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Unigraphics – Práticas Laboratoriais “Comandos Básicos”

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Apresentação em tema: "Unigraphics – Práticas Laboratoriais “Comandos Básicos”"— Transcrição da apresentação:

1 Unigraphics – Práticas Laboratoriais “Comandos Básicos”
Engenharia Mecatrônica Uniban 2010 Prof. Ricardo P. Moraes Criado por: Ricardo Moraes

2 Unigraphics – Comandos Básicos
Comandos: Página New/Open Gateway/Drafting/Modeling Modelamento Geométrico Parametrizado e 7 Barra de Ferramentas e 9 Close e Exit Funções botão direito do mouse Layer WCS e 14 Primitivas/Block e 16 Object Display (Edita layer,cor,fonte) Cilindro Cone Esfera Translate a 23 Rotate a 26 Mirror a 28 Unite Subtract ÍNDICE

3 Unigraphics – Comandos Básicos
Comandos: Página Intersect Offset Face Edge Blend Chamfer Hollow Trim Body e 37 Split Body Adendo “Teamcenter: Gerenciador de dados matemáticos” a 46 ÍNDICE Observação: Esta apostila é apenas um manual prático para auxílio do aluno, sendo que para efeito de conteúdo de ensino serão também considerados todos os recursos, explicações, exercícios e informações ministrados em sala de aula (extra apostila) juntamente com a participação do aluno.

4 Unigraphics – Comandos Básicos
NEW CRIA UMA NOVA PASTA E UM NOVO ARQUIVO OPEN – ABRE UM ARQUIO EXISTENTE Ícone para criar uma nova pasta Digite o nome do Arquivo e clique OK

5 Unigraphics – Comandos Básicos
Após criar ou abrir um arquivo, o portão de entrada é o Módulo Gateway. Módulo Modeling – Para geração e edição: de linhas, pontos,superfícies, sólidos. Pode ser acessado através do menu: Start – Modeling, ou através do teclado digitando Ctrl + m. Módulo Drafting – Geração e edição: formatos de papel, plotagem, dimensões, geração de vistas, hachuras. Pode ser acessado através do menu: Start – Drafting, ou através do teclado digitando Ctrl + Shift + d.

6 COMANDOS BÁSICOS DE UG Modelamento Geométrico Parametrizado
Na modelagem tradicional, os passos usados para construir o sólido não são gravados. Isto é conhecido como Modelamento Sólido Explícito. O corpo sólido é criado sem guardar a história dos perfis individuais. Isto torna o processo de modificação mais complexo e demorado. Condições de parametrização é a habilidade de capturar as condições geomé- tricas, as relações dimensionais e as posições relativas entre o perfil e o sólido. Um software Cad que pode capturar as condições de parametrização é chama- do de Modelador Paramétrico. O Programa Unigraphics NX4 tem função robusta de modelador paramétrico. O programa também dá a você a chance de adicionar ou remover as condições de parametrização. Modelamento Paramétrico: são todas as dimensões usadas para descrever as várias características do modelo sólido (ex: parametros de comprimento, largura, altura e formas adicionadas ao sólido).

7 COMANDOS BÁSICOS DE UG A estrutura do Modelamento
geométrico parametrizado é mostrado no Part Navigator. Clicando no ícone , abre-se a caixa de diálogo Part Navigator, onde podemos verificar toda a estrutura do arquivo. Também pode-se deixar as entidades invisíveis, bastando para isso desabilitá-lo. Visível Invisível

8 Unigraphics – Comandos Básicos
PERSONALIZANDO A BARRA DE FERRAMENTAS : Pode ser acessado através do menu: View – Toolbars –Customize ou clicar com o botão direito do mouse na área da toolbar (parte cinza) – Customize. Área da Toolbar Para personalizar a barra de ferramentas, primeiro temos que entrar no Módulo Modeling ( Ctrl+m).

9 Unigraphics – Comandos Básicos
Caixa de Diálogo Customize Adiciona a Toobars na Área de Trabalho. Adiciona ícones na Toolbars Adicionar primeiro as Toobars: Standard com os seguintes ícones: Open, Save e Transform. Utility com os seguintes ícones: Work Layer, Layer Settings, Move to Layer, Copy to Layer, Wcs Origen, Rotate Wcs, Orient Wcs, Set Wcs to Absolute, Display Wcs, Save Wcs. Form Feature com os seguintes ícones: Extrude, Extract Geometry, Block, Cylinder, Cone, Esphere. Feature Operation com os seguintes ícones: Edge Blend, Chanfer, Shell, Offset Face Trim Body, Split Body, Unite, Subtract, Intersect. Snap Point com os seguintes ícones: Todos (padrão do software).

