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Normas da APA e informações úteis Helena Martins, 2008

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Apresentação em tema: "Normas da APA e informações úteis Helena Martins, 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Normas da APA e informações úteis Helena Martins, 2008
Publicação Normas da APA e informações úteis Helena Martins, 2008

2 Publicar em Revistas Internacionais é um must
A Maioria dos psicólogos fala inglês; Publicar significa tornar uma coisa pública – publicar numa “língua nacional” é esconder um resultado, não o publicar.

3 Investigar com o intuito de Publicar
Não fazer estudos baseados em questionários transversais com apenas uma fonte; Ter diferentes fontes de informação para os dados recolhidos; Tentar evitar erros metodológicos crassos; Pensar antecipadamente na revista em que se quer publicar e verificar se a pesquisa é adequada àquela; Não fazer estudos baseados em questionários transversais (cross-sectional) com apenas uma fonte (percept-percept problem) Ter diferentes fontes de informação para os dados recolhidos (e.g. questionário, observações, outros informadores, recolha de dados, etc.) Tentar evitar erros metodológicos crassos (e.g. esquecer de fazer uma boa descrição da amostra) Pensar antecipadamente na revista em que se quer publicar e verificar se a pesquisa é adequada a esta revista; Não ser conservador: não há que fazer as coisas da mesma coisa que os outros autores, necessariamente; O que é que se vai dizer, porque é que é importante e que é que se vai acrescentar? Não é preciso fazer tudo de maneira diferente (metodoloia, teoria, design…) no mesmo artigo (mas um aspecto do artigo deverá ser novo/inovador)

4 Investigar com o intuito de Publicar
Não ser conservador: não há que fazer as coisas da mesma coisa que os outros autores, necessariamente; O que é que se vai dizer, porque é que é importante e que é que se vai acrescentar? Não é preciso fazer tudo de maneira diferente no mesmo artigo (mas um aspecto do artigo deverá ser novo/inovador) Não fazer estudos baseados em questionários transversais (cross-sectional) com apenas uma fonte (percept-percept problem) Ter diferentes fontes de informação para os dados recolhidos (e.g. questionário, observações, outros informadores, recolha de dados, etc.) Tentar evitar erros metodológicos crassos (e.g. esquecer de fazer uma boa descrição da amostra) Pensar antecipadamente na revista em que se quer publicar e verificar se a pesquisa é adequada a esta revista; Não ser conservador: não há que fazer as coisas da mesma coisa que os outros autores, necessariamente; O que é que se vai dizer, porque é que é importante e que é que se vai acrescentar? Não é preciso fazer tudo de maneira diferente (metodoloia, teoria, design…) no mesmo artigo (mas um aspecto do artigo deverá ser novo/inovador)

5 O que é interessante? Tópicos novos, provocantes, controversos;
Integrados na literatura; Lidos fora da área; Que contrariem certos “dados adquiridos”; O que parece desestruturado é realidade estruturado e vice-versa; Heterogéneo é na verdade apenas composto de um só elemento e vice-versa O que se considera bom é, na realidade, mau.

6 Não há nada mais prático que uma boa teoria
O segredo da publicação está na fase anterior à recolha de dados: Compreender a teoria; Conhecer os estudos empíricos prévios. A lembrar: Qual a contribuição deste manuscrito? Qual é o valor acrescentado?

7 Escrever Começar com as tabelas, métodos e resultados;
Escrever de forma livre: partir do princípio de que vai precisar de pelo menos 8 versões antes de submeter o artigo – rever o artigo da frente para trás e de trás para a frente; Aceitar que se terá de recalcular os dados, muitas vezes mesmo depois de se ter já escrito tudo. Focar-se no assunto mais importante; Mais não é (sempre) melhor; Quem serão os leitores? O que é que eles quererão saber? Em que estarão a pensar? Onde se poderá obter feedback antes de submeter o artigo?

8 Escrever Agradecimentos Como citar (Campion in PP)
Escrever de forma dedutiva, não indutiva; Começar cada frase com a ideia mais importante, o texto com uma introdução geral ou o parágrafo com a hipótese que se explicará de seguida; Enfatizar o valor acrescentado; O que escrever na Introdução, Métodos (design de amostras), Resultados, Discussão; Não perder de vista “the BIG picture”; Ver as regras de Sternberg;

9 Regras de Sternberg A Escrita deve interessar, informar e persuadir o leitor; Escreva para o leitor; Escreva com clareza Elimine as redundâncias desnecessárias Evite divagações;

10 Regras de Sternberg Não explicar de forma demasiadamente exaustiva (overexplain) Evitar exageros (overstatements); Evitar qualificantes desnecessários Usar o termo ou palavra exacta (e cingir-se a ela) nos seus construtos – alinhe tabelas e texto; Prefira palavras mais simples às mais complexas;

11 Regras de Sternberg Use palavras e exemplos concretos;
Frases simples e curtas; Use a voz activa;

12 Regras de Sternberg Prefira construções frásicas afirmativas às negativas; Evite construir frases ambíguas ou pendentes; Evite princípios sem referentes; Evite pronomes sem antecedentes; Evite frases categóricas; Sumarize;

13 Regras de Sternberg Use transições Coloque-se no background;
Cite fontes, bem como as descobertas; Leia o seu artigo, pondo-o à prova; Peça uma leitura crítica de um colega ou supervisor; Evite linguagem sexista.

