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Pesquisa Quantitativa Fenacon

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Apresentação em tema: "Pesquisa Quantitativa Fenacon"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Quantitativa Fenacon
14/04/2017 Pesquisa Quantitativa Fenacon Sescap CE - Ceará Avaliação de preços e serviços contábeis Setembro de 2014

2 Objetivo e Especificações Técnicas

3 Objetivo e especificações técnicas
Identificar o perfil das organizações contábeis brasileiras, bem como identificar preços e serviços realizados. Técnica survey telefônico. Data de coleta de dados 07 e Julho a 05 de Setembro de 2014. Público alvo Universo de (oitenta e três mil) Empresas associadas ao Sescon/ Sescap em todo Brasil os respondentes são contadores, gerentes ou proprietários de escritórios contábeis. Amostra Total 7.034 (quatrocentos) casos, permitindo resultados representativos para o conjunto do universo pesquisado, por Região e, em separado, por Estado (UF) e por Sindicato. Amostra do Sindicato - Ceará 251 (duzentos e cinquenta e um ) casos. Margem de erro para o Sindicato 5,8% para um intervalo de confiança de 95%.

4 Especificações técnicas
Tabela Ponderada* Margem de erro as margens de erro, estimadas em um intervalo de confiança de 95%, são as seguintes: NORDESTE SUDESTE CENTRO-OESTE NORTE SUL Sindicato Casos ME SESCAP – CE 167 7,6% SESCON – ES 146 8,1% SESCON – GO 249 6,2% SESCAP – AC 19 22,5% SESCAP Londrina 17 23,8% SESCON – PI 85 10,6% SESCON Campinas 161 7,7% SESCON – MT 119 9,0% SESCAP – RO 9 32,7% SESCON Blumenau 45 14,6% SESCAP – BA 227 6,5% SESCON São Paulo – SP 1.502 2,5% SESCON – DF 245 6,3% SESCON - RR 74 11,4% SESCAP – PR 439 4,7% SESCON – RN 73 11,5% SESCON – RJ 429 SESCON – MS 92 10,21 SESCAP – AP 15 25,3% SESCAP Campos Gerais SESCAP – SE 35 16,6% SESCON Baixada Santista 33 17,1% SESCAP – TO 81 10,9% SESCON – PA 104 9,6% SESCON Gde Florianópolis 57 13,0% SESCAP – PE 154 7,9% SESCON – MG 740 3,6% SESCON Sudoeste de Goiás 41 15,3% SESCON – AM 79 11,0% SESCON – SC 352 5,2% SESCON – AL 43 14,9% SESCON Sul Fluminense 47 14,3% SESCON – RS 937 3,9% SESCAP – MA 107 9,5% SESCON Tupã SESCON Serra Gaúcha 32 17,3% SESCON – PB Total NE 3,18% Total SE 3.072 1,74% Total CO 827 3,39% Total N 300 5,65% Total S 1.898 2,22% TOTAL DA AMOSTRA 7.034 CASOS MARGEM DE ERRO = 1,12% *Com o objetivo de obter o desenho amostral da pesquisa, foi aplicado um fator de correção (peso) para ponderar as regiões em que não foi possível realizar o total de casos pretendidos.

5 Especificações técnicas
Notas para leitura dos dados: Média: valor obtido somando-se todos os elementos de um conjunto e dividindo-se a soma pelo número de elementos; Moda: valor que ocorre com maior frequência na distribuição amostra; Mediana: medida de localização do centro da distribuição dos dados, ou seja, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana; Em algumas tabelas os resultados não somam exatamente 100% devido ao arredondamento dos resultados; Salário mínimo setembro/2014: R$ 724,00.

6 1. Perfil do Associado

7 Periodicidade do balancete
Perfil do Associado Sede própria Periodicidade do balancete Base: 251 Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P: Sua organização contábil elabora balancete com qual periodicidade? Base: 100% dos entrevistados P: A sede da sua empresa é própria?