10 COMANDOS BÁSICOS DE UG Procedimento para Comando Close Exit
: Fechar arquivo e Finalizar seção Para fechar arquivo: Comando: File – Close- All parts Após Para finalizar seção: Comando: File – Exit

11 Unigraphics – Comandos Básicos
Botão direito do mouse Clique para abrir a caixa de dialogo ao lado. Este comando preenche a tela do monitor com toda a geometria. Reset a vista no monitor em Top (Vista Planta) Undo: desfaz o último comando

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Procedimento para Comando Layer Layers são camadas onde podemos distribuir as entidades, no total temos 256. Format – Layer Settings ou Ctrl + L: Para selecionar ou deselecionar as layers na tela. Work Layer: Layer de trabalho, onde estão sendo criadas as entidades. As camadas de trabalho podem ser entendidos como folhas de papel transparentes sobrepostas, isto é, em cada folha poderemos criar desenhos ou partes deles, quando juntarmos todas as folhas, teremos o desenho completo. Layers visíveis Layers invisíveis Para selecionar (visível) ou deselecionar (invisível): clicar duas vezes sobre o layer desejado.

13 COMANDOS BÁSICOS DE UG Procedimento para Comando WCS
Levar para o Zero Absoluto Quando criamos um arquivo, sua Coordenada é gerada no 0,0,0 (Absoluto do sistema). Esta coordenada chamamos WCS. Pode-se move-lo durante a geração do desenho. Menu – WCS – Orient : abre a caixa de diálogo abaixo Reset a WCS na coordenada Absoluta (0,0,0) + OK Continua

14 COMANDOS BÁSICOS DE UG Procedimento para Comando WCS Mover no espaço
Podemos mover a WCS no espaço durante a geração do desenho, mas não esquecer de voltar para o absoluto quando terminar o desenho. Menu – WCS – Origin : abre a caixa de dialogo abaixo Definir o método e clique no local desejado para localizar a WCS + Cancel

15 COMANDOS BÁSICOS DE UG Primitivas : é um objeto sólido a qual serão adicionados ou removidos para executar uma peça. Quando é criada uma primitiva, o tipo e o tamanho devem ser especificados, bem como a localização no espaço (coordenadas). Existem 4 tipos de primitivas: -Bloco (Bock) -Cilindro (Cylinder) -Cone -Esfera (Sphere) Block : uma primitiva Bloco pode ser criada por meio da especificação da orientação, do tamanho e da localização do bloco no espaço do modelo. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Block Acessando a comando podemos criar Primitivas Bloco de 3 maneiras: Origem , comprimento, largura e altura. -Dois pontos em diagonal no plano e altura. -Dois pontos na diagonal em planos diferentes. Uma vez criado a Primitiva Bloco, o tamanho pode ser editado.

16 COMANDOS BÁSICOS DE UG Ìcone que habilita a criação de um
sólido entrando com a origem, comprimento, largura e altura. Ìcone que habilita a criação de um sólido entrando com dois pontos em diagonal no mesmo plano e altura altura Comprimento, largura e altura. Ìcone que habilita a criação de um sólido entrando com dois pontos em diagonal e planos diferentes. Para entrar com a origem , usar a toolbar Snap Point

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Procedimento para Comando Object Display Edita a entidade trocando o número do layer, a cor, tipo (centro, tracejada) Menu - Edit – Object Display ou Ctrl + j - Abre a caixa de dialogo abaixo Troca número do layer Selecione a entidade a serem editada + OK Troca a cor abrindo a caixa de dialogo acima Troca a fonte para Tracejada ou traçoponto

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Cylinder : uma primitiva cilindro pode ser criada por meio da especificação da orientação, do diametro e da altura. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Cylinder Diametro e Altura Altura e raio

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Cone : uma primitiva cone pode ser criada por meio da especificação da orientação, do diametro e da altura. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Cone Diametro , altura Diametro , metade do angulo Base Diametro , altura e meio ângulo Topo Diametro (aceita valor zero) , altura e meio ângulo Dois arcos ou círculos coaxial (mesmo eixo)

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Sphere : uma primitiva esfera pode ser criada por meio da especificação da orientação, do diametro e do centro. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Sphere Diametro , Centro Selecionar um Arco ou círculo

21 Unigraphics – Comandos Básicos
Procedimento para o Comando Translate Desloca entidades em X,Y e ou Z Ícone Transform ou Ctrl + t ou menu Edit – Transform: para abrir caixa de diálogo ao lado. Selecionar as entidades a serem copiadas ou editadas + OK Para uma seleção mais rápida podemos usar Filtros: Type: Curve, Point, Body Layer: escolha a layer (s). (veremos mais a frente) Color: uma ou mais cores.

22 Unigraphics – Comandos Básicos
Procedimento para Translate mover ou copiar : de um ponto a outro ou por uma distância ( X,Y e ou Z ) Clique para abrir caixa de diálogo abaixo. OK Clíque `To A Point p/ abrir caixa diálogo ao lado escolha o ponto inicial , ponto final e Clique OK OU Clique Delta Selecione a direção(ões) , entrando com a distância desejada e clique OK.

