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É TICA P ROFISSIONAL E DA E MPRESA R ESPONSABILIDADE SOCIAL 28/10/2011 Profª Bárbara Bastos Estagiária docente: Elisabeth Santos.

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1 É TICA P ROFISSIONAL E DA E MPRESA R ESPONSABILIDADE SOCIAL 28/10/2011 Profª Bárbara Bastos Estagiária docente: Elisabeth Santos

2 M ERCADO E R ESPONSABILIDADE S OCIAL Processo em que as empresas começam a perceber que precisam mudar sua relação com a sociedade e responder às demandas por um desenvolvimento mais sustentável, principalmente pela ação dos movimentos sociais. Os empresários começaram a se organizar para poder contribuir com os debates socioambientais, apresentando as empresas como parte da solução e não somente como parte dos problemas. Era uma maneira de ganhar legitimidade.

3 M ERCADO E R ESPONSABILIDADE S OCIAL Chegou-se ao ponto em que líderes empresariais até admitem e pedem que empresas socialmente irresponsáveis sejam fechadas; Começaram a ver também que podiam agregar valor a empresa posicionando-se em relação às questões socioambientais. As empresas saíram da resistência com a sociedade para considerar questões socioambientais como parte estratégica dos negócios. As empresas percebem que as melhorias socioambientais podem levar a ganhos diretos e redução de riscos.

4 M ERCADO E R ESPONSABILIDADE S OCIAL Internamente, investimentos em saúde e segurança do trabalhador diminuem os acidentes e dias de trabalho perdidos, além dos riscos de indenizações e paralizações que afetam a produção. Investimentos nos trabalhadores, como compensações por resultados e capacitação, tendem a aumentar a produtividade da empresa. Investimentos para mitigar ou diminuir os impactos externos das atividades da empresa ou investimentos em ação social podem reduzir custos de multas, indenizações ou pressão por compensação por danos.

5 A IMAGEM DE MARCA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO Um dos grandes desafios na construção de marca está justamente em fazer o consumidor associar, direta e indiretamente, um símbolo ou atividade ao nome da marca. Significa adequar a estratégia e o posicionamento de marketing aos anseios dos stakeholders, que precisam perceber a relação custo/benefício envolvido. Do ponto de vista do marketing socioambiental, cabe às organizações atenderem às necessidades dos consumidores dentro de uma perspectiva de equilíbrio entre os lucros das organizações, os interesses dos consumidores e o bem-estar da sociedade.

6 A IMAGEM DE MARCA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO O marketing social e ambiental tem dois objetivos-chave: Desenvolver produtos que equilibrem necessidade dos consumidores e, tenham um preço viável e conveniência com compatibilidade socioambiental. Projetar uma imagem de alta qualidade, incluindo sensibilidade socioambiental, quanto aos atributos de um produto e quanto ao registro de trajetória de seu fabricante, no que se refere à responsabilidade social A responsabilidade social deixa de ser compulsória para ser estratégica


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