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1 Unigraphics – Práticas Laboratoriais Comandos Básicos Engenharia Mecatrônica Uniban 2010 Prof. Ricardo P. Moraes Criado por: Ricardo Moraes.

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1 1 Unigraphics – Práticas Laboratoriais Comandos Básicos Engenharia Mecatrônica Uniban 2010 Prof. Ricardo P. Moraes Criado por: Ricardo Moraes

2 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 2 ÍNDICE Comandos: Página New/Open Gateway/Drafting/Modeling Modelamento Geométrico Parametrizado e 7 Barra de Ferramentas e 9 Close e Exit Funções botão direito do mouse Layer WCS e 14 Primitivas/Block e 16 Object Display (Edita layer,cor,fonte) Cilindro Cone Esfera Translate a 23 Rotate a 26 Mirror a 28 Unite Subtract Unigraphics – Comandos Básicos

3 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 3 ÍNDICE Comandos: Página Intersect Offset Face Edge Blend Chamfer Hollow Trim Body e 37 Split Body Adendo Teamcenter: Gerenciador de dados matemáticos a 46 Unigraphics – Comandos Básicos Observação: Esta apostila é apenas um manual prático para auxílio do aluno, sendo que para efeito de conteúdo de ensino serão também considerados todos os recursos, explicações, exercícios e informações ministrados em sala de aula (extra apostila) juntamente com a participação do aluno.

4 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 4 Ícone para criar uma nova pasta Digite o nome do Arquivo e clique OK OPEN – ABRE UM ARQUIO EXISTENTE Unigraphics – Comandos Básicos NEW CRIA UMA NOVA PASTA E UM NOVO ARQUIVO

5 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 5 Módulo Modeling – Para geração e edição: de linhas, pontos,superfícies, sólidos. Pode ser acessado através do menu: Start – Modeling, ou através do teclado digitando Ctrl + m. Módulo Drafting – Geração e edição: formatos de papel, plotagem, dimensões, geração de vistas, hachuras. Pode ser acessado através do menu: Start – Drafting, ou através do teclado digitando Ctrl + Shift + d. Após criar ou abrir um arquivo, o portão de entrada é o Módulo Gateway. Unigraphics – Comandos Básicos

6 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 6 COMANDOS BÁSICOS DE UG Na modelagem tradicional, os passos usados para construir o sólido não são gravados. Isto é conhecido como Modelamento Sólido Explícito. O corpo sólido é criado sem guardar a história dos perfis individuais. Isto torna o processo de modificação mais complexo e demorado. Condições de parametrização é a habilidade de capturar as condições geomé- tricas, as relações dimensionais e as posições relativas entre o perfil e o sólido. Um software Cad que pode capturar as condições de parametrização é chama- do de Modelador Paramétrico. O Programa Unigraphics NX4 tem função robusta de modelador paramétrico. O programa também dá a você a chance de adicionar ou remover as condições de parametrização. Modelamento Paramétrico: são todas as dimensões usadas para descrever as várias características do modelo sólido (ex: parametros de comprimento, largura, altura e formas adicionadas ao sólido). Modelamento Geométrico Parametrizado

7 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 7 COMANDOS BÁSICOS DE UG A estrutura do Modelamento geométrico parametrizado é mostrado no Part Navigator. Clicando no ícone, abre-se a caixa de diálogo Part Navigator, onde podemos verificar toda a estrutura do arquivo. Também pode-se deixar as entidades invisíveis, bastando para isso desabilitá-lo. Invisível Visível

8 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 8 Para personalizar a barra de ferramentas, primeiro temos que entrar no Módulo Modeling ( Ctrl+m). Unigraphics – Comandos Básicos PERSONALIZANDO A BARRA DE FERRAMENTAS : Pode ser acessado através do menu: View – Toolbars –Customize ou clicar com o botão direito do mouse na área da toolbar (parte cinza) – Customize. Área da Toolbar

