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Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.

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Apresentação em tema: "Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista."— Transcrição da apresentação:

1 Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista

2 Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde * Cotas de Internações Hospitalares * Médicos Autorizadores-AIH * Referência Atenção Especializada * Centrais de Regulação * Pactuação com municípios da Região Sudoeste Outubro/99

3 Situação Pré-Gestão Plena * Inexistência de ações de controle, avaliação e auditoria * Cobrança generalizada aos pacientes pela rede contratada * Cobrança ao SUS de procedimentos e internações não realizadas * Alteração de diagnóstico e procedimentos das internações * Inexistência de critérios técnicos para contratação dos serviços * Distorções na programação de oferta de serviços

4 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Mecanismo de regulação do Serviço Único de Saúde Facilita o acesso da população a consultas e procedimentos ambulatoriais especializados Garantir a gratuidade no atendimento pelo SUS coibindo a cobrança de taxas pelos prestadores privados contratados Evitar cobrança ao SUS de procedimentos não realizados pelos prestadores Ferramenta de programa e avaliação da oferta de serviços Objetivos

5 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados * Rede de 15 terminais de computador * Software desenvolvido pelo Centro de Processamento de dados da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista * Ambiente em Windows, gerado em Delphi, empregando base da dados Interbase * Marcação pelo telefone de 60 Secretarias Municipais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Equipes do Programa de Saúde da Família de Vitória da Conquista, Presídio, Albergue, Projeto Conquista Criança e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória da Conquista Como Funciona * População atendida superior a habitantes

6 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados 12 Videofonistas 14 Atendentes 03 Secretárias 01 Administradora 01 Motoboy 01 Programador 02 Enfermeiros 01 Diretora (Enfermeira-Auditora) 03 Técnicos – Controle e Avaliação Funcionários

7 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Consultas Especializadas (31 especialidades) Cirurgias Ambulatoriais Patologia Clínica Anatomia Patológica e Citopatologia Reabilitação Radiologia Ultrasonografia Diagnose Especializada Terapias Especializadas Tomografia Computadorizada Elenco de serviços especializados agendados

8 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Se o paciente ainda não é cadastrado, o cadastro é feito no momento do primeiro atendimento pela Central. O Sistema está preparado para trabalhar com a identificação do Cartão SUS dos usuários. Cadastro único para todos os sistemas informatizados. Cadastro

9 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Cada procedimento oferecido é definido em agenda, identificando o prestador, o profissional, os horários de atendimento e o quantitativo programado. Toda a agenda SUS (100%) do prestador está alocada na Central. Agenda

10 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Para cada solicitação é identificado o paciente, a unidade de saúde e o profissional solicitante. O sistema marca o procedimento solicitado após identificação da disponibilidade existente na agenda para os 10 dias seguintes. Marcação

11 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Diariamente todos os serviços especializados da rede SUS recebem a relação dos pacientes marcados pela Central para serem atendidos no dia seguinte. Comunicação ao prestador

12 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Porta de entrada: Atenção Básica Definição de grupos de procedimentos com respectivos possíveis solicitantes Certos procedimentos têm que necessariamente ter solicitação de especialista Alguns procedimentos passam por médico autorizador e visita domiciliar Casos de urgência/emergência: coordenação abre vaga extra ou antecipa data da realização Regulação

13 Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados Semanalmente todos os prestadores encaminham as guias dos procedimentos realizados e passam por avaliação. Os BPAs dos prestadores de serviço são, mensalmente, confrontados com os relatórios da Central, antes de encaminhar a autorização para pagamentos dos valores apurados pelo SIA/SUS. Feita avaliação periódica da relação entre demanda e oferta para cada tipo de procedimento, orientando a ampliação ou redução da oferta. Controle e avaliação

14 Ampliação da oferta pública de Serviços Especializados Centro Municipal de Reabilitação Centro de Referência em DST/AIDS Centro de Referência em Pneumologia e Dermatologia Sanitária Centro de Estudos e Atenção às Dependências Químicas Laboratório Municipal Escola de Aperfeiçoamento Profissional em Odontologia Hospital Municipal Dr. Esaú Matos Centro Municipal de Atenção Especializada - CEMAE Serviço de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar Pronto Socorro Municipal Centro de Atenção Psico-Social (CAPS)

15 Ampliação da oferta pública de Serviços Especializados Ampliação da oferta pública de Serviços Especializados – Média Complexidade

16 Evolução da produção ambulatorial especializada

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21 Projetos em ImplantaçãoProjetos em Implantação – 2002 Central de Internação Hospitalar Informatizada (fase experimental) Informatização da rede básica Comunicação on-line de toda a rede Novo sistema informatizado laboratorial Cartão SUS

22 Atividades projeto REFORSUS Avaliação dos parâmetros de cálculo de oferta empregados Definição de quota para cada UBS / USF Desenvolvimento e implantação de módulo de marcação descentralizada on-line com toda a rede municipal Avaliação do desempenho do sistema Revisar as rotinas administrativas e operacionais empregadas pela Central


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