8 Perfil do Associado Número de clientes Número de sócios
Sescap CE Escritório individual/não possui sócio 39,8% Dois sócios 47,8% Três sócios 8,4% Quatro sócios ou mais 4,0% NR/Recusa - BASE 251 MÉDIA 2 MEDIANA MODA Casos válidos Sescap CE 1 a 40 clientes 48,6% 41 a 80 clientes 31,5% 81 a 100 clientes 5,6% 101 a 200 clientes 11,2% 201 ou mais clientes 3,2% BASE 251 MÉDIA 64 MEDIANA 48 MODA 50 Casos válidos Base: 100% dos entrevistados P: Qual o número de sócios / proprietários da sua empresa? Base: 100% dos entrevistados P: Qual o número total de clientes?

9 Percentual de Clientes por Segmento
Perfil do Associado Percentual de Clientes por Segmento Perfil Aproximado da Carteira de Clientes por Segmento % MÉDIO DE PARTICIPAÇÃO DOS SEGMENTOS NA CARTEIRA DE CLEINTES Sescap CE PERCENTUAL DA CARTEIRA DE CLIENTES Comércio Indústria Serviços Outros Até 20% 16% 49% 32% 14% De 21% a 40% 19% 6% 25% 1% De 41% a 60% 22% 0% De 61% a 80% 23% - 8% De 81% a 100% 12% 10% Não tem cliente do tipo 9% 44% 86% BASE 251 MÉDIA 54 12 40 20 MEDIANA 60 10 30 MODA 5 Casos válidos 228 141 227 86 Deve-se ler o dado por colunas, ou seja, por segmento. Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P: Do total dos seus clientes, qual é o percentual aproximado de clientes do(a):

10 Deve-se ler o dado por colunas, ou seja, por modalidade.
Perfil do Associado Percentual de Clientes por Modalidade Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, Isenta/Imune e Autônomos Perfil Aproximado da Carteira de Clientes por Segmento % MÉDIO DE PARTICIPAÇÃO DAS MODALIDADFES NA CARTEIRA DE CLEINTES Sescap CE PERCENTUAL DA CARTEIRA DE CLIENTES Simples Nacional Lucro Presumido Lucro Real Isentas / Imunes Autônomos Até 20% 9% 41% 39% 22% 6% De 21% a 30% 16% 2% 0% - De 31% a 50% 20% 18% 4% 1% De 51% a 75% De 76% a 90% 24% 91% ou mais 14% Não tem a modalidade 53% 74% 93%  BASE 251  MÉDIA 64 30 17 20 14 MEDIANA 70 25 10 7 3 MODA 50 1 Casos válidos 237 216 118 66 Deve-se ler o dado por colunas, ou seja, por modalidade. Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P: Do total dos seus clientes, qual é o percentual aproximado de clientes que correspondem às seguintes modalidades:

11 Valor da Receita Ordinária Mensal Média
Perfil do Associado Valor da Receita Ordinária Mensal Média Número de funcionários Sescap CE R$ 1.000,00 a R$ ,00 19,5% R$ ,00 a R$ ,00 18,3% R$ ,00 a R$ ,00 20,7% R$ ,00 a R$ ,00 8,4% R$ ,00 a R$ ,00 6,4% R$ ,00 a R$ ,00 7,2% Acima de R$ 500,000,00 0,4% NR/Recusa 19,1% BASE 251 MÉDIA 57.539,9 MEDIANA 25.000,00 MODA 20.000,00 Casos Válidos 247 Sescap CE 1 a 5 funcionários 42,6% 6 a 10 funcionários 29,1% 11 a 15 funcionários 9,2% 16 a 20 funcionários 3,2% 21 a 49 funcionários 4,8% 50 funcionários ou mais 3,6% Não tem funcionários 7,6% BASE 251 MÉDIA 11 MEDIANA 6 MODA 4 Casos válidos 232 Base: 100% dos entrevistados P: Qual o número total de funcionários? Base: 100% dos entrevistados P: Qual é o valor aproximado da sua receita ordinária mensal / faturamento mensal?

