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Integração de Ações de Saúde como Política Estratégica na Gestão Municipal Prof. Dr. Marcelo Nascimento Burattini Núcleo de Políticas.

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Apresentação em tema: "Integração de Ações de Saúde como Política Estratégica na Gestão Municipal Prof. Dr. Marcelo Nascimento Burattini Núcleo de Políticas."— Transcrição da apresentação:

1 Integração de Ações de Saúde como Política Estratégica na Gestão Municipal Prof. Dr. Marcelo Nascimento Burattini e-mail: mnburatt@usp.br Núcleo de Políticas Estratégicas – NAIPPE-USP Disciplina de Informática Médica – DIM-FMUSP Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

2 Ações de Saúde características Demanda Crescente Alta Complexidade Multidisciplinaridade Custos Elevados Necessidade de Integração NAIPPE/ DIM- FMUSP Prof. Marcelo N. Burattini e-mail: mnburatt@us p.br

3 Ações de Saúde redes comunitárias de saúde “community health” Conceito Inovador Informatização da gestão Integração - INTERNET Otimiza Controle das Ações geração, tratamento e distribuição das informações clínicas, assistenciais e administrativas NAIPPE/ DIM- FMUSP Prof. Marcelo N. Burattini e-mail: mnburatt@us p.br

4 Ações de Saúde Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP Esse tal de "telefone" tem muitas imperfeições para que possa ser seriamente considerado como um meio de comunicação. O aparelho não tem absolutamente nenhum valor para nós". Memorando interno da diretoria da Western Union, 1876 Definição “…é um registro eletrônico da informação acumulada sobre o estado de saúde e histórico dos cuidados recebidos por um indivíduo, durante toda a sua vida, armazenado em sistema especificamente projetado de forma a servir a múltiplos usuários legítimos.” Vantagens Melhoria no workflow de processos Melhoria da documentação clinica Melhoria da segurança do paciente NAIPPE/ DIM- FMUSP Prof. Marcelo N. Burattini e-mail: mnburatt@us p.br

5 SIGAME SYSIN DIM/FFM

6 SIGAME Sistema Integrado de Gerenciamento da Atenção Multi-Especialidade à Saúde SIGAMESYSIN/D IM-FFM

7 SIGAME objetivo Criar modelo sistêmico de administração integrada dos diversos componentes da Rede Municipal de Saúde (RMS), racionalizando e otimizando os recursos assistenciais e operacionais alocados à rede. visando Tornar possível o atendimento de grandes contigentes de associados ao menor custo. Garantir alta qualidade no atendimento prestado, para manter a satisfação do usuário. SIGAME Tornar possível o atendimento de grandes contingentes de associados ao menor custo. Garantir alta qualidade no atendimento prestado, para maximizar a satisfação do usuário. visando SYSIN/D IM-FFM

8 COMO ? Desenvolvendo módulos sistêmicos que, integrados, automatizem e controlem os recursos assistenciais e operacionais da rede de atendimento, otimizando eletronicamente a utilização dos recursos. Monitorando os procedimentos adotados em cada um dos atendimentos prestados, para identificar e corrigir alterações em relação a padrões pré-estabelecidos. SIGAME sistemas operacionais sistemas gestores SYSIN/D IM-FFM

9 SIGAME Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturamento e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

10 Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturamento e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

11 Identificação, Matrícula e Apoio ao Cliente objetivos Permitir a identificação descentralizada dos clientes fornecendo informações sobre dados cadastrais, demográficos e sobre necessidades de serviços da RMS. Realizar pesquisa mercadológica sobre a qualidade do atendimento e a satisfação dos usuários, bem como receber reclamações e solicitações dos clientes. SIGAME SYSIN/D IM-FFM

12 através Descentralização da identificação dos clientes e das informações cadastrais; Regionalização dos dados cadastrais; Acompanhamento da satisfação dos clientes; Apoio aos clientes. Identificação, Matrícula e Apoio ao Cliente SIGAME SYSIN/D IM-FFM

13 Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturamento e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

