A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo bipolar O que significou a divisão do mundo na guerra fria? Que ideias motivaram os jovens nos anos dourados? Como o mundo reagiu às crises de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo bipolar O que significou a divisão do mundo na guerra fria? Que ideias motivaram os jovens nos anos dourados? Como o mundo reagiu às crises de."— Transcrição da apresentação:

1 O mundo bipolar O que significou a divisão do mundo na guerra fria? Que ideias motivaram os jovens nos anos dourados? Como o mundo reagiu às crises de 1973 e 1979?

2 George Orwell George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia), filho de um funcionário britânico e uma francesa. Muda-se para a Inglaterra em 1911, e vai para um internato. De 1917 a 1921, estuda no Eton College, uma das mais tradicionais escolas inglesas, onde tem aulas com o escritor Aldous Huxley. Em 1922, recusa uma bolsa para a universidade e volta à Índia para trabalhar na polícia imperial. Retorna à Inglaterra em Vivendo na pobreza - chega mesmo à mendicância -, vaga por Londres e Paris até meados de Em 1933, publica seu primeiro livro, Na Pior em Paris e Londres.

3 Durante a Segunda Guerra Mundial, Orwell trabalha como correspondente de guerra para a BBC. Em 1945, publica A Revolução dos Bichos, até hoje sua obra mais popular. Outro livro conhecido em todas as línguas é seu romance 1984 (1949), uma sátira pessimista sobre a ameaça de tirania política no futuro. George Orwell morreu em 1950, na Inglaterra, em consequência de uma tuberculose. Entre outras obras, escreveu também Dias na Birmânia (1934), O Caminho de Wigan (1937) e Por Que Escrevo (1946). Como o autor imaginava o futuro da humanidade? A violência é algo que pode ser difundido culturalmente?

4 Mundo pós 2ª guerra Conferência de Yalta – Criação da ONU. Partilha do mundo em áreas sob influência dos EUA e da URSS. Conferência de Potsdam Divisão da Alemanha em 4 zonas de influência: inglesa, americana e francesa (RFA – República Federal Alemã – de cunho capitalista) e a zona soviética (RDA – República Democrática Alemã – compartilhavam o comunismo) Alemanha deveria pagar 20 bilhões de dólares de indenização aos aliados e julgamento dos crimes de guerra.

5 Mundo bipolar 1949: divisão da Alemanha em dois países. Divisão em dois blocos: Capitalista: Europa Ocidental, América Central e do Sul sob influência cultural, ideológica e econômica estado-unidense, Socialista: Leste Asiático, Ásia central e Leste europeu, sob influência soviética.

6 Muro de Berlim

7 Muro de Berlim foi construído em 1961 com 111 quilômetros e quatro metros de altura – marco do mundo bipolar.

8 Guerra fria É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. Expressões do confronto: A corrida armamentista, grande arsenal de armas nucleares, Corrida espacial Disputa esportiva, envolvimento em diversas guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados. Intensa disputa econômica, diplomática e tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética.

9 Disputa Esportiva Moscou, 1980 – boicote do bloco capitalista em protesto contra a invasão soviética no Afeganistão. Estados Unidos ameaça não participar das Olímpiadas em Moscou caso as tropas soviéticas continuassem no Afeganistão.

10 Disputa Esportiva Los Angeles, 1980 – boicote do bloco socialista em represália aos Estados Unidos e em protesto contra a instalação de mísseis Pershing 2 na Europa.

11 Alianças econômicas Plano Marshall – programa de ajuda econômica dos EUA aos países europeus destruídos pela guerra. ( alimentos, incentivos para pecuária e agricultura, máquinas, combustível, carros) Em resposta, a União Soviética propôs-se a ajudar também seus países aliados, com a criação do COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua).

12 Alianças militares OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os EUA e o Canadá + maioria da Europa capitalista, criaram a), aliança militar - proteção internacional em caso de um suposto ataque dos países do leste europeu. Em resposta à OTAN, a URSS + aliados - Pacto de Varsóvia – proteção à Europa Oriental. Logo as alianças militares estavam em pleno funcionamento, e qualquer conflito entre dois países integrantes poderia ocasionar uma guerra nunca de gigantes.

13 Corrida Armamentista 1949 – 1º bomba atômica da URSS. Estímulo de ambos governos levaram a uma competição entre os dois países – URSS e EUA competiam o mercado tecnológico e bélico. Corrida espacial. ICBM – míssil balístico intercontinental - base terrestre ou naval- atingia grandes distâncias – míssil antibalístico. Ameaça nuclear – TENSÃO.

14 Sputnik /10/1957 – durou 22 dias no espaço – baterias esgotadas. Sputnik 1 lançada em Sputnik /11/1957 – Laica sobreviveu poucas horas no espaço, entrou em pânico com o superaquecimento.

15 Soviéticos Vostok 1 – nave espacial – 1º homem a viajar no espaço. Duas horas de duração em torno da órbita da Terra.

16 Estados Unidos Apolo 11 – pousa na Lua. Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade foi a frase dita por Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua. 20/07/169

17 Capitalista ou socialista, a propaganda servia para propagar as ideologias de ambos os sistemas, ou para denegrir a imagem do rival econômico.

18

19 Produções no cinema Solaris é considerado um clássico do cinema de ficção científica, o contraponto soviético ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, sendo chamado de "anti- 2001". Segundo Tarkovski, o filme de Kubrick é um blefe, estéril e frio. Stanisław Lem quase não permitiu a adaptação de Tarkovski, uma vez que o diretor russo inicialmente insistia em retirar do roteiro toda a alusão à ficção científica, o que desagradou profundamente o escritor polonês. Tarkovski cedeu e a ação se dá principalmente em uma estação espacial que orbita Solaris. Fonte: Brasil Escola Cinema russo – SOLARIS

20 Cinema Americano O Incrível Hulk O Incrível Hulk, segunda criação da parceria Stan Lee-Jack Kirby, também refletia o contexto da Guerra Fria. No primeiro número do gibi, lançado em maio de 1962, ficamos sabendo como o cientista Bruce Banner se tornou o Hulk: ele tenta salvar um adolescente que invadiu o local onde se testará pela primeira vez a "bomba gama" (projetada pelo próprio Banner) e fica exposto aos raios gama quando a bomba é detonada propositalmente por seu assistente, um espião iugoslavo disfarçado.

21 Produções no cinema Duas maiores agências de espionagem: KGB (Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti – Comitê de Segurança do Estado) soviética e a CIA (Central Intelligence Agency) norte- americana = treinavam agentes para atividades de sabotagem e coleta de informações sigilosas; No cinema o tema espionagem se fez presente em vários filmes: Agente secreto James Bond, da série 007; Filmes de ficção científica: Solaris (Andrei Tarkovski -1971) e Guerra nas Estrelas (George Lucas -1977); Por meio do cinema, EUA e URSS procuravam influenciar os demais países do mundo. A Indústria cinematográfica norte- americana exercia uma influência muito mais sedutora e eficaz que a sua concorrente soviética.

22 Agências de espionagem CIA – espionagem externa. KGB - centralizava a espionagem externa e a vigilância interna.

23 Atividade Todos os documentos das pp. 179 e 181.

24 Que ideias motivaram os jovens dos anos dourados? A era de ouro do capitalismo. Mulheres e negros lutam pelos seus direitos. Geração explosiva.

25 A Era de ouro do capitalismo Segundo Eric Hobsbawn em a Era dos Extremos, os países desenvolvidos exportavam 80 % dos manufaturados e ¾ da produção mundial. Já os países subdesenvolvidos tiveram um aumento do crescimento demográfico – do êxodo rural, que acabou por causar um crescimento desgovernado das cidades. Nos anos 80 a população mundial era mais urbana que rural.

26 A Era de ouro do capitalismo Boom imobiliário; Shopping centers; Mão de obra sendo utilizada nos setores de serviço e indústria; Emprego estável; Poder de consumo da população; Produção em massa: McDonald´s fundado em 1955.

27 Transporte Automóvel passou a ser consumido na Europa e pelas classes médias latino-americanas. Hobsbawn cita neste momento o preço do petróleo da Arábia Saudita – R$ 2 dólares. Cresce a dependência do petróleo. Triplica a emissão de dióxido de carbono. Multinacionais – mão de obra barata + isenção de impostos.

28 Atividades Todos os documentos da p. 211

29 Mulheres lutam pelos seus direitos No início da Guerra Fria (1945 a 1973) – o movimento feminista tomou força nos Estados Unidos. A mulher não era somente uma esposa, neste momento ela já tinha ocupado o mercado de trabalho e as universidades. Este novo papel feminino incentivou o mercado tecnológico doméstico:

30 A vida doméstica sem a mulher em casa Em 1946, a empresa em que Spener trabalhava, Raytheon, patenteou o processo e, em 1947, construiu o primeiro forno micro- ondas da história. O mesmo pesava 340 kg, tinha quase 1,70m de altura e produzia uma enorme radiação, quase três vezes maior do que a radiação normal de um forno micro-ondas moderno. A pipoca foi o primeiro alimento feito em um forno micro-ondas.

31 Mulher – anos 50 Comida congelada

32

33 Nos anos A mulher ainda era educada para ser uma boa – submetida - esposa, os padrões machistas da sociedade impunham normas sociais. E a nossa sociedade de hoje, ainda é machista? Ícones da contra moralidade pregada na época: Marilyn Monroe

34

35 Anos 50 Foi na década de 50 que surgiram as pin- ups. Atrizes que se destacaram: Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.

36 Revolução Sexual A pílula anticoncepcional criada nos Estados Unidos, em 1960, incentivou o público feminino que neste momento passou a ter controle do próprio corpo. A rebeldia feminina veio `a tona. Ícone femino: Brigitte Bardot

37 MODA – ANOS 60 Estilo Saint-TropezMinissaia

38 Conscientização política Movimento feminista ganhou força no fim dos anos 60. Vários movimentos feministas espalhados pelo mundo lutavam pela aprovação do divórcio, legalização do aborto e igualdade entre os sexos no trabalho.

39 7 de setembro de 1968, quando 400 mulheres do Woman´s Liberation Movement protestaram em Atlantic City contra o concurso Miss America. Elas jogaram no lixo maquiagens, cílios postíços, sprays, sapatos e talvez alguns sutiãs. Foi só isso - um protesto contra a comercialização da beleza, contra a opressão dos padrões de beleza.

40 MODA – ANOS 70 A década de 70 foi uma das mais ricas em cultura – estilo hippie - colorido – psicodélico (Pink Floyd e Beatles)

41 MODA – ANOS 80 Mulher mais sensual, mais dona de seu corpo e de suas atitudes.

42 Negros lutam pelos seus direitos A segregação racial era muito forte nos Estados Unidos das décadas de 50 e 60. Martin Luther King, lutou contra a segregação de maneira pacifica, resultado disto foi o Prêmio Nobel da Paz, em Os movimentos negros, contra a desigualdade e racismo, sofriam represálias dos brancos. Em 1968, um branco assassina Luther King.

43 Panteras Negras - radicais Martin Luther King - pacificador

44 Geração explosiva Nos anos 50 os jovens norte americanos tinham poder de consumo, pois seus pais desfrutavam de boa qualidade de vida e os filhos não precisavam contribuir nas despesas mensais. O que mais jovem consome? Música! A indústria fonográfica lucrou muito.

45 Rock´n´roll Guitarra + blues + country Elvis Presley, 1954 The Beatles, 1962 Rolling Stones, 1962

46 A educação Questionamentos O índices da educação no período da guerra fria cresceram muito, havia mais jovens estudando e questionando os problemas sociais. Estes jovens questionavam o racismo, a violência, as guerras, a moralidade, os padrões conservadores, o uso das drogas. WOODSTOCK

47 Maneiras de Protestos Pichações; Passeatas; Ocupação de universidades; Comícios; Greves.

48 O ano de 1968

49 Tarefa Todos os documentos das páginas 213 e 215.


Carregar ppt "O mundo bipolar O que significou a divisão do mundo na guerra fria? Que ideias motivaram os jovens nos anos dourados? Como o mundo reagiu às crises de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google