12 Refeição / alimentação
Perfil do Associado Concessões e benefícios aos funcionários Valores concedidos Refeição / alimentação  VALE ALIMENTAÇÃO  Sescap CE Até R$ 200,00 66,7% Mais de R$ 200,00 até R$ 315,00 16,7% Mais de R$ 315,00 até R$ 660,00    MÉDIA 226 MEDIANA 189 MODA 150 BASE 12 Base: % dos entrevistados que possuem funcionários e oferecem vale alimentação  VALE REFEIÇÃO Sescap CE Até R$ 10,00 74,6% Mais de R$ 10,00 até R$ 13,00 16,9% Mais de R$ 13,00 até R$ 15,00 5,1% Mais de R$ 15,00 até R$ 50,00 1,7%    MÉDIA 10 MEDIANA MODA BASE 116 Base: 251 Base: % dos entrevistados que possuem funcionários P: Sua organização contábil oferece refeição aos colaboradores? Base: % dos entrevistados que possuem funcionários e oferecem vale refeição

13 Perfil do Associado Concessões e benefícios aos funcionários Base: 251
Base: % dos entrevistados que possuem funcionários P: Sua organização contábil oferece seguro de vida e acidentes pessoais? P: Sua organização contábil oferece participação nos lucros? P: Sua organização contábil oferece cursos de capacitação aos colaboradores?

14 Perfil do Associado Seguro, Pesquisa e Qualidade Base: 251
Base: 100% dos entrevistados P: Sua organização contábil possui seguro de responsabilidade civil com vistas a protege-la aos riscos da atividade? P: Sua organização contábil faz/possui pesquisa de satisfação do cliente? P: Sua organização contábil participa de algum programa de qualidade?

15 Perfil do Associado Parcela adicional anual e Escrituração contábil e fiscal Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P: Sua organização contábil cobra parcela adicional anual (ou décimo terceiro)? P: Sua organização contábil faz escrituração contábil e fiscal importando os dados da empresa?

16 2. Avaliação de Preços

17 Obrigações Acessórias

18 Cobrança de obrigações acessórias além da mensalidade
Avaliação de Preços Obrigações acessórias Cobrança de obrigações acessórias além da mensalidade Valores cobrados Sescap CE Até R$ 180,00 15,4% R$ 180,01 a R$ 362,00 R$ 362,01 a R$ 724,00 32,7% Mais de R$ 724,00 5,8% Depende de outros motivos 21,2% Recusa 9,6% BASE 52 MÉDIA 519,39 MEDIANA 612 MODA 724 Casos válidos 36 Base: 251 Base: % dos entrevistados que cobram obrigações acessórias separadamente P: Qual é o valor médio cobrado por sua organização contábil para acessórias executadas em geral (tais como SPED, Declarações, RAIS ... )? Base: 100% dos entrevistados P: Sua organização contábil cobra separadamente os honorários/mensalidades das obrigações acessórias executadas?

19 Empresas / entidades inativas
Avaliação de Preços Obrigações acessórias Inovações ocorridas no SPEDS versus Definição de preços JÁ CONSIDEROU AS INOVAÇÕES OCORRIDAS NO SPED CONTÁBIL, SPED FISCAL E SPED CONTRIBUIÇÕES AO DEFINIR O PREÇO DOS HONORÁRIOS DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS? Empresas / entidades inativas VALORES COBRADOS PARA MANUTENÇÃO DAS OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Sescap CE Até R$ 180,00 14,0% R$ 180,01 a R$ 362,00 19,5% R$ 362,01 a R$ 724,00 9,2% Mais de R$ 724,00 1,6% Depende de outros motivos 2,4% Não cobra, está incluso na mensalidade 27,1% Não tem clientes inativos 24,7% Recusa BASE 251 MÉDIA 377,57 MEDIANA 362 MODA Casos válidos 111 Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P: Ao definir o preço dos seus serviços, você já considerou as inovações ocorridas no SPED contábil, SPED fiscal, SPED contribuições, versus os honorários/mensalidades das obrigações acessórias executadas? Base: 100% dos entrevistados P: Para empresas/entidades inativas, quanto sua organização contábil cobra, mensalmente, para a manutenção das obrigações acessórias?

20 Pacotes de Serviços

21 Pacote de Serviços Simples Nacional Até R$ 362,00 13,10% 26,60% 27,00%
INDÚSTRIA COMÉRCIO SERVIÇOS Outros segmentos Até R$ 362,00 13,10% 26,60% 27,00% 4,20% R$ 362,01 a R$ 724,00 21,90% 40,10% 33,80% 7,20% R$ 724,01 a R$ 1.448,00 7,60% 8,90% 11,00% 2,10% Acima de R$ 1.448,00 3,80% 2,50% 1,70% Depende de outros motivos / variação muito grande 14,30% 13,50% Não cobra, está incluso na mensalidade 0,40% - Não tem clientes no segmento 40,90% 4,60% 73,00% NR/Recusa 3,40% BASE 237 MÉDIA 805,94 653,49 642,06 773,56 MEDIANA 724 724,00 MODA Casos Válidos 110 184 176 36 Base: % dos entrevistados que atende empresas tributadas no regime "Simples Nacional" P: Quanto sua organização contábil costuma cobrar das empresas industriais/ de comércio / de serviços / de outros segmentos?

