A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ABORDAGEM CASCATA SOBREVIVE Matt Light, do Gartner.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ABORDAGEM CASCATA SOBREVIVE Matt Light, do Gartner."— Transcrição da apresentação:

1 A ABORDAGEM CASCATA SOBREVIVE Matt Light, do Gartner

2 A Abordagem Cascata sobrevive Matt inicia seu artigo comentando que as notícias da "morte" do método cