – Sudeste SE – Sudeste SO - Sudoeste SO - Sudoeste Norte Este Sul Oeste Sudoeste Nordeste Noroeste Sudeste

7 Os continentes são seis e ocupam cerca de 1/4 da sua superfície: Europa, Ásia, África, América, Oceânia e Antárctida. Os Oceanos são cinco e ocupam cerca de 3/4 da sua superfície: Atlântico, Pacífico, Índico, Glaciar Árctico e Glaciar Antárctico. Os continentes e os Oceanos

8 Descobre o nome ? Equador Europa Oceânia Atlântico

9 A Europa localiza-se no hemisfério norte. A Europa localiza-se no hemisfério norte. Em que hemisfério se localiza a Europa ?

10 A Europa A Europa Limites da Europa Norte :Oceano Glacial Árctico e oceano Atlântico Este : Ásia Oeste :oceano Atlântico Sul. Mar Mediterrâneo

11 A Península Ibérica : localização A Península ibérica situa-se a sudoeste do continente europeu. Onde se localiza a Península Ibérica ?

12 O que é uma península ? É uma porção de terra rodeada de água por todos os lados excepto por um, chamado istmo. É uma porção de terra rodeada de água por todos os lados excepto por um, chamado istmo.

13 A PENÍNSULA IBÉRICA Os limites naturais da Península Ibérica: O Oceano Atlântico - a norte, oeste e sul; O Mar Mediterrâneo - a sul e a este; A cordilheira dos Pirenéus - a nordeste, que constituem o seu istmo. Istmo Estreito de Gibraltar

14 Exercícios Teste 22 de Outubro. Teste 22 de Outubro. Realiza o mapa 3 da página 55 (Cad. Act.) Realiza o mapa 3 da página 55 (Cad. Act.) T. P. C Resolve os exercícios 1 e 2 página 7 do caderno de actividades. Resolve os exercícios 1 e 2 página 7 do caderno de actividades.

15 Características Naturais da Península Ibérica Características Naturais da Península Ibérica as formas de relevo A - Montanha – áreas de grande altitude B e E - Planalto - terrenos quase planos a grande ou média altitude (entre 200 a 1000 metros) C - Encosta ou Vertente - direcção da inclinação do relevo. D - Vale - zona baixa, alongada entre montanhas. F - Planície - áreas planas e a baixa altitude (inferior a 200 metros) RELEVO - É a designação dada às várias formas que pode apresentar a superfície terrestre. RELEVO - É a designação dada às várias formas que pode apresentar a superfície terrestre.

16 O RELEVO DA PENÍNSULA IBÉRICA Montanhas: Pirenéus; Montes Cantábricos, Montes Ibéricos, Cordilheira Central ; Cordilheira Bética; Planaltos: grandes extensões de terreno plano a grande ou média altitude; o principal é o Planalto Central Planícies: as principais situam-se na costa e nos vales dos grandes rios: Tejo, Douro, Guadiana, Guadalquivir, Júcar e Ebro.

17 OS RIOS DA PENÍNSULA IBÉRICA Devido à inclinação do relevo, os principais rios peninsulares correm na direcção este-oeste, ou seja, para o oceano Atlântico. O caudal Os rios peninsulares têm fraco caudal, ou seja, transportam pouca água, porque na Península Ibérica chove pouco. Os principais rios da Península Ibérica são os rios Douro, Tejo, Guadiana, Guadalquivir, Ebro e Júcar.

18 A Lenda dos Três Rios Era uma vez... Há muito, muito tempo, quando o mundo era ainda uma criança e até as pedras falavam, três irmãos pequeninos - Guadiana, Tejo e Douro -, que viviam com a sua amiga Gaivota, deitaram-se pela última vez nos seus berços, dispostos a dormir. Sentiam-se já crescidos e com força suficiente para correr mundo. Por isso, haviam combinado que, mal acordassem, abalariam por caminhos diferentes. Felizes por serem já uns homenzinhos, tristes por se separarem de vez, os três irmãos acabaram por adormecer. Dos olhos da Gaivota, porém, caíam uns fiozinhos de água... Ansioso, o Guadiana foi o primeiro a levantar-se, e lá foi a serpentear com muita calma entre vales frondosos do Alentejo e as suaves planuras algarvias. O Tejo acordou de seguida e apressou a marcha. Sem escolher caminhos, rasgou montes e vales, até encontrar vastas campinas e fartas lezírias, onde se espreguiçou à vontade. Dorminhoco, o Douro, acordou tarde. Não vendo os irmãos, cortou caminho, cavando o seu leito entre muralhas de pedra e desfiladeiros apertados do Norte, precipitando-se rapidamente em direcção ao mar. Os três irmãos nunca mais se encontraram, mas, dizem os mais velhos e os mais sábios que, à noitinha, uma certa gaivota voa de norte a sul, de sul a norte, sem nunca se cansar...

19 Actividades silva.rcts.pt/sev/hgp/2.relevo_matc h.htm silva.rcts.pt/sev/hgp/2.relevo_matc h.htm Responde às perguntas das páginas 20,21

20 Zona Climática da Península Ibérica Cada zona da Terra tem o seu tipo de clima consoante a distância a que se situa do Equador. A Península Ibérica situa-se na Zona Temperada do Norte. Os principais elementos que definem o clima são: a temperatura, a precipitação e o vento.

21 Os principais elementos do clima Os principais elementos que definem o clima são: a temperatura, a precipitação e o vento.

22 O Clima da Península Ibérica Mas em cada zona o clima não é uniforme. Pode variar consoante a proximidade do mar, a altitude e a direcção dos ventos. São os factores do clima. É isso que se passa na Península Ibérica onde podemos distinguir três grandes zonas:

23 actividades Responde às perguntas página Responde às perguntas página 14 ex 1,2,3,4 14 ex 1,2,3,4 Tpc. Tpc. Copia o vocabulário pág.12 Copia o vocabulário pág.12 Elementos do mapa Elementos do mapa Pontos cardeais e colaterais Pontos cardeais e colaterais


Carregar ppt "Ambiente natural e primeiros povos A Terra: um planeta especial A Terra: um planeta especial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google