22 Pacote de Serviços Lucro Presumido Até R$ 362,00 2,80% 7,40% 11,60%
INDÚSTRIA COMÉRCIO SERVIÇOS Outros segmentos Até R$ 362,00 2,80% 7,40% 11,60% 1,40% R$ 362,01 a R$ 724,00 16,70% 26,40% 28,20% 6,50% R$ 724,01 a R$ 1.448,00 13,90% 24,50% 3,20% Acima de R$ 1.448,00 9,70% 13,40% 9,30% Depende de outros motivos / variação muito grande 7,90% 14,40% 15,30% 5,60% Não cobra, está incluso na mensalidade 0,50% - Não tem clientes no segmento 38,40% 4,20% 5,10% 72,20% NR/Recusa 10,20% 6,00% BASE 216 MÉDIA 1.159,33 1.109,36 977,04 1.204,61 MEDIANA 1.086,00 1.080,00 724,00 MODA Casos Válidos 103 159 31 Base: % dos entrevistados que atende empresas tributadas no regime “Lucro Presumido" P: Para empresas tributadas no regime ‘Lucro Presumido’, quanto sua organização contábil costuma cobrar das empresas industriais/ de comércio / de serviços / de outros segmentos?

23 Pacote de Serviços Lucro Real Até R$ 362,00 1,70% 2,50% -
INDÚSTRIA COMÉRCIO SERVIÇOS Outros segmentos Até R$ 362,00 1,70% 2,50% - R$ 362,01 a R$ 724,00 5,10% 3,40% R$ 724,01 a R$ 1.448,00 11,00% 17,80% 20,30% 4,20% R$ 1.448,00 a R$ 3.620,00 31,40% 37,30% 27,10% 8,50% Acima de R$ 3.620,00 10,20% Depende de outros motivos / variação muito grande 16,10% 65,30% Não tem clientes no segmento 28,80% 15,30% NR/Recusa 11,90% 13,60% 23,70% BASE 118 MÉDIA 2.166,38 2.233,43 2.113,3 1829,56 MEDIANA 2.172,00 1.810,00 1.805,00 MODA 1.448,00 Casos Válidos 58 77 66 21 Base: % dos entrevistados que atende empresas tributadas no regime “Lucro Real" P: Para empresas tributadas no regime ‘Lucro Real’, quanto sua organização contábil costuma cobrar das empresas industriais/ de comércio / de serviços / de outros segmentos?

24 Associação Sem Fins Lucrativos e Autônomos

25 Pacote de Serviços Associação / Terceiro Setor e Autônomos
ASSOCIAÇÃO / TERCEIRO SETOR AUTÔNOMOS Até R$ 362,00 6,1% 58,80% R$ 362,01 a R$ 724,00 18,2% 5,90% R$ 724,01 a R$ 1.448,00 3,0% - Acima de R$ 1.448,01 Depende de outros motivos / variação muito grande 4,5% Não cobra, está incluso na mensalidade 1,5% Não tem clientes no segmento 53,0% NR/Recusa 7,6% 29,40% BASE 66 17 MÉDIA 1.053,27 334,11 MEDIANA 724,00 362,00 MODA Casos Válidos 22 11 Base: % dos entrevistados que atende empresas tributadas no formato de "Associação (Sem fins lucrativos)“ e “Profissionais Autônomos respectivamente P: Quanto sua organização contábil costuma cobrar das empresas de associação/terceiro setor? P: Para Profissional Autônomo – Pessoa Física (com livro caixa), quanto sua organização contábil costuma cobrar?