14 Prontuário Eletrônico proposta Criar base eletrônica de dados que contenha os principais dados de saúde, demográficos, de exames subsidiários e de atendimentos/procedimentos realizados no paciente pela RMS SIGAME SYSIN/D IM-FFM

15 Proporcionar base adequada para avaliar conduta, eficiência e custos do atendimento; Permitir comparações entre diferentes unidades da rede e mesmo entre a rede e serviços de terceiros ou externos Eliminar a necessidade de deslocamento físico do prontuário do paciente. Evitar atendimentos indevidos ou repetidos desnecessariamente Prontuário Eletrônico PORQUÊ ? SIGAME SYSIN/D IM-FFM

16 Prontuário Eletrônico COMO ? Definir metodologia de atendimento por especialidade, determinando as informações necessárias para a anamnese, exame clínico e conduta de cada paciente; Criar modelo de DBMS genérico e parametrizado para obtenção e armazenamento destas informações; Conter estrutura parametrizada e genérica para o armazenamento dos resultados de procedimentos de apoio diagnóstico e terapêuticos realizados; SIGAME SYSIN/D IM-FFM

17 Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturament o e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

18 objetivos Racionalizar a alocação de recursos para atendimento ao paciente. Permitir o agendamento descentralizado. Sistema de Agendamento SIGAME SYSIN/D IM-FFM

19 Sistema de Agendamento Estrutura de Atendimento Cadastramento dos consultórios disponíveis em cada unidade da RMS. Cadastramento do corpo profissional para atendimento ambulatorial, considerando especialidade, horário de atendimento, férias, congressos, etc. Parametrização da grade de atendimento “consultórios x profissionais ”. SIGAME SYSIN/D IM-FFM

20 Sistema de Agendamento Diferenciar primeira utilização da Rede de novas consultas e/ou retornos Determinar eletronicamente o tipo de atendimento mais adequado ao paciente. Determinar a localização geográfica dos recursos que melhor atenda ao paciente. Otimizar os recursos disponíveis por grau de ociosidade ou por parâmteros definidos pelo gestor da RMS. SIGAME SYSIN/D IM-FFM

21 Sistema de Agendamento Primeira Consulta Questionário dirigido para determinar atendimento Determinar localização geográfica dos recursos que melhor atenda ao usuário Otimizar recursos disponíveis Novos Atendimentos Determinação eletrônica do atendimento (questionário se necessário) Priorizar vinculação com UBS. Determinar nova localização geográfica se solicitado. Otimizar recursos disponíveis SIGAME SYSIN/D IM-FFM

22 Sistema de Agendamento Agendar o primeiro atendimento, dentro de intervalos de tempo pré-definidos, considerando a satisfação do paciente e os custos da infraestrutura necessária à integração da rede de atendimento (telecomunicação, preparo da unidade para receber o paciente, etc.). Organizar o atendimento de cada profissional, editando a lista de pacientes com seus respectivos prontuários SIGAME SYSIN/D IM-FFM

23 Sistema de Agendamento Retorno aspectos relevantes Assegurar o tempo necessário para que as solicitações de apoio diagnóstico e/ou terapêutico realizadas pelos profissionais autorizados tenham sido concluídas. Agendar retorno, estabelecendo vínculo “profissional x paciente”, ou retorno por especialidade/UBS, otimizando a utilização dos recursos. Respeitar condições definidas pelos profissionais para efetivar retorno SIGAME SYSIN/D IM-FFM

24 Sistema de Agendamento Reposição de consulta por não comparecimento (considerar especialidade clínica, procedimentos terapêuticos, etc.). Realocação de consulta por falta de profissional. Organizar o atendimento de cada profissional, editando a lista de pacientes com seus respectivos prontuários. Retorno aspectos relevantes SIGAME SYSIN/D IM-FFM

25 Agendamento de Exames objetivo Realizar o agendamento de exames de apoio diagnóstico solicitados pelos profissionais autorizados. Impedir a realização de exames desnecessários, quer por solicitações de diferentes profissionais, quer por repetições indevidas. Sistema de Agendamento SIGAME SYSIN/D IM-FFM

