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A heterogeneidade como elemento constituinte e subversor do fantástico na literatura de distopia feminina pós-moderna III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS.

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1 A heterogeneidade como elemento constituinte e subversor do fantástico na literatura de distopia feminina pós-moderna III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS CONHECIMENTOS EM DIÁLOGO: LINGUAGENS E ENSINO Dr. Alexander Meireles da Silva Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFG – Campus Catalão

2 Proposta Este trabalho propõe uma leitura das transformações pela qual a literatura de distopia vem passando dentro do insólito desde as últimas décadas do século vinte, a partir da utilização de convenções de outras vertentes romanescas e de estratégias literárias diversas. Visando demonstrar como este processo constrói e subverte o elemento metaempírico da ficção distópica, este estudo irá analisar o romance Parable of the Sower (1993), da escritora afro- americana Octavia E. Butler.

3 O lugar da distopia O termo distopia, também conhecido como anti-utopia, utopia devolucionária, contra-utopia e utopia negativa, designa qualquer projeção de uma sociedade localizada em tempo e espaço específicos que o leitor pode perceber como pior que a sociedade na qual ele vive. (MOYLAN, 2000, p. 74). Segundo M. K. Booker a distinção entre utopias e distopias se dá pelo fato de que, o utopianismo é baseado em uma crítica sobre as deficiências do presente, enquanto que o pensamento distópico se baseia em uma crítica sobre perceptíveis deficiências no futuro (BOOKER, 1994, p.19). É exatamente esse recorrente impulso para o futuro em histórias de marcante ambientação tecnológica que levou críticos como Raymond Williams em Utopia and Science (1979), a associarem as distopias na literatura moderna com a ficção científica (FC).

4 A distopia moderna O romance Nós (1922), de Eugene Zamiatin é considerado o primeiro romance distópico moderno. Sua influência pode ser percebida pelos vários elementos que se tornaram convenções da literatura de distopia, tais como: 1. Narrativa em media res; 2. Alienação de sua condição de oprimido; 3. Contato com alguma força subversiva, representada por outro personagem, grupo ou evento; 4. Alienação do restante do seu mundo; 5. Oposição ao poder totalitário e; 6. Derrota pelas mãos das instituições mantenedoras da ideologia dominante.

5 A distopia e Todorov Segundo Todorov (2006, p. 160), a ficção científica se liga ao Maravilhoso pela naturalização do insólito, ou seja, a ocorrência de situações ou seres sobrenaturais não provoca qualquer reação nas personagens ou no narrador, visto que ambos estão imersos em um universo em que tudo é possível. Mas a qual FC ele está se referindo? Ficção científica hard e ficção científica soft; Pela construção de um universo ficcional fortemente preocupado com a observância das leis do mundo empírico no qual um fato sobrenatural se internaliza a tal ponto que se torna intrínseco a realidade retratada, padrão este observado por Todorov em relação à obra kafkiana (TODOROV, 1992, p ), o romance distópico se ligaria ao Fantástico. A distopia pós-moderna, caracterizada pela presença da contra- narrativa utópica, subverte esta idéia por meio da construção do insólito na sua narrativa.

6 Parable of the Sower (1993) O romance narra o diário de uma jovem afro-americana que vive com sua família em uma comunidade fechada, mas cercada por gangues e pela anarquia em que se transformaram os Estados Unidos com a falência das instituições governamentais em decorrência de um capitalismo selvagem. Motivada pelo temor em relação ao futuro de sua comunidade, Lauren cria uma nova e particular concepção de Deus. Lançada em um ambiente hostil com a destruição de seu lar, Lauren passa por diversas adversidades à medida que se torna a líder e guia espiritual de um crescente grupo de pessoas de etnias e histórias diversas.

7 Parable of the Sower e o fantástico furtadiano A ligação de Parable of the Sower com o fantástico, nos termos colocados por Todorov, se reforça pela presença de uma arquitetura textual composta de uma combinação de elementos narratológicos propostos por Felipe Furtado em A construção do fantástico na narrativa (1980) tais como: 1. A presença de um narrador intradiegético que também compartilha o papel de protagonista; 2. A evocação de um espaço híbrido, indefinido, no qual o mundo real é subvertido gradativamente pelo metaempirismo.

8 A contra-narrativa utópica A contra-narrativa utópica no romance de Octavia E. Butler se dá pela utilização de elementos da literaturas afro-americana e pós-colonialista, sendo eles: 1. A identificação da personagem com a figura do Trickster afro- americano; 2. A presença intertextual de convenções das narrativas de escravos; 3. A ênfase na importância da multiplicidade, da incorporação da diferença, na força do híbrido. Abrace a diversidade / Una-se - / Ou seja dividido, / roubado, / dominado, / morto / Por aqueles que vem você como uma presa. / Abrace a diversidade / Ou seja destruído (BUTLER, 1993, p. 176).

9 Fantástico ou Maravilhoso? A arquitetura textual de Parable of the Sower subverte não apenas as convenções da literatura de distopia, mas do próprio fantástico. Ainda que o romance distópico se enquadre no alcance deste gênero, a tessitura entre a temática da ficção científica com a figura folclórica do Trickster, os elementos das narrativas de escravos permeados de acontecimentos sobrenaturais e outras convenções recorrentes da literatura oral Afro-Americana faz com que Parable of the Sower, enquanto romance distópico pós-moderno, se desloque dos domínios do fantástico para adentrar nos territórios do Maravilhoso. Nestes termos, a literatura de distopia pós-moderna se liga ao Maravilhoso em decorrência da mescla de elementos oriundos de outros textos também vinculados a este gênero especulativo, resultando em um espaço híbrido de ficção metaempírica.

10 Referências BOOKER, M. Keith. Introduction: utopia, dystopia, and social critique. In: BOOKER, M. Keith. The dystopian impulse in modern literature. London: Greenwood Press, 1994, p BUTLER, Octavia E. Parable of the Sower. New York: Warner Books, FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, GARCIA, Flavio, BATISTA, Angélica Maria Santana. Dos fantásticos ao Fantástico: um percurso por teorias do gênero. In: SILVA, José Pereira (Ed.). Revista SOLETRAS. n.10. São Gonçalo: FFP/UERJ, Disponível em MOYLAN, Tom. Scraps of the untainted sky. Colorado: Westview Press, TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, (Debates; 98) TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006 (Debates; 14) WILLIAMS, Raymond. Utopia and science fiction. Patrick Parrinder (ed.). Science fiction: a critical guide. London: Longman, 1979, p

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