9 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes Adicionar primeiro as Toobars: Standard com os seguintes ícones: Open, Save e Transform. Utility com os seguintes ícones: Work Layer, Layer Settings, Move to Layer, Copy to Layer, Wcs Origen, Rotate Wcs, Orient Wcs, Set Wcs to Absolute, Display Wcs, Save Wcs. Form Feature com os seguintes ícones: Extrude, Extract Geometry, Block, Cylinder, Cone, Esphere. Feature Operation com os seguintes ícones: Edge Blend, Chanfer, Shell, Offset Face Trim Body, Split Body, Unite, Subtract, Intersect. Snap Point com os seguintes ícones: Todos (padrão do software). 9 Adiciona ícones na Toolbars Adiciona a Toobars na Área de Trabalho. Caixa de Diálogo Customize Unigraphics – Comandos Básicos

10 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 10 COMANDOS BÁSICOS DE UG : Fechar arquivo e Finalizar seção Para fechar arquivo: Comando: File – Close- All parts Para finalizar seção: Comando: File – Exit Procedimento para Comando Close Exit Após

11 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 11 Botão direito do mouse Clique para abrir a caixa de dialogo ao lado. Este comando preenche a tela do monitor com toda a geometria. Reset a vista no monitor em Top (Vista Planta) Undo: desfaz o último comando Unigraphics – Comandos Básicos

12 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 12 Procedimento para Comando Layer Layers são camadas onde podemos distribuir as entidades, no total temos 256. Format – Layer Settings ou Ctrl + L: Para selecionar ou deselecionar as layers na tela. Work Layer: Layer de trabalho, onde estão sendo criadas as entidades. Layers visíveis Layers invisíveis As camadas de trabalho podem ser entendidos como folhas de papel transparentes sobrepostas, isto é, em cada folha poderemos criar desenhos ou partes deles, quando juntarmos todas as folhas, teremos o desenho completo. Para selecionar (visível) ou deselecionar (invisível): clicar duas vezes sobre o layer desejado. Unigraphics – Comandos Básicos

13 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 13 COMANDOS BÁSICOS DE UG Reset a WCS na coordenada Absoluta (0,0,0) + OK Procedimento para Comando WCS Levar para o Zero Absoluto Quando criamos um arquivo, sua Coordenada é gerada no 0,0,0 (Absoluto do sistema). Esta coordenada chamamos WCS. Pode-se move-lo durante a geração do desenho. Menu – WCS – Orient : abre a caixa de diálogo abaixo Continua

14 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 14 COMANDOS BÁSICOS DE UG Definir o método e clique no local desejado para localizar a WCS + Cancel Procedimento para Comando WCS Mover no espaço Podemos mover a WCS no espaço durante a geração do desenho, mas não esquecer de voltar para o absoluto quando terminar o desenho. Menu – WCS – Origin : abre a caixa de dialogo abaixo

15 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 15 COMANDOS BÁSICOS DE UG Primitivas : é um objeto sólido a qual serão adicionados ou removidos para executar uma peça. Quando é criada uma primitiva, o tipo e o tamanho devem ser especificados, bem como a localização no espaço (coordenadas). Existem 4 tipos de primitivas: -Bloco (Bock) -Cilindro (Cylinder) -Cone -Esfera (Sphere) Block : uma primitiva Bloco pode ser criada por meio da especificação da orientação, do tamanho e da localização do bloco no espaço do modelo. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Block Acessando a comando podemos criar Primitivas Bloco de 3 maneiras: -Origem, comprimento, largura e altura. -Dois pontos em diagonal no plano e altura. -Dois pontos na diagonal em planos diferentes. Uma vez criado a Primitiva Bloco, o tamanho pode ser editado.