26 Valor Unitário para a Fixação de Preços

27 ELABORAÇÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL
Valor Unitário para Fixação de Preços LANÇAMENTO CONTÁBIL FISCAL ELABORAÇÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL (POR EMPREGADO) Até R$ 3,00 1,60% 0,80% R$ 3,01 a R$ 10,00 - R$ 10,01 a R$ 30,00 2,00% Acima de R$ 30,00 0,40% 2,80% Não presta o serviço 1,20% Não cobra, está incluso na mensalidade 95,60% 94,80% 92,00% NR/Recusa BASE 251 MÉDIA 117,09 158,43 135,13 MEDIANA 10,00 8,87 27,5 MODA 2,00 1,20 25,00 Casos Válidos 9 8 16 Base: 100% dos entrevistados P: Qual o valor cobrado por sua organização para cada lançamento contábil? P: Qual o valor cobrado por sua organização para cada lançamento fiscal? P: Qual o valor cobrado por sua organização por cada empregado para elaboração de departamento pessoal completo?

28 Percentual cobrado em Função do Faturamento do Cliente
Valor Unitário para Fixação de Preços Outros Critérios utilizados para Fixação de Preços Percentual cobrado em Função do Faturamento do Cliente Sescap CE Não utiliza outros critérios 75% Volume/quantidade de lançamentos/movimentos 7% Tabela de preços/mercado 4% Regime tributário ou ramo de atividade 3% Complexidade, gama do serviço, tempo gasto 2% Faturamento da empresa Custo operacional Porte da empresa 1% Salário mínimo Organização financeira e idoneidade da empresa Folha de pagamento Outros critérios 0% BASE 251 Sescap CE De 1% a 9% - De 10% a 15% 0,40% Menos de 1% 1,20% Varia de acordo com o cliente 15,90% A empresa não considera essa possibilidade 16,70% Não cobra, está incluso na mensalidade 64,90% NR/Recusa 0,80% BASE 251 MÉDIA 15 MEDIANA MODA Casos Válidos 1 Base: 100% dos entrevistados P: Qual o valor cobrado em função do faturamento do cliente, considerando o risco profissional? Base: 100% dos entrevistados P: Além dos critérios já citados (ou seja, número de empregados e faturamento) sua organização contábil utiliza outro critério para fixação de preços?

29 Constituição Societária (Ltda)
Serviços Societários Constituição Societária (Ltda) Encerramento das atividades (baixa) Sescap CE Até R$ 362,00 8,0% R$ 362,01 a R$ 724,00 47,8% R$ 724,01 a R$ 1.086,00 13,9% R$ 1.086,00 a R$ 1.448,00 9,2% Acima de R$ 1.448,00 6,8% Depende de outros motivos / variação muito grande 4,0% Não presta o serviço 5,6% Não cobra, está incluso na mensalidade 2,0% NR/Recusa 2,8% BASE 251 MÉDIA 894,19 MEDIANA 724,00 MODA Casos Válidos 215 Sescap CE Até R$ 362,00 4,8% R$ 362,01 a R$ 724,00 27,9% R$ 724,01 a R$ 1.086,00 16,3% R$ 1.086,00 a R$ 1.448,00 10,0% Acima de R$ 1.448,00 13,9% Depende de outros motivos / variação muito grande 9,6% Não presta o serviço 8,8% Não cobra, está incluso na mensalidade 5,2% NR/Recusa 3,6% BASE 251 MÉDIA 1.119,67 MEDIANA 1.000,00 MODA 724,00 Casos Válidos 183 Base: 100% dos entrevistados P: Considerando os valores cobrados para os serviços societários, qual o valor cobrado pela sua organização contábil para Constituição Societária? Base: 100% dos entrevistados P: Considerando os valores cobrados para os serviços societários, qual o valor cobrado pela sua organização contábil para Encerramento das Atividades?

30 Serviços Auxiliares

31 Serviços Auxiliares Homologação MTB/Sindicato Emissão de certidões
Homologação MTB/Sindicato Emissão de certidões em geral Atendimento à fiscalização ou auditoria externa (hora) Formulários do IBGE Cadastro no IBAMA Até R$ 50,00 2,0% 2,4% 0,8% - R$ 50,01 a R$ 100,00 1,2% 1,6% 0,40% 0,4% Mais de R$ 100,00 3,6% 4,4% 4,80% 6,0% Depende de outros motivos/varia muito 3,2% 0,80% Não presta o serviço 8,0% 12,0% 10,80% 24,3% Não cobra, está incluso na mensalidade 83,3% 89,2% 77,3% 81,70% 64,1% Recusa 1,60% BASE 251 MÉDIA 157,59 345,4 300,27 353,69 437,61 MEDIANA 150 80 200 362 381,00 MODA 50 724,00 Casos Válidos 17 15 13 18 Base: 100% dos entrevistados P: Considerando os valores cobrados para os serviços auxiliares de contabilidade, qual o valor cobrado pela sua organização contábil para: Homologação MTB/Sindicato? Emissão de certidões em geral (tais como certidão negativa conjunta RF/PGFN, INSS, FGTS, tributos, etc.)? Atendimento à fiscalização ou auditoria externa (hora)? Formulários do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística? Cadastro no IBAMA?