26 COMO ? Cadastramento dos serviços laboratoriais por especialidade, UBS ou serviço credenciado da RMS; Identificação das unidades por região; Parametrização da grade de atendimento; Centralização do agendamento de todas as unidades de atendimento Organização e preparo do fluxo de trabalho diário; Controle dos pedidos de exames por paciente, evitando solicitações de exames repetidas ou similares por mais de um profissional, ou dentro de prazos pré-definidos. Agendamento de Exames Sistema de Agendamento SIGAME SYSIN/D IM-FFM

27 Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturament o e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

28 Faturamento e Custos proposta Cadastramento dos procedimentos realizados nas unidades de atendimento com o objetivo de gerenciar recursos insumidos por usuários ou faturar os serviços prestados para particulares e/ou convênios. SIGAME SYSIN/D IM-FFM

29 Cadastramento de procedimentos por especialidade; Definição dos procedimentos e insumos vinculados a cada atendimento para controle de custos e otimização da gestão de insumos necessários ao pleno funciona- mento da RMS; Registrar os procedimentos prestados aos pacientes, no final de cada atendimento; Emissão da fatura quando o paciente for particular ou de convênios que se utilizam dos recursos da RMS. COMO ? SIGAME Faturamento e Custos SYSIN/D IM-FFM

30 Determinar perfis de custos para gestão em saúde Verificar a possibilidade de realização do procedimento solicitado conforme situação do usuário. Emitir informação de custos e agendamento quando o procedimento for realizado fora da RMS. Controle automático e eficaz sobre o faturamento dos procedimentos realizados com emissão on-line da conta corrente do usuário, fatura, recibo, etc. Integrar com sistemas financeiros institucionais exercendo o controle da conta corrente do usuário com o meio de pagamento utilizado. SIGAME Faturamento e Custos SYSIN/D IM-FFM

31 Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturament o e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

32 Exames Laboratoriais com base em Cadastro institucional de exames Grade de atendimento e padrões de tempo para realização Cadastro de unidades credenciadas Tabela de coberturas e preços SIGAME SYSIN/D IM-FFM

33 Exames Laboratoriais executa Agendamento de exames Processamento de exames Registro de resultados Integração com:  Agendamento  Faturamento/Custos  Prontuário Eletrônico  Sistemas gestores SIGAME SYSIN/D IM-FFM

34 Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturament o e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

35 Controle de Estoque visando Otimizar e automatizar o controle de estoque de materiais, insumos e medicamentos dos almoxarifados da rede de atendimento Propiciar condições para avaliar o consumo efetivo face aos procedimentos realizados em relação a padrões definidos, a outros serviços da rede de atendimento ou a serviços externos de referência. SIGAME SYSIN/D IM-FFM

36 Controle de Estoque através Curva ABC de estoque e consumo Gestão de compras Automação de transferências entre o almoxarifado central e os diversos centros de atendimento ao usuário Inventário físico e contábil Registro de consumo efetivo por procedimento realizado. SIGAME SYSIN/D IM-FFM

37 Agendamento de consulta e exames Prontuário eletrônico Identificação e matrícula Resultado de exames laboratoriais Faturament o e Custos Controle de estoque Central de atendimento Unidades de atendimento Gestão de proce- dimentos médicos Gestão econômico- financeira SIGAME SYSIN/D IM-FFM

38 Gestão de Procedimentos Médicos proposta Desenvolver sistema que permita a obtenção e o acompanhamento de indicadores do resultado final da atuação do médico junto ao seu paciente, de forma a garantir a melhor adequação possível da relação custo/benefício no atendimento médico prestado. Permitir a avaliação da performance do corpo clínico em relação a padrões definidos nacional e internacio- nalmente, a outros serviços médicos da rede de atendimento e a serviços concorrentes. SIGAME SYSIN/D IM-FFM

