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May Ganme Cividanes Presidente Executiva Gestão de Custos Hospitalares sob a Dinâmica de um Painel de Indicadores.

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1 May Ganme Cividanes Presidente Executiva Gestão de Custos Hospitalares sob a Dinâmica de um Painel de Indicadores

2 MISSÃO Ser referência nacional no atendimento ao paciente de alta complexidade. Somos um hospital geral, clínico e cirúrgico, com foco na excelência do atendimento, eficiência operacional e alta resolutividade. A ética, a melhoria contínua e o atendimento ao próximo com calor humano são valores consolidados na cultura do Hospital 9 de Julho e norteiam nossas ações de todos os dias.

3 Eleito o Hospital do Ano 2002 Prêmio Top Hospitalar REFERÊNCIA : Centro de Esterilização Terapia Intensiva Centro Cirúrgico Cirurgia Bariátrica Pronto-Socorro Tratamento da Dor Alta Complexidade O HOSPITAL

4 COMPETÊNCIA EM NÚMEROS 250 Leitos 800 Profissionais de Enfermagem 1,2 mil Cirurgias por mês 1,5 mil Funcionários 2,5 mil Médicos Cadastrados 9 mil Atendimentos de Emergência/mês 26,5 mil Metros quadrados 122,4 mil Pacientes por ano

5 CENÁRIO ANTERIOR Informações disponíveis, sem ordenação Resultado global Dúvidas sobre investimentos

6 CENÁRIO ATUAL Acesso a informações gerenciais em tempo real Análise do resultado operacional por unidade de negócio Análise do resultado dos centros de custo de apoio e administrativo Controle efetivo sobre os custos Apoio para comercialização dos serviços Segurança na tomada de decisões sobre investimento Revisão de processos operacionais e melhoria de qualidade Envolvimento e compromisso dos gestores no resultado operacional Aumento de produtividade Aumento da rentabilidade dos serviços GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DO NEGÓCIO:

7 RESULTADO OPERACIONAL NAS SEGUINTES DIMENSÕES: –Unidade de Negócio / Centro Produtivo UTI, Cuidados Especiais, PS, Unidades de Internação –Convênios Sul América, Bradesco, Amil –Especialidades Ortopedia, Neurologia, Pediatria –Produtos e Procedimentos Diárias, taxas, materiais e medicamentos, honorários, exames

8 Custo por convênio Custo c/pessoal, mat/med, rateios recebidos Custo da diária Custo de antibióticos Custo do exame Custo do setor Custo leito-dia Custo pac.dia c/ mat/med Custo pac.dia s/ mat/med Custo por Centro de Resultado Custo por especialidade Custo por internação Custo por paciente Custos c/ pessoal, mat, gerais, rateios recebidos Custos de honor, mat/med, txs Custos total unidade de gestão Faturamento Total Faturamento/ componente Faturamento/ convênio Faturamento/ unidade de gestão Fluxo de Caixa Glosa por convênio IL geral/ seca/ corrente/imediata Ind. Rentab. Ativos e PL MC Geral MC por categoria de convênio MC por centro de resultado MC por especialidade MC por paciente MC por procedimento Custo c/ Pessoal Geral /setor Receita per capita/funcionário Receita por centro de custos Receita por convênio Receita por especialidade Receita por paciente Receita por procedimento Receita Total Resultado Geral Resultado por Centro de Resultado Resultado por cliente Resultado Total Resultado,mat/med,txs, SID, diárias, honorários médicos Tx. Glosa Valor da glosa Valor de fatura não emitida/mês INDICADORES FINANCEIROS

9 Indicador p/Nível Hierárquico, Gerencial ou p/Grupo de Gestão

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16 Atrair e Fidelizar o Médico Atrair e Fidelizar o Convênio EVA (Valor Econômico Agregado Otimizar a Rentabilidade dos Produtos Margem de Contribuição p/ Procedim. e Convênios Otimizar Custos Margem de Contribuiçã o e Custos Fixos / Faturament o Capacitação do Corpo Clínico e da Enfermagem Índice de Capacitaçã o Assegurar Preço Competitivo Internaçõe s p/ Convênios % de Custo / Venda Integração dos Sistemas % Operações Integradas Intercâmbio com Centros de Excelência Produção Científic a p/ Ano Avaliação de Desempenho Nº de Avaliaçõe s Aplicadas

17 Atrair e Fidelizar o Médico Atrair e Fidelizar o Convênio

18 May Ganme Cividanes Presidente Executiva Gestão de Custos Hospitalares sob a Dinâmica de um Painel de Indicadores


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