A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2009 CEREST RONDÔNIA A Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia: 5° ano de experiência!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2009 CEREST RONDÔNIA A Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia: 5° ano de experiência!"— Transcrição da apresentação:

1 2009 CEREST RONDÔNIA A Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia: 5° ano de experiência!

2 2009 Lição aprendida A missão do CEREST – RO é: Tornar a ST - Rondônia uma expressão cultural como ferramenta eficaz, conhecida, de fácil acesso, intervindo na melhoria continuada das condições e ambiente de trabalho contribuindo na construção de um estado desenvolvido e humanizado.

3 2009 Conquistas Formação e capacitação de equipe multiprofissional especializada em ST; Formar uma cultura embrionária>>>>fetal em ST no Estado; Inserção nas diversas grades curriculares da Academia graduação e pós-graduação em Saúde do Trabalhador, Engenharia de segurança, Enfermagem e Medicina do Trabalho; Publicação de trabalhos científicos; Lei CEREST de Código de Saúde do Trabalhador; Atuação e reconhecimento junto as entidades públicas e privadas no Estado; Saúde do Servidor Público.

4 2009 SESAU P S F/PCAS GEVEA GEVIS/ST Ariquemes Ji-Paraná Cacoal Vilhena Rolim Moura Porto Velho CIST/RO + SUS

5 2009 CEREST-RONDÔNIA Cerest-CACOAL Cerest-VILHENA

6 2009 Mapa de risco ocupacional georeferenciado do Estado RO.

7 2009 Mapa de Risco Ocupacional 3

8 2009 CONCLUSÕES A criação de bovinos para corte e para leite representam 53,99% das empresas contribuintes. A agricultura de café, soja e arroz representam 13,14% das atividades econômicas cadastradas. A prevalência do Grau de Risco 3 que atinge índices próximos a oitenta por cento das empresas (78,57%), presente em todos os municípios do Estado. A Vigilância em Saúde do Trabalhador DEVERÁ incrementar a implantação dos Núcleos de Saúde do Trabalhador – NUSAT acompanhando a diretriz da municipalização do SUS.

9 2009 Porto Velho CONSTRUÇÃO CIVIL Obras do PAC: Hidrelétricas, duplicação BR e pontes, Viadutos, Agregados: Cimento Votorantim, Shopping, Makro e outros. (IMMA, Linhão, Construção Civil, Estrada e Hidrovia Pacifico).

10 2009 Política Estadual de Saúde em Rondônia deverá ser redirecionado as ações para o segmento agrosilvopastoril: na Saúde do Trabalhador Rural e na Erradicação do Trabalho Infantil, priorizando a implantação de Núcleos em Saúde do Trabalhador – NUSAT em todos os municípios rondonienses, enfatizando a educação continuada dos seus técnicos para o enfrentamento das enfermidades no campo e a redução do número de casos.

11 2009 Estratégia indicada Programas estratégicos a serem desenvolvidos: 1. Trabalhador rural 2. Erradicação do Trabalho infantil 3. Obras do PAC e agregados

12 2009 Estratégia indicada Através: 1. da VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NAS ESFERAS GOVERNAMENTAIS! 2. dos NUSAT - municipalização SUS pactuados na CIB com financiamento MS. 3. Das ferramentas úteis = Telemedicina e Georeferenciamento

13 2009 METAS do CEREST-RO Casa do Trabalhador Acolhimento e Vigilância em ST Cerest CACOAL + Cerest VILHENA 2° Pós-ST SESAU Estatuto do Servidor Público - Clausulas ST Calendário 2009, Agenda conjunta em Vig. ST e MA com PRT, MPT, MP AGEVISA, SEMUSA. Observatório Rede Sentinela = Notificação AT, SINAN-NET, Atestado Médico Saúde do Trabalhador Rural, Erradicação do Trabalho Infantil Projetos de Pesquisa: Benzeno, Agrotóxico, Saúde Mental, Voz do Professor, Saúde Mental Telemedicina Telesaúde Saúde Trabalhador FIOCRUZ/MS

14 2009 CEREST-RO Núcleo Saúde do Servidor Publico: Periódicos Servidores Públicos nas Unidades de Saúde e Ambulatório CEREST Laudos Insalubridade e Periculosidade/2009 Estatuto do Servidor Público.

15 2009 Controle Social - CIST CIST revigorar! Oficina de capacitação do CS Escola Continental - PVP

16 2009 Eventos 13/15 Maio Workshop Cacoal CRST/NUSAT, Encontro Multiprofissional de Saúde do trabalhador. 22/27 Junho Capacitação Macroregionais NUSAT núcleos em vigilância em saúde do trabalhador, sanitária, epidemiológica, ambiental em notificação e observatório. PSF – ACS, Emater, DRT, PRT, CIST. 7/8 Julho Projeto de Capacitação do Trabalhador Rural e Erradicação do Trabalho Infantil. XXX Julho 1° Simpósio de TELEMEDICINA 13/14 Agosto Seminário da Saúde do Servidor Público. 28/30 Outubro 3° Seminário Estadual em Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente Capacitação em Vigilância em Saúde do Trabalhador – avaliação.

17 2009 COLEGAS, GRATO PELA ATENÇÃO! CEREST em 2010


Carregar ppt "2009 CEREST RONDÔNIA A Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia: 5° ano de experiência!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google