A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações básicas para praticantes e aspirantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações básicas para praticantes e aspirantes."— Transcrição da apresentação:

1 Informações básicas para praticantes e aspirantes.
Quaresma Informações básicas para praticantes e aspirantes.

2 Quaresma Do latim, quadragésima, é um período de quarenta dias que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo da Páscoa. Período de abstenções de prazeres e “muletas” psicológicas, de penitência, jejum, oração e conversão. Não pode ser imposta, é um estudo por adesão individual. Possui um significado oculto que só pode ser conhecido pela prática.

3 Quaresma Prática difundida pelo cristianismo.
Encontra correspondências em outras tradições na Índia, entre os monges tibetanos, os mestres zen, mestres de artes marciais, judeus, islâmicos, cultos afro, umbanda, candomblé, povos indígenas, etc.

4 O número quarenta O número de semanas que demora para a gestação de um ser humano. A ciência utiliza o termo quarentena para determinar o isolamento por perigo de contaminação de doenças. Quarenta semanas equivalem a dez meses lunares.

5 40 dias na história judaico-cristã
Duraram quarenta dias e quarenta noites: O Dilúvio de Noé. Egípcios embalsamaram o corpo de Jacó. O encontro de Moisés com Deus na montanha, e quando recebeu as duas tábuas da aliança. O percurso dos enviados de Moisés à Terra Prometida A caminhada de Elias ao Horeb. O jejum de Jesus no deserto. A permanência de Jesus com os apóstolos após a sua ressureição.

6 As cinzas Simbolizam a dor, a morte e a penitência.
Vários relatos do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida do uso de cinzas como símbolo de arrependimento. O próprio Jesus fez referências ao uso das cinzas. No período medieval as pessoas moribundas eram benzidas com as palavras: "Recorda-te que és pó e em pó te converterás". Com o passar dos tempos o uso das cinzas foi adotado como sinal do início do tempo da Quaresma.

7 As cinzas Nos lembram duas realidades fundamentais:
Somos criaturas mortais; Somos chamados a nos transformar nossa maneira de ver, pensar, agir. As cinzas nos convidam a examinar nossas ações atuais e passadas e reconhecermos nossos pecados.

8 A páscoa Do hebraico Pessach (passagem), data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. Traz o sentido simbólico de “passagem” comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera). Quando os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo. Normalmente considerado pelas igrejas cristãs como a maior e a mais importante festa da cristandade. Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern“ se referem a Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera.

9 Símbolos da páscoa Ovos de chocolate e o coelhinho são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre. Assimilados às celebrações cristãs do Pessach com a cristianização dos pagãos germânicos. Persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época. Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade. O ritual de equinócio da primavera onde ovos eram pintados, escondidos e enterravam em tocas nos campos, foi adaptado pela Igreja Católica no princípio do 1º milênio depois de Cristo.

10 As abstenções Orgasmo, carne e bebidas alcoólicas.
A principal é a da mente: abster-se de pensamentos negativos, afetações, brigas, más-palavras, soberba, e atitudes que agitam o corpo astral do outro. Desfazer-se destas práticas é necessário para o fortalecimento espiritual.

11 As abstenções - exemplos
Não falar mal e nem da vida dos outros Diminuir o consumo de água, energia e geração de lixo Gastar dinheiro apenas com o essencial Não consumir substâncias nocivas para a saúde Consumir alimentos mais saudáveis, orgânicos e integrais Dar mais liberdade aos outros, evitar o ciúmes Rezar todos os dias Abstenção de cigarros e os ilusórios "tabaquinhos" Não consumir nenhum tipo de energéticos ou estimulantes Não se atrasar nos compromissos Não mentir Fazer trabalhos voluntários Não falar palavras de baixo calão

12 As tentações Dicionário: Ato ou efeito de tentar, disposição ou ânimo para práticas censuráveis, sucumbir aos desejos, perdição. Sentido popular: obras do tentador, ou diabo (o que divide). Nos pegam no lado mais fraco e minam nossas forças. Fazem com que a pessoa se sinta mais esperta. Resistir a tentação é a maior arma para vencer o demônio (nossas forças sombrias internas). Ensinos budistas dizem que o fim da dor está na eliminação dos desejos. Tanto Jesus como Buda enfrentaram e venceram três tentações.

13 Vencer as tentações Arquetipicamente é um tempo onde Satanás tentou de todas as formas tirar Jesus do seu caminho, da sua fé, da sua missão. Como Jesus, podemos vencer as tentações apoiados na Força de Deus. Podemos sofrer, passar dificuldades, mas sentimos a nossa consciência em paz, integrados com nosso Eu Superior. Nos sentimos dentro de uma verdade espiritual e maiores do que nossos desejos.

14 Atenções Para os que entraram ou não, esse é um tempo de avaliação das sombras. Até o final da quaresma poderemos ser testados de muitas formas. Cuidado com a atitude que pode fazer você dizer: “Eu tentei e não consegui“ - por que aquele que tenta... tenta... tenta... não alcança, e tentação é coisa da oposição. Não é verdade?

15 Casais na quaresma Ajudem uns aos outros, apóiem-se!
Aproveitem para criar uma parceria mais amorosa. Deixe que sua alma se revele e se empenhe na busca constante do outro para descobrir novas possibilidades. Fazer com que eventuais decepções ou crises fortaleçam o vínculo verdadeiro. Atenção às armadilhas: manipular o outro através de chantagens emocionais, criar conflitos, culpar. Queiram penetrar nas camadas profundas um do outro, reparar danos e conceder um ao outro a dádiva do Eu Verdadeiro. Isso exige observação e vigilância.

16 Casais na Quaresma O amor é o maior poder do universo. Abrace-o, proteja-o, aproveite a quaresma para limpar as mágoas do passado, fortaleça a união. Deixe de ser difícil para não abraçar a dificuldade, para não tornar a dificuldade e a vingança seus companheiros nesta quaresma. Fiquem ligados ! Levar a quaresma na leveza, como uma meditação, com bom humor, serenidade e na plena consciência de fortalecermos ainda mais o laço de amor e respeito e carinho que nos une. Sempre saímos fortalecidos . Vocês serão testados o tempo todo da quaresma.

17 "Somente se você alcança o limite, o limite retrocede diante de você.
Se não o fizer, se confinar seus esforços, a fronteira encolherá para acomodar-se a eles. " Hug Nibley

18 "Para aqueles que aceitaram essa aliança cristã, quero deixar meu incentivo, pois a satisfação de vencer traz o fortalecimento do espírito e será um prêmio que vocês agradecerão a si próprios depois. Só quem consegue escalar as montanhas pode enxergar um novo horizonte." Léo Artése

19 Eduardo Rombauer e Elisa Marie Sette
Fontes s de Léo e Chris Artése para a irmandade do Céu da Lua Cheia - SP. Wikipedia. Sistematização Eduardo Rombauer e Elisa Marie Sette 25 de fevereiro de 2009 Sugestões e críticas:


Carregar ppt "Informações básicas para praticantes e aspirantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google