16 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 16 COMANDOS BÁSICOS DE UG Ìcone que habilita a criação de um sólido entrando com a origem, comprimento, largura e altura. Comprimento, largura e altura. Ìcone que habilita a criação de um sólido entrando com dois pontos em diagonal e planos diferentes. Ìcone que habilita a criação de um sólido entrando com dois pontos em diagonal no mesmo plano e altura Para entrar com a origem, usar a toolbar Snap Point altura

17 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 17 Edita a entidade trocando o número do layer, a cor, tipo (centro, tracejada) Procedimento para Comando Object Display Menu - Edit – Object Display ou Ctrl + j - Abre a caixa de dialogo abaixo Selecione a entidade a serem editada + OK Troca número do layer Troca a cor abrindo a caixa de dialogo acima Troca a fonte para Tracejada ou traçoponto Unigraphics – Comandos Básicos

18 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 18 Unigraphics – Comandos Básicos Cylinder : uma primitiva cilindro pode ser criada por meio da especificação da orientação, do diametro e da altura. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Cylinder Diametro e Altura Altura e raio

19 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 19 Unigraphics – Comandos Básicos Cone : uma primitiva cone pode ser criada por meio da especificação da orientação, do diametro e da altura. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Cone Diametro, altura Diametro, metade do angulo Base Diametro, altura e meio ângulo Topo Diametro (aceita valor zero), altura e meio ângulo Dois arcos ou círculos coaxial (mesmo eixo)

20 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 20 Unigraphics – Comandos Básicos Sphere : uma primitiva esfera pode ser criada por meio da especificação da orientação, do diametro e do centro. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Design Feature – Sphere Diametro, Centro Selecionar um Arco ou círculo

21 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 21 Selecionar as entidades a serem copiadas ou editadas + OK Procedimento para o Comando Translate Ícone Transform ou Ctrl + t ou menu Edit – Transform: para abrir caixa de diálogo ao lado. Para uma seleção mais rápida podemos usar Filtros: Type: Curve, Point, Body Layer: escolha a layer (s). (veremos mais a frente) Color: uma ou mais cores. Desloca entidades em X,Y e ou Z Unigraphics – Comandos Básicos

22 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 22 Procedimento para Translate mover ou copiar : de um ponto a outro ou por uma distância ( X,Y e ou Z ) Clique para abrir caixa de diálogo abaixo. OK Clíque `To A Point p/ abrir caixa diálogo ao lado escolha o ponto inicial, ponto final e Clique OK OU Selecione a direção(ões), entrando com a distância desejada e clique OK. Clique Delta Unigraphics – Comandos Básicos

23 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 23 Unigraphics – Comandos Básicos Opção de deslocar para outro layer Clique para mover a(s) entidade(s) Desfaz o comando Clique para copiar a(s) entidade(s) Não clicar em OK, para sair do comando clique em Cancel

24 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 24 Selecionar as entidades a serem copiadas ou editadas e clique OK Procedimento para o Comando Rotate Ícone Transform ou Ctrl + t ou menu Edit – Transform: para abrir caixa de diálogo ao lado. Para uma seleção mais rápida podemos usar Filtros: Type: Curve, Point, Body Layer: escolha a layer (s). (veremos mais a frente) Color: uma ou mais cores. Continua Rotação de entidades Unigraphics – Comandos Básicos

25 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 25 Clique para abrir caixa de diálogo abaixo Rotate: podemos fazer rotação nos eixos ( X,Y e ou Z ). Continua Escolha o método e clique no Centro do eixo de rotação Ou por dois pontos ou uma linha existente Unigraphics – Comandos Básicos

26 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 26 Escolha o eixo para a rotação Move a(s) entidade(s) Desfaz o comando Copia a(s) entidade(s) Não clicar em OK, para sair do comando clique em Cancel Entre com a ângulo e clique OK Unigraphics – Comandos Básicos

27 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 27 Selecionar as entidades a serem copiadas ou editadas e clique OK. Procedimento para Comando Mirror Ícone Transform ou Ctrl + t ou menu Edit – Transform: para abrir caixa de diálogo ao lado. Para uma seleção mais rápida podemos usar Filtros: Type: Curve, Point, Body Layer: escolha a layer (s). (veremos mais a frente) Color: uma ou mais cores. Continua Espelha as entidades selecionadas. Unigraphics – Comandos Básicos

28 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 28 Clique para abrir caixa de diálogo abaixo. OK Mirror podemos espelhar : nos eixos X,Y e ou Z Clique no eixo desejado + OK Continua Unigraphics – Comandos Básicos