23 Unigraphics – Comandos Básicos
Opção de deslocar para outro layer Clique para mover a(s) entidade(s) Clique para copiar a(s) entidade(s) Desfaz o comando Não clicar em OK, para sair do comando clique em Cancel

24 Unigraphics – Comandos Básicos
Procedimento para o Comando Rotate Rotação de entidades Ícone Transform ou Ctrl + t ou menu Edit – Transform: para abrir caixa de diálogo ao lado. Selecionar as entidades a serem copiadas ou editadas e clique OK Para uma seleção mais rápida podemos usar Filtros: Type: Curve, Point, Body Layer: escolha a layer (s). (veremos mais a frente) Color: uma ou mais cores. Continua

25 Unigraphics – Comandos Básicos
Rotate: podemos fazer rotação nos eixos ( X,Y e ou Z ). Clique para abrir caixa de diálogo abaixo Ou por dois pontos ou uma linha existente Escolha o método e clique no Centro do eixo de rotação Continua

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Escolha o eixo para a rotação Entre com a ângulo e clique OK Move a(s) entidade(s) Copia a(s) entidade(s) Não clicar em OK, para sair do comando clique em Cancel Desfaz o comando

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Procedimento para Comando Mirror Espelha as entidades selecionadas. Ícone Transform ou Ctrl + t ou menu Edit – Transform: para abrir caixa de diálogo ao lado. Selecionar as entidades a serem copiadas ou editadas e clique OK. Para uma seleção mais rápida podemos usar Filtros: Type: Curve, Point, Body Layer: escolha a layer (s). (veremos mais a frente) Color: uma ou mais cores. Continua

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Mirror podemos espelhar : nos eixos X,Y e ou Z Clique para abrir caixa de diálogo abaixo. OK Clique no eixo desejado + OK Continua

29 Unigraphics – Comandos Básicos
Unite : essa opção permite que dois ou mais corpos sólidos sejam combinados em um. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Combine Bodies – Unite Target solid é o corpo sólido no qual as operações serão executadas ¢50 Target solid passa seus atributos para o resultado da operação booleana. 20x40x80 ¢80 Tool solids é o corpo sólido que opera no target solid. Antes 3 corpos sólidos Depois um corpo sólido

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Subtract : essa opção permite remover o materail de um corpo sólido (Target Body),usan- do outro corpo sólido (Tool solid). Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Combine Bodies – Subtract. Target solid é o corpo sólido no qual as operações serão executadas ¢25 ¢37 Display mode Wireframe Tool solids é o corpo sólido que opera no target solid. Display mode Shaded Antes 3 corpos sólidos Depois um corpo sólido

31 Unigraphics – Comandos Básicos
Intersect : essa operação booleana permite que um novo sólido seja criado com base em dois sólidos. O sólido resultante será a parte comum aos dois sólidos selecionados. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Combine Bodies – Intersect. Target solid é o corpo sólido no qual as operações serão executadas Depois um corpo sólido Tool solids é o corpo sólido que opera no target solid. Antes 2 corpos sólidos

32 Unigraphics – Comandos Básicos
Offset Face : essa operação permite que uma ou mais faces de um sólido seja translada- da. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Offset/Scale – Offset Face. Valor positivo ou negativo

33 Unigraphics – Comandos Básicos
Edge Blend : essa operação cria faces cilíndricas ou cônicas no lugar de uma egde em um corpo sólido. O sistema adiciona ou subtrai material dependendo da topologia do corpo só- dido e encurta as faces que se cruzam na edge selecionada. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Detail Feature – Edge Blend. Edge selecionada Raio do arredondamento

34 Unigraphics – Comandos Básicos
Chamfer : essa operação chanfra as edges de um corpo sólido por meio da definiçao das dimensões de chanfro desejada. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Detail Feature – Chamfer. Edge selecionada Chanfro

35 Unigraphics – Comandos Básicos
Hollow : essa operação cria uma cavidade interna ou uma casca ao redor de um sólido existente, com base em uma espessura especificada. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Offset/Scale – Hollow. O botão Face: para selecionar faces individualmente O botão Region: para selecionar uma região de faces O botão Body: para criar uma região fazia em um cor- po sem retirar nenhuma face. Espessura: positiva espessura interna, negativa espes- sura externa.

36 Unigraphics – Comandos Básicos
Trim Body: essa operação corta parametricamente um sólido ou uma superfície. Quando editar a linha que gerou a superfície de trimagem,o sólido recebe a alteração. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Trim – Trim . Seleciona o sólido ou superfície a trimar. O vetor de orientação (reversível) pelo qual se opta qual parte do Sólido será trimada

37 Unigraphics – Comandos Básicos
Trim Body : obs. Ao se executar a operação de corte escolhendo o vetor de orientação um dos lados trimados é eliminado automaticamente. Lado trimado a ser eliminado Resultado final da aperação

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Split Body: essa operação separa um sólido ou uma superfície em duas entidades, ele desparametriza o sólido. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Trim – Split. Antes: 1 sólido parametrizado Depois: 2 sólidos desparametrizados

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Teamcenter: Gerenciador de dados matemáticos

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