39 Gestão de Procedimentos Médicos Desenvolvendo índices que permitam avaliar a atuação médica em seus vários aspectos, a saber: a. Acurácia do médico - entendida como a coerência entre a hipótese diagnóstica inicial e os procedimentos diagnós- ticos complementares, com o diagnóstico final, com o trata- mento escolhido e com os resultados finais do atendimento b. Econômico - custos associados ao processo de cura ou de melhoria razoável da qualidade de vida. As unidades de custo devem ser entendidas como unidades de serviços com ou sem o correspondente equivalente financeiro. c. Psicológico - grau de satisfação do usuários em relação ao atendimento prestado na RMS. COMO ? SIGAME SYSIN/D IM-FFM

40 Gestão de Procedimentos Médicos Para garantir: - melhor qualidade do atendimento médico - maior eficiência em termos de gastos operacionais - maior disciplina em relação a padrões pré-definidos de atendimento (protocolos) - desempenho final equiparável ao dos melhores ser- viços tomados como referência PORQUÊ ? SIGAME SYSIN/D IM-FFM

41 Viabilização Técnica premissas Estrutura organizacional/funcional descentralizada Identificação de clientes e resumo de informações cadastrais descentralizados Grade mínima e máxima para agendamento Agendamento de exames especializados centralizado Prontuário eletrônico SIGAME SYSIN/D IM-FFM

42 modelo proposto Viabilização Técnica Unidade de atendimento informa central sobre atendimentos e agendamentos realizados Central: Recebe dados, processa movimento administrativo e operacional Recebe atualizações cadastrais, dados de atendimento e tabelas institucionais Atualiza posição global de agendamento Atualiza informações do PEP nas unidades da RMS SIGAME SYSIN/D IM-FFM

43 modelo proposto Viabilização Técnica Central: Distribui informação de : * Tabelas organizacionais * Dados cadastrais * Agendas exame/consulta * Prontuários eletrônicos Unidades de atendimento: * Recebem, no ínicio das atividades, informações da central atualizando suas posições SIGAME SYSIN/D IM-FFM

44 Estrutura Necessária Rede local Acesso WEB Processamento descentralizado Redução do custo de processamento mensal Redução do custo de implantação de Hardware e Software Independência de processamento das unidades em relação à central : Rede de atendimento não para Contingência (unidade de atendimento espelha central ) benefícios SIGAME SYSIN/D IM-FFM

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47 Application Server APACHE / PHP Application Server -Comunicação com o PRESENTATION utilizando “strings” - Reside Regras Negócio - Complexidade - Inteligência - Processamento - Atualização Base Dados -Solução Especialista -Conceito Web Services Roteador IP Virtual Características: - Load Balance - Crescimento Vertical e Horizontal - SSL - criptografia MESSENGER Comunicação Consulta, Atualização e Resposta Cache Service Fonte de Dados “Distribuídas” Agrega informações na página ou em memória Cluster Presentation Client “Light” Internet Intranet Extranet TCP/IP Client Centura Light Servidores WEB IIS / COM+ Database Repositório de Dados com Integridade Relacional Oracle, SQL-Server, DB2, Informix, Sybase Win 2000 Server, AS400, S390/Linux, UNIX (HpUX, AIX, Solaris, Linux Client Centura Light Client Centura Light Ambiente de Desenvolvimento SIGAME SY SI N/ DI M- FF M

48 WEB IIS COM+ Servidor de Banco de Dados FRONT Captura, Formalização, Análise Client Centura Light WEB Browser Internet, Intranet ou extranet Servidor de Aplicação Ambiente de Desenvolvimento SIGAME SYSIN/D IM-FFM

49 Prazos para Desenvolvimento SIGAME 1. Identificacão e Matrícula/Prontuário Eletrônico - 120 dias 2. Agendamento/Resultados de exames - 90 dias 3. Central de Atendimento - 30 dias 4. Faturamento/Custos/Unidade de Atendimento/ Controle de Estoque - 80 dias 5. Gestão de Procedimentos/Gestão econômico-financeira – 240 dias SYSIN/D IM-FFM


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