29 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 29 Unigraphics – Comandos Básicos Unite : essa opção permite que dois ou mais corpos sólidos sejam combinados em um. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Combine Bodies – Unite Antes 3 corpos sólidos Depois um corpo sólido Target solid é o corpo sólido no qual as operações serão executadas Tool solids é o corpo sólido que opera no target solid. Target solid passa seus atributos para o resultado da operação booleana. ¢50 ¢80 20x40x80

30 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 30 Unigraphics – Comandos Básicos Subtract : essa opção permite remover o materail de um corpo sólido (Target Body),usan- do outro corpo sólido (Tool solid). Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Combine Bodies – Subtract. Target solid é o corpo sólido no qual as operações serão executadas Antes 3 corpos sólidos Depois um corpo sólido Tool solids é o corpo sólido que opera no target solid. Display mode Wireframe Display mode Shaded ¢25 ¢37

31 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 31 Unigraphics – Comandos Básicos Intersect : essa operação booleana permite que um novo sólido seja criado com base em dois sólidos. O sólido resultante será a parte comum aos dois sólidos selecionados. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Combine Bodies – Intersect. Target solid é o corpo sólido no qual as operações serão executadas Antes 2 corpos sólidos Depois um corpo sólido Tool solids é o corpo sólido que opera no target solid.

32 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 32 Unigraphics – Comandos Básicos Offset Face : essa operação permite que uma ou mais faces de um sólido seja translada- da. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Offset/Scale – Offset Face. Valor positivo ou negativo

33 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 33 Unigraphics – Comandos Básicos Edge Blend : essa operação cria faces cilíndricas ou cônicas no lugar de uma egde em um corpo sólido. O sistema adiciona ou subtrai material dependendo da topologia do corpo só- dido e encurta as faces que se cruzam na edge selecionada. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Detail Feature – Edge Blend. Edge selecionada Raio do arredondamento

34 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 34 Unigraphics – Comandos Básicos Chamfer : essa operação chanfra as edges de um corpo sólido por meio da definiçao das dimensões de chanfro desejada. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Detail Feature – Chamfer. Edge selecionada Chanfro

35 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 35 Unigraphics – Comandos Básicos Hollow : essa operação cria uma cavidade interna ou uma casca ao redor de um sólido existente, com base em uma espessura especificada. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Offset/Scale – Hollow. O botão Face: para selecionar faces individualmente O botão Region: para selecionar uma região de faces O botão Body: para criar uma região fazia em um cor- po sem retirar nenhuma face. Espessura: positiva espessura interna, negativa espes- sura externa.

36 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 36 Unigraphics – Comandos Básicos Trim Body: essa operação corta parametricamente um sólido ou uma superfície. Quando editar a linha que gerou a superfície de trimagem,o sólido recebe a alteração. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Trim – Trim. Seleciona o sólido ou superfície a trimar. O vetor de orientação (reversível) pelo qual se opta qual parte do Sólido será trimada

37 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 37 Unigraphics – Comandos Básicos Trim Body : obs. Ao se executar a operação de corte escolhendo o vetor de orientação um dos lados trimados é eliminado automaticamente. Lado trimado a ser eliminado Resultado final da aperação

38 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 38 Unigraphics – Comandos Básicos Split Body: essa operação separa um sólido ou uma superfície em duas entidades, ele desparametriza o sólido. Pode ser acessado através da Barra de Menu: Insert – Trim – Split. Antes: 1 sólido parametrizado Depois: 2 sólidos desparametrizados

39 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 39 Unigraphics – Comandos Básicos Teamcenter: Gerenciador de dados matemáticos

40 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 40 Unigraphics – Comandos Básicos

41 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 41 Unigraphics – Comandos Básicos

42 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 42 Unigraphics – Comandos Básicos

43 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 43 Unigraphics – Comandos Básicos

44 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 44 Unigraphics – Comandos Básicos

45 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 45 Unigraphics – Comandos Básicos

46 Uniban - Curso Engenharia Mecatrônica Criado por: Ricardo Moraes 46 Unigraphics – Comandos Básicos


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