32 IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física

33 IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física
Valor cobrado para realização de declaração COMPLETA OU SIMPLIFICADA Quantidade de declarações por ano Quantidade de profissionais disponibilizados Sescap CE Até R$ 70,00 12,4% R$ 70,01 a R$ 100,00 22,3% R$ 100,01 a R$ 200,00 18,3% R$ 200,01 a R$ 362,00 16,3% R$ 362,01 a R$ 724,00 4,8% Acima de R$ 724,00 0,4% Variação muito grande 6,0% Não presta o serviço 8,0% Está incluso na mensalidade Recusa 3,6% BASE 251 MÉDIA 202,35 MEDIANA 150 MODA 100 Casos Válidos 187 Sescap CE Até 30 19,0% 31 a 50 12,1% 51 a 100 21,2% 101 a 200 22,5% 201 a 300 9,5% 301 a 500 3,0% Mais de 500 0,9% Não sabe / recusa 11,7% BASE 231 MÉDIA 121,86 MEDIANA 100 MODA Casos Válidos 278 Sescap CE 1 profissional 36,4% 2 profissionais 29,9% 3 profissionais 15,6% 4 profissionais 4,3% 5 profissionais ou mais 4,8% NS/Recusa 9,1% BASE 231 MÉDIA 2,06 MEDIANA 2 MODA 1 Casos Válidos 210 Base: % dos entrevistados que realiza declaração de IRPF P: De maneira geral, quantas declarações de IRPF a sua organização contábil faz por ano? Base: % dos entrevistados que realiza declaração de IRPF P: Quantos profissionais sua organização contábil disponibiliza para realizar a entrega das declarações? Base: 100% dos entrevistados P: Qual o valor cobrado, em média, por sua organização para realizar a declaração de IRPF?

34 Outros Dados

35 Oferta de Assessoria Jurídica OU OUTRAS FORMAS DE ASSESSORAMENTO
Monitoramento de desempenho Base: 251 Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P: Sua empresa oferece assessoria jurídica ou outras formas de assessoramento aos clientes? P: Vocês monitoram o desempenho de seus clientes, observando se são necessárias ações de correção/recuperação da empresa?

36 Monitoramento de desempenho CRITÉRIOS UTILIZADOS
Base: 156 Base: % dos entrevistados que monitora o desempenho dos clientes P: Quais critérios vocês utilizam para monitoramento de desempenho dos clientes?

37 Sistema de Gestão de Clientes – “ERP” ATUAÇÃO INTEGRADA
Reorientação na gestão e operação da empresa cliente ATIDUDE DIANTE DA IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE Base: 251 Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P: Imagine uma situação em que você identifica a necessidade de uma reorientação na gestão e operação da empresa cliente. Qual das alternativas mais combina com a atitude da sua organização? P: Sua empresa atua integrada com o sistema de gestão dos clientes, como por exemplo, o "ERP"? Base: 100% dos entrevistados que monitora o desempenho dos clientes P: Sua empresa atua integrada com o sistema de gestão dos clientes, como por exemplo, o "ERP"?

38 3. MPE e MEI MICRO E PEQUENA EMPRESA e MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

39 Composição da carta de clientes por tipo (MPE, MEI, MGE)
Percentual de clientes por tipo (MPE, MEI, MGE) Composição da carta de clientes por tipo (MPE, MEI, MGE) Sescap CE PERCENTUAL DA CARTEIRA DE CLIENTES MEI MPE SIMPLES MPE NÃO SIMPLES MÉDIAS E GRANDES De 1% a 9% 17,9% 1% 10,8% 10,0% De 10% a 15% 8,0% 3% 15,5% De 16% a 30% 4,8% 11% 22,7% 6,0% De 31% a 50% 2,0% 17% 17,1% 3,6% De 51% a 70% 1,2% 19% 5,6% De 71% a 80% 0,4% 2,4% De 81% a 90% - 10% De 91% a 99% 6% 100% 8% 3,2% Não possui esse tipo de cliente 64,9% 22,3% 63,3% Recusa  Base 251  251 MÉDIA 14 64 30 27 MEDIANA 5 70 25 11 MODA 80 20 10 CASOS VALIDOS Base: 251 Base: % dos entrevistados que atende empresas tributadas no regime "Simples Nacional" P: Quanto sua organização contábil costuma cobrar das empresas industriais/ de comércio / de serviços / de outros segmentos?

