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UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM – 2012 Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas.

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Apresentação em tema: "UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM – 2012 Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas."— Transcrição da apresentação:

1 UFSM SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM – 2012 Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas - PPGA Centro: CCSH Área de avaliação: Administração, Ciências Contábeis e Turismo Conceito na Capes: 3 Início do Curso: 2011 Coordenador(a): Flavia Luciane Scherer Coord. Substituto: Paulo Sérgio Ceretta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano-1920 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12--03

3 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes

4 UFSM Imprescindível que o curso possua uma clara fonte de financiamento materializada em contratos ou convênios entre promotora e organizações interessadas na qualificação de seus profissionais. OK Corpo docente composto por doutores, profissionais e técnicos com reconhecida qualificação, atuação e experiência profissional na área proposta. ?? Produção intelectual na área do curso. PRECISA MELHORAR Produção tecnológica e de inovação na área do curso: PRECISA MELHORAR

5 UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012 CORPO DOCENTE E PRODUÇÃO INTELECTUAL: CADA PROFESSOR 1)Alcançar 150 pontos no triênio, sendo pelo menos 1 periódico B1, A2 ou A1; Publicações na área de gestão pública 2)Ter pelo menos um projeto com financiamento externo ( Exemplo Cnpq. Fapergs, Capes, Finep, etc..) 3)Participar de intercâmbio acadêmico e tecnológico com outras instituições de ensino ou pesquisa. ( EX: participar de pelo menos um grupo de pesquisa externo à instituição – preferencialmente internacional) 4)Participar de comissões externas ( Ex: avaliador de projetos para Cnpq, Fapergs,..) 5)Ser bolsista produtividade 6)Melhorar a produção técnica – fundamental para avaliação do corpo docente. Grande probabilidade de se ter Qualis produção técnica até o final do triênio. 7)Orientação: produção com discentes (pelo menos 40% dos discentes), prazo de defesa (24 meses), pelo menos 80% das dissertações vinculadas aos projetos de pesquisa.

6 UFSM Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes Sigla Instituicao Nome Moda- lidade Ano de início [1] Nota Final da Avaliação Trienal 2010 Do- centes perma- nentes 2007-09 [2] Teses e Disser- tações 2007-09 [3] Artigos completos publicados em periódicos técnico-científicos Trabalhos completos publicados em anais de eventos técnico- científicos Livros e Capítulos de livro Produção Artística Texto Inte- gral Capí- tulos de livro Cole- tâ- neas Ver- betes e outros MDTeDi. Di. Te A1A2B1B2B3B4B5CNC FGV/SPADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASProf1974 5 31 - 101 4 16 25 13 5 4 2 28 3 236 15 40 9 - - PUC-RIOADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASProf1999 5 21 - 100 - 23 25 19 9 3 3 3 7 181 4 40 3 - - PUC/MGADMINISTRAÇÃOProf2000 5 13 - 84 2 2 12 11 12 6 1 19 3 100 9 25 - - - EAESP/FGVGESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICASProf2009 4 19 - - 2 7 - 2 - - - 2 12 25 7 23 1 - - FGV/RJADMINISTRAÇÃOProf2002 4 29 - 135 8 22 51 27 12 17 13 61 26 237 50 95 - 1 2 IBMECADMINISTRAÇÃOProf1999 4 15 - 178 6 9 10 12 4 9 14 9 158 5 6 - - - UFBAADMINISTRAÇÃOProf1998 4 26 - 89 6 13 15 23 22 13 10 15 3 260 5 101 - 13 - UFRGSADMINISTRAÇÃOProf1998 4 28 - 7 10 16 35 25 13 9 15 12 14 331 - 34 - 1 - UNESA ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL Prof1994 4 10 - 88 1 4 4 - 6 5 11 18 4 151 1 5 - - - UNIMEPADMINISTRAÇÃOProf2002 4 12 - 62 2 5 3 5 5 4 3 12 7 84 10 80 1 4 - UPMCIÊNCIAS CONTÁBEISProf2008 4 10 - - - 1 7 9 20 5 2 4 2 87 - 6 - 1 - FACCAMP ADMINISTRAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Prof2009 3 8 - - - 2 5 - 3 4 5 - 4 30 4 - - - - FBVGESTÃO EMPRESARIALProf2005 3 11 - 63 - 2 10 4 7 1 1 5 1 63 2 5 - - - FEADADMINISTRAÇÃOProf2003 3 15 - 198 - 2 5 3 3 8 1 5 2 89 - 23 - 2 - FESP/UPE GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL Prof2006 3 10 - 14 - - - 2 - - 4 8 5 33 3 13 2 - - FGV/SPGESTÃO INTERNACIONALProf2009 3 19 - - 3 2 2 2 1 1 1 2 3 33 2 8 - - - FPLADMINISTRAÇÃOProf2000 3 15 - 135 - 1 1 1 1 2 - 1 3 52 5 26 1 1 - InsperADMINISTRAÇÃOProf2007 3 12 - 3 11 8 9 7 1 1 - 6 13 95 2 20 - 2 3 UDESCADMINISTRAÇÃOProf2003 3 16 - 39 - 1 5 - 7 6 2 5 11 106 3 11 - 5 - UFAMCONTABILIDADE E CONTROLADORIAProf2006 3 11 - 16 2 1 3 6 10 13 9 3 2 78 3 22 - 3 - UFCADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIAProf2009 3 17 - 43 - 4 2 6 4 - - 1 2 63 - 29 - 5 1 UFRRJGESTÃO E ESTRATÉGIA EM NEGÓCIOSProf2000 3 16 - 80 - 1 2 5 7 8 8 11 176 2 13 - - - UNBADMINISTRAÇÃOProf2004 3 14 - 17 1 3 4 7 5 1 1 2 7 39 1 13 - - - UNBTURISMOProf2007 3 14 - 19 - 2 - 1 - - 2 4 5 28 3 16 - 3 1 UNPADMINISTRAÇÃOProf2006 3 10 - 28 - - 6 - 7 2 2 1 2 29 1 18 - 1 -

7 UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 3 4 Incrementar corpo docente com perfil técnico Incrementar produção acadêmica na área de gestão pública Incrementar produção técnica

8 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Recrutar docentes com perfil técnico 2Desvalorização do curso perante docentes “acadêmicos” 1 Ampliar divulgação do curso 1Taxa de evasão1 Incentivar docentes a informar produção técnica e incrementar atividades 1Vocação de estudos na área de administração privada 1 Internacionalização2

9 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Identificar professores com perfil para participar do curso 1Baixo interesse em se integrar a um mestrado profissional 2 Fazer visitas à órgãos públicos para divulgar curso 1 Incrementar acordo de cooperação com Universidade do Minho 1Dificuldades burocráticas e disponibilidade de recursos 1 Definir critérios próprios de credenciamento e descredenciamento de docentes 1Questões políticas e de relacionamento entre docentes

10 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 Problemas com infra-estrutura? NÃO Problemas com recursos financeiros? NÃO Problemas com produção intelectual? PARCIAL – foco na área de gestão pública. Problemas com inserção social? NÃO Problemas com material humano (técnico- administrativo)? PARCIAL. Não há servidor lotado na secretaria do programa. Problema com material humano (docente)? PARCIAL. Valorização do perfil técnico.

11 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Inserção social – impacto em órgãos públicos locais e regionais; Internacionalização – convênio com Universidade do Minho

12 UFSM


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