A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I ENCONTRO DO PIBID DA UNESPAR EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I ENCONTRO DO PIBID DA UNESPAR EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 I ENCONTRO DO PIBID DA UNESPAR EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

2 DATA: 24 e 25 de maio de 2013 LOCAL: FAP – Quatro Barras PÚBLICO: Bolsistas PIBID / UNESPAR

3 APRESENTAÇÃO O I Encontro de Iniciação à Docência: PIBID/UNESPAR, intitulado “EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO”, ocorrerá em Curitiba, nos dias 24 a 25 de maio de 2013. O objetivo deste Encontro é trocar experiências e apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nos 32 subprojetos pelos acadêmicos, supervisores e coordenadores do PIBID/UNESPAR no período de agosto de 2012 a maio de 2013.

4 O Projeto Institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, Edital CAPES/DEB Nº 02/2012 é desenvolvido nos 06 campi pertencentes à UNESPAR (FAFIPA, FAFIUV, FECILCAM, FAP, FECEA, FAFIPAR) e composto de 32 subprojetos envolvendo 79 professores do ensino médio e fundamental (supervisores) e 589 acadêmicos  de 13 cursos de Licenciatura nas áreas de Pedagogia, Ciências, Matemática, Letras, História, Geografia, Educação, Física, Teatro, Música, Química, Filosofia, Dança. Este projeto trata de um compromisso entre a CAPES e os Colegiados de Licenciaturas desta IES, que realizam um trabalho interdisciplinar contemplando as propostas do PIBID. Com isto, realiza uma formação de docentes mais qualificados para atuarem como protagonistas de um sistema educacional mais dinâmico e, principalmente, eficiente.

5 Os anais conterão os trabalhos selecionados para a apresentação no Encontro, na íntegra e por ordem alfabética. Os textos publicados, bem como as opiniões neles expressas, são de inteira responsabilidade de seus autores.

6 COMISSÃO: COORDENAÇÃO GERAL: Rita de Cássia Pizoli / Conceição Solange Bution Perin COMISSÃO CIENTÍFICA: FECILCAM – encaminhamento dos trabalhos aos coordenadores de área e publicação dos Anais PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA – Maria José/ Rita de Cássia/ Conceição Solange Inscrições: A DEFINIR (encaminhamento dos trabalhos – comissão científica) COMISSÃO ORGANIZADORA: Todos os coordenadores, alguns acadêmicos bolsistas e a FAP CERTIFICAÇÃO: FAFIUV

7 CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO:
Trabalhos: - Todas as modalidades submetem somente resumo para aprovação - Inscrições com trabalhos – de 18 de fevereiro a 17 de março de 2013 -Sem apresentação de trabalhos, com vagas limitadas – até dia 30 de abril - Distribuição para comissão científica – de 18 a 20/03/2013 - Comissão científica avalia e devolve com parecer – até 27 de março de 2013 - Comunicado dos resultados aos inscritos com envio do parecer (no caso de reprovação) - Divulgação dos resultados aprovados – até 05 de abril - As inscrições serão realizadas online pelo site: A DEFINIR VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ A DEFINIR (POR PESSOA)

8 24-05-2013 – PERÍODO DA NOITE Das 18:00h às 22:00h – credenciamento
19h – abertura do evento (objetivo: apresentar os Orgãos envolvidos no Programa) (CAPES – REITORIA – DIRETORES – APIESP –SEED – NRE – SMED) 19h30 – Apresentação cultural 20h as 21h – Palestra (CAPES/PIBID) – SUGESTÃO – Tema Interdisciplinar (objetivo: possibilitar aos participantes uma discussão sobre a formação de professores e a importância do trabalho interdisciplinar nas escolas) 21h30 - COQUETEL

9 – PERÍODO DA MANHÃ 8h30h às 12h – COMUNICAÇÃO ORAL/APRESENTAÇÃO POSTERES- E VÍDEO-PÔSTERES Intervalo: 10h às 10h30

10 – PERÍODO DA TARDE 13h30 às 17h – ENCONTRO ÁREAS (organizados pelos coordenadores das subáreas) (objetivo: apresentar entre as áreas comuns os trabalhos já desenvolvidos, trocar as experiências, tratar sobre os pontos positivos já alcançados e os problemas enfrentados) Sala A - Letras- 06 subprojetos Sala B - Matemática – 05 subprojetos Sala C - História e filosofia – 5 subprojetos Sala D - Pedagogia – 4 subprojetos Sala E - Geografia – 3 subprojetos Sala F - Biologia e química – 4 subprojetos Sala G - Artes visuais, dança, teatro, música e educação física – 5 subprojetos

11 Concomitante - MOSTRA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS – PIBID 17h – ENCERRAMENTO – profa. Dra. Clara – Dança circular

12 Possíveis Despesas: Palestrantes Divulgação impressa Publicação anais Material para inscritos (bolsa/pasta, bloco, caneta etc) Alimentação Hospedagem Inscrição

13 FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
1. Com apresentação de Trabalho (Comunicação Oral, Pôster e Vídeo Pôster) Inscrições com trabalhos – de 18 de fevereiro a 17 de março de 2013 Serão aceitos trabalhos resultantes do PIBID, concluídos ou em andamento Na modalidade Comunicação Oral e Pôster o interessado deverá se inscrever e enviar resumo expandido. Na modalidade Vídeo-Pôster a inscrição deve ser acompanhada de resumo. (vídeo – pôster é um documentário de no máximo 5 minutos sobre as atividades realizadas durante o projeto do PIBID). OBS: Será concedido auxílio alimentação e transporte somente a um dos integrantes do grupo que submeter trabalho. O envio dos trabalhos deverá ser feito exclusivamente através do endereço Eletrônico ( a ser informado) 2. -Sem apresentação de trabalhos, com vagas limitadas – até dia 30 de abril

14 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
INSCRIÇÃO: Para apresentação de trabalhos, os autores devem inscrever e enviar o trabalho entre 18 de fevereiro a 17 de março de 2013. Sem apresentação de trabalhos, com vagas limitadas – até dia 30 de abril A inscrição como participante será efetivada mediante a entrega da ficha de inscrição e o comprovante do pagamento . A inscrição como participante, autor e ou coautor, deverá ser feita on-line, no site: A DEFINIR Site: Valor da inscrição: R$ A definir. OBS: os procedimentos para inscrição serão informados no início de fevereiro/2013.

15 NORMAS E CRITÉRIOS PARA ENVIO DO RESUMO PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER e VÍDEO PÔSTER
O resumo informativo poderá conter até 200 palavras e escritos com fonte Times New Romam, tamanho 12, com espaçamento simples nas entrelinhas e sem parágrafos, em papel A4, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2,5 cm. O resumo conterá obrigatoriamente o tema, objeto e objetivos da pesquisa, informar o referencial teórico, a metodologia utilizada e parte dos resultados. Deverá ser acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, que identifiquem o tema abordado, separadas entre si por pontos. O título deve ser em negrito e centralizado. Na linha abaixo, o nome do autor e coautor (se houver) alinhados à margem direita, com identificação da Instituição, do Programa PIBID, do subprojeto e da Unidade da Federação.

16 NORMAS E CRITÉRIOS PARA ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO
Os resumos expandidos deverão conter entre 03 a 05 laudas, incluindo as referencias Apresentar introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e referências de acordo com as normas da ABNT. A formatação do trabalho deve ser em papel A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,5 cm, em fonte Times New Romam, tamanho 12, editado no Microsoft Word, em português, com espaço 1,5 nas entrelinhas, parágrafo americano, com espaçamento duplo entre parágrafos. O título deverá ser escrito em caixa alta, negrito e centralizado. No espaço seguinte o nome completo do(s) autor(es), endereço eletronico, alinhados à margem direita, com identificação da Instituição de origem, do Programa, do subprojeto e da Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver). Em notas de rodapé poderão constar dados informativos, como breve currículo sobre os autores.

17 Conforme a ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002, as referências, no final do trabalho, são alinhadas à margem esquerda do texto, com espaço simples nas entrelinhas e separadas entre si por espaço duplo. Devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor de acordo com as citações apresentadas no corpo do texto (Autor/data), seguindo as instruções da ABNT-NBR – citações em documentos de agosto de 2002. Os textos serão publicados em Anais por meio de CD-ROM e disponibilizados no site do PIBID/UNESPAR. A inscrição está vinculada a participação (todos os autores e coautores que participarem do evento, deverão fazer a inscrição).

18 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER
Título: Letras maiúsculas e centralizadas. Abaixo do título deve constar, nesta ordem em cada linha: • Nome do acadêmico, nome do orientador. • Nome do Programa, subprojeto, instituição, para contato. Corpo do painel: introdução, objetivos, Materiais e métodos, resultados, conclusões e agradecimentos. Tamanho: largura 90cm e altura 1,20cm. O texto deverá ser legível, a uma distância de, pelo menos, 1,5 m. Os textos aprovados pelo comitê científico para apresentação serão publicados em Anais por meio de CD-ROM e disponibilizados no site da instituição PIBID/UNESPAR.

19 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEO-PÔSTER
Documentário de até 5 minutos sobre as atividades desenvolvidas: pode reunir dados de um grupo de acadêmicos, atividades na escola, confecção e uso de materiais didáticos, cotidiano da escola – cotidiano no campus – famílias dos alunos atendidos pelo PIBID – inserção da escola – O PIBID na escola , e outros. Exposição e diálogo com os participantes da sala sobre a experiência vivida no PIBID.


Carregar ppt "I ENCONTRO DO PIBID DA UNESPAR EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google