14 Dicas Conhecer a revista para que se vai submeter o artigo.
Tamanho normal dos artigos. Participantes (estudantes, empregados, amostra conveniente, amostra representativa, etc.) Desenho (experiências laboratoriais, estudos de campo, transversais, longitudinais) Linhas Gerais de estilo e formatação

15 Erros Comuns (Sternberg)
Não evidenciar valor acrescentado – é só mais um estudo; Não justificar adequadamente o estudo (“não foi feito antes” não é suficiente), apresente razões teóricas e práticas; Argumentos, hipóteses ou conclusões pouco plausíveis; Conclusões que não se extraem dos dados;

16 Ideias Erradas (Sternberg)
Escrever é o menos criativo; O importante é o que se diz, não como se diz; Os artigos maiores são melhores; Mais artigos são melhores; A ciência é informativa, não persuasiva (não é publicidade) Uma forma de ser aceite é refutar a teoria de outrém; Resultados negativos que não suportam a hipótese da investigação valem tanto como os resultados positivos;

17 Ideias Erradas (Sternberg)
O desenvolvimento lógico das ideias reflecte o desenvolvimento histórico das ideias na mente do psicólogo; O trabalho empírico de outros citado no lugar da teoria explicada na introdução; Uma apresentação segura da investigação não produz aceitação; O artigo sai dos parâmetros e não se fica pelo assunto principal; O artigo começa com todo o tipo de coisas, em vez do assunto principal.

18 Maiores Erros de Autores Estrangeiros
Introdução ou discussão sem um foco claro: cada frase precisa de ser relacionada com o tópico principal; Não produza uma falsa expectativa nos leitores ao discutir assuntos que não serão testados no artigo; Comece com o tema geral, o enquadramento, ou a sua expectativa/hipótese. Cada parágrafo deve guiar correctamente as expectativas do leitor, assim, a primeira frase explica o que o leitor pode esperar ler no parágrafo e/ou ponto mais importante. Transições pouco claras

19 Maiores Erros de Autores Estrangeiros
Não use abreviações em nenhum sítio do texto (excepto talvez uma que deve ser explicada no Abstract); Certifique-se que todas as variáveis são denominadas da mesma forma em todo o texto, tabelas e figuras. Não use variações qualquer tipo de variações. Se o seu Inglês não for perfeito, peça a alguém que o corrija antes de o submeter. Não use palavras “caras” e complicadas; Não use coloquialismo.

20 Questões Básicas da Publicação
A Taxa de Citação de uma revista é apenas um meio: o cerne da questão é ter um impacto pessoal. Como é que eu posso aumentar a taxa de citação? Escolher a revista ou publicação certa. Publicar é usar uma forma de comunicação baseada culturalmente.

21 Escolher a Revista certa
Considerar Taxa de Citação; Taxa de Rejeição; Tempo que demoram a publicar; Onde é que outros na mesma área têm escrito artigos; Quão rápido é o turn around na revista em questão; Que revista dá bom feed-back; Que público-alvo se pretende atingir; Qual é o estilo da revista; Verificar os nomes do quadro editorial e especular que pessoas irão rever o artigo;

22 Escolher a publicação-alvo
Onde é que os autores que se cita no artigo publicaram; Ler a descrição da revista (primeira ou última página, antes de começar a escrever); Os editores mudam e com eles a política das revistas: ler os editoriais escritos pelos editores; Tenta primeiro os jornais de grande impacto, se aguentares a dor da rejeição; Replicação de estudos: A sore spot for science and journals; Se o mesmo estudo já foi publicado anteriormente, é improvável que vá ser publicado pela mesma revista; Há boas razões para publicar não em revista, mas em livro - nomeadamente se houver a probabilidade de ser um livro muito citado.

23 Submeter o Artigo Como preparar a escrita, com que é que se começa;
Quanto tempo é que vai levar a escrever; Escrever como uma comunicação indissociável do contexto cultural (cultural-bound); Apresentação de Conferências como uma preparação para a escrita; Obter feedback antes de submeter; Usar a APA checklist antes de submeter;

24 Acknowledgement by Editor
Deverá ser acusada prontamente a recepção do seu artigo por escrito ( ou carta), caso contrário, certifique-se que não ficou perdido nos correios; Deverá também ser informado de quem é o Editor destacado para o seu artigo (“Action Editor”);

25 Acknowledgement by Editor
Na maioria das revistas: Editor Chefe e dois ou mais Editores associados; O seu artigo será tratado por um destes (o “Action Editor”); O “Action Editor” é quem envia o artigo para revisão; A maioria das revistas tem 2-4 revisores.

26 Cutting the Paper Right
Publicar em dois sítios: línguas diferentes? O artigo deve fazer UMA afirmação importante; Não use metodologia NOVA (estatística, operacionalização), teoria NOVA, e design NOVO no mesmo artigo (mas UM aspecto do artigo deverá ser NOVO).

27 Cutting the Paper Right
Mais do que um autor por conjunto de dados; Não cortar demasiado no artigo (e.g., uma relação e depois um efeito mediador – levará à rejeição) Decisão: qual a história mais em linha de conta com os dado recolhidos (é uma decisão porque os dados per si não contam história nenhuma)

28 Partes de um manuscrito (verificar o powerpoint disponibilizado)
Decisão Editorial (pdf disponibilizado)

29 Fontes Tetrick, Lois (2006). Guidelines to Publishing in I/O Journals: A US perspective. Apresentação para o Mestrado WOP-P Erasmus Mundus. Consultado a 3 de Dezembro de 2006 em Frese, Michael (2006).Publishing in International Journals. Workshop do Mestrado Erasmus Mundus em WOP-P, Consultado a 3 de Dezembro de 2006 em


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