40 Frequência de contato com clientes MPE e MEI
Principal forma de contato com clientes MPE e MEI Frequência de contato com clientes MPE e MEI Base: 242 Base: 242 Base: % dos entrevistados que possuem clientes MEI e/ou MPE P: Com que frequência há algum tipo de contato entre você (ou contador responsável pelo atendimento) e seus clientes "MPE" e "MEI"? Base: % dos entrevistados que possuem clientes do tipo MEI e/ou MPE P: Qual é a principal forma de contato com seus clientes MPE e MEI?

41 Tipo de apoio e/ou serviços prestados para MPE Sescap CE
Gostaria de oferecer? Análise dos resultados Apoio gerencial Apoio na informatização e sistemas Balancetes com indicadores gerenciais Apoio/orientação para particip. em licitações públicas Apoio/orientação para acesso a linhas de crédito Relações societárias Equalização de passivos Saúde ocupacional Algum outro serviço 44,8% 49,5% 32,0% 34,9% 32,7% 31,1% 35,0% 27,5% Base: 39 Base: 48 Base: 31 Base: 38 Base: 36 Base: 37 Base: 56 Base: 50

42 Apoio/serviços mais prestados para MEI Sescap CE
TIPO DE APOIO E/OU SERVIÇO MAIS PRESTADO PARA MEI *Respostas múltiplas Apoio / serviços na área operacional 40,1% Emissão de guias diversas 10,3% Realização de departamento pessoal 3,4% Realização de operações de departamento fiscal 14,9% Movimento financeiro – boletos bancários, guias de pagamento 4,6% Emissão de documentação - diversos 6,9% Consultoria/orientação gerencial 52,9% Orientações em geral 23,0% Orientações sobre tributação/fiscal 17,2% Orientações contábeis Orientações na área financeira Orientações na área trabalhista Orientações sobre documentação em geral 1,1% Orientações sobre normatização - Abertura/constituição, alteração e baixa de empresa 16,1% Nenhum 5,7% NS/NR/Recusa Base: 87 Base: % dos entrevistados que possuem clientes MEI * O percentual de respostas múltiplas não soma necessariamente 100% P: Que tipo de apoio e/ou serviços sua organização MAIS costuma prestar para o MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL?

43 Apoio/serviços mais prestados para MEI Sescap CE
MPE e MEI – ITG CONHECIMENTO 14,0% Base: 242 Base: 87 Base: % dos entrevistados que possuem clientes MEI * O percentual de respostas múltiplas não soma necessariamente 100% P: Que tipo de apoio e/ou serviços sua organização MAIS costuma prestar para o MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Base: % dos entrevistados que possuem clientes MPE e/ou MEI P: Você conhece ou já ouviu falar sobre a ITG 1000?

44 MPE e MEI – ITG 1000 APLICAÇÃO
ITG 1000 – MOTIVO DE NÃO APLICAR INTEGRALMENTE Sescap CE Motivo de não aplicar integralmente 30% 19% 17% Falta de condições do cliente 9% Burocracia e complexidade da aplicação 6% 4% Falta tempo/prazo curto 2% - Base 40 O cliente não fornece informações / falta colaboração do cliente Pouco conhecimento do contador ou do cliente Regra não contempla o porte ou tipo do cliente Escritório ainda não tem estrutura/ está se preparando Base: 64 Acha desnecessário/discorda da regra NS/NR/Recusa Outros Base: % dos entrevistados que possuem clientes MPE e/ou MEI e não aplica ou aplica uma minoria dos pontos do ITG 1000 P: Ainda pensando nas MPE e MEIs, em relação aos pontos da ITG 1000, você diria que sua organização contábil: Base: % dos entrevistados que possuem clientes MPE e/ou MEI e conhece ou já ouviu falar da ITG 1000 P: Ainda pensando nas MPE e MEIs, em relação aos pontos da ITG 1000, você diria que sua organização contábil:

45 4. Sebrae

46 Sebrae – nível de conhecimento Sebrae – recomendação de
produtos e soluções APENAS PARA CLIENTES MEI e MPE Base: 251 Base: 237 Base: % dos entrevistados que conhece o Sebrae e possui clientes do tipo MEI e/ou MPE P: Você costuma recomendar os produtos e soluções do SEBRAE para seus clientes MEI e MPE? Base: 100% dos entrevistados P: Pensando no SEBRAE, de uma forma geral, qual é seu conhecimento em relação a esta entidade? Você diria que:

47 Sebrae – intenção de participação de atividades em parceria
APENAS PARA CLIENTES MEI e MPE Sebrae – participação de atividades em parceria APENAS PARA CLIENTES MEI e MPE Bases: Base: 237 Base: % dos entrevistados que conhece o Sebrae e possui clientes do tipo MEI e/ou MPE P: Vou ler algumas formas de atuação em parceria com o Sebrae e gostaria que você me dissesse se já participou dessas atividades. Você já trabalhou em parceria com o Sebrae no atendimento às MPE ________________? Base: % dos entrevistados que conhece o Sebrae, possui clientes do tipo MPE e não participou da atividade em parceria com o Sebrae P: Voce gostaria de atuar em parceria com o Sebrae _______________?

48 5. Fenacon

49 Fenacon – nível de conhecimento Fenacon – comunicação
ESPONTÂNEO Fenacon – comunicação RECEBIMENTO DO “PRESS CLIPPING” e “FENACON NOTÍCIAS” Base: 251 Base: 238 Base: % dos entrevistados que conhece a Fenacon, mesmo que só de ouvir falar P. Você recebe o “Press Clipping” e o “Fenacon Notícias”? Base: 100% dos entrevistados P. Em relação à FENACON, você diria que:

50 Grau de importância das ações
Fenacon – Avaliação Grau de importância das ações Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P. Eu vou citar alguns temas nos quais as ações da Fenacon são baseadas e gostaria que voce dê uma nota de importância, de 1 a 10, para cada um deles, sendo 1 “pouco importante” e 10 “muito importante”:

51 Fenacon – Avaliação – Níveis de representação
FAVORABILIDADE PARA NÍVEIS MUNICIPAL, ESTADUAL e FEDERAL 1,8% Base: 336 Base: 100% dos entrevistados P. O sistema FENACON possui representação política nos diversos níveis: municipal, estadual e federal. Em relação a esses níveis de representação, você diria que é a favor, contra ou nem a favor nem contra?

52 6. Tecnologia da Informação

53 Site próprio Site próprio POR TIPO DE CLIENTE
% de respostas ‘Sim, possui site próprio” Base: 251 Base: 251 Base: 100% dos entrevistados P. Sua organização contábil possui site próprio? Base: 100% dos entrevistados P. Sua organização contábil possui site próprio?

54 Redes Sociais Facebook LinkedIn Twitter Outras redes sociais Base: 251
95 Base: % de entrevistados que participa de alguma rede social P : De quais redes sociais sua organização contábil participa? Base: 100% dos entrevistados P: Sua organização contábil participa de redes sociais?

55 Portal do Empresário Contábil
CONHECIMENTO FREQUÊNCIA DE ACESSO Base: 34 Base: 251 Base: % dos entrevistados que acessa o “Portal do Empresário Contábil” P: Com que frequência costuma acessar o "Portal do Empresário Contábil"? Base: 100% dos entrevistados P: Você conhece o "Portal do Empresário Contábil" da FENACON?

56 Portal do Empresário Contábil
AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO Acima das expectativas Dentro das Abaixo das NR/RECUSA Base 34 11,8% 79,4% 8,8% - Base: % dos entrevistados que acessa o “Portal do Empresário Contábil” P: Em relação ao conteúdo do "Portal do Empresário Contábil”, você diria que está acima das expectativas, dentro das expectativas ou abaixo das expectativas?

57 Rua do Ouro, 1.488 . CEP 30.210-590 . Belo Horizonte . MG . Brasil
Tel.: (55) Fax: (55)


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