A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?"— Transcrição da apresentação:

1 Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?

2 Formato PDF Desenvolvido em 1993 pela Adobe Systems;
Pode ser gerado a partir de diversos formatos como: ODF (libre office) e DOC (Microsoft Word), arquivos de imagem (JPG), etc; Seu principal atrativo e benefício é sua flexibilidade, devido o fato de reproduzir os arquivos neste formato em qualquer plataforma sem alterações;

3 PDF A partir dos leitores de tela já mencionados, podemos utilizar o PDF como um aliado tanto para os alunos quanto aos professores, pois a ideia fundamental destes softwares é trabalhar em conjunto com o sistema operacional do dispositivo e sintetizar em voz, todas as informações em texto apresentadas nos documentos.

4 PDF – Documento físico Como destacado, todas as informações devem estar condicionadas como texto e é neste ponto que encontramos algumas barreiras para a acessibilidade. Quando utilizamos um scanner para digitalizar um texto, este geralmente é gerado no formato de imagem, impossibilitando o reconhecimento feito pelos leitores de tela.

5 OCR A conversão deste arquivo de imagem para texto se da por meio do reconhecimento ótico de caracteres (OCR). Esta ferramenta possibilita a obtenção de um arquivo de texto editável a partir de papéis escaneados, arquivos PDF e imagens capturadas com câmeras digitais. A maioria dos conversores OCR são pagos, mas encontramos algumas alternativas para facilitar e possibilitar a conversão de documentos.

6 OCR Por meio do Google Drive, temos acesso de forma gratuita a esta ferramenta e em poucos passos conseguimos tornar um documento mais acessível ao aluno.

7 A – Faça login no gmail. O aluno e o professor devem criar ou acessar com login e senha.

8 B – Acesse o Google Drive.
No canto superior direito da tela, acesse o menu aplicativos e selecione o “Drive”.

9 C – acesse as configurações do Google Drive
Ao entrar no “Drive”, dirija-se ao canto superior direito da tela e selecione as configurações do Google Drive (engrenagem) Em seguida, selecione upload settings e ative a função “Convert text from uploaded PDF and image files”

10 D – Faça o Upload do arquivo
No canto superior esquerdo da tela, acesse a função upload.

11 D – Faça o Upload do arquivo
Selecione “Files” e busque pelo arquivo desejado.

12 D – Faça o Upload do arquivo
Após você selecionar o arquivo, aparecerá no canto inferior esquerdo da tela a confirmação do upload do arquivo.

13 E – Abra o arquivo Ao abrir o arquivo após o upload você notará que ele se tornou editável.

14 F – Salve o arquivo como PDF.
Clique na função print (impressora) ou utilize o Ctrl+P)

15 F – Salve o arquivo como PDF
Clique em alterar e selecione salvar como PDF. Depois apenas clique em salvar e selecione o local desejado para arquiva-lo.

16 PDF – Editor de texto Ao fazer o uso de editores de texto como o word, não necessitamos recorrer a tecnologia do OCR para tornar o PDF mais acessível aos alunos, pois estes já estão no formato de texto, sendo então possível utilizar leitores de tela para realização de sua leitura.

17 PDF Uma outra regra que devemos sempre nos atentar, é quando queremos salvar um documento Word em PDF. Quando a caixa “salvar como” for aberta, clique em “opções”.

18 PDF Selecione a opção “Marcas estruturais do documento para acessibilidade e clique em ok”. A partir deste momento todas As marcações de acessibilidade não perderão o caminho caso quando forem salvas.

19 PDF – Edição gráfica Neste tópico devemos nos atentar a portabilidade existente entre as plataformas a serem trabalhadas, pois alguns produtores de texto como os de edição gráfica podem não oferecer os mesmo recursos de acessibilidade que o formato PDF.

20 PDF Por fim devemos nos atentar a estruturação do texto, pois o formato PDF é uma ferramenta para aumentar a acessibilidade do aluno ao conteúdo, porém se o texto não for estruturado e conter todas as marcações como de título, subtítulo, cabeçalho, rodapé, citações, sumário, entre outros, esta acessibilidade fica comprometida devido a dificuldade de compreensão do conteúdo apresentado.

21 Bibliografia / Fontes


Carregar ppt "Como o seu aluno com deficiência visual conseguirá ler os textos disponibilizados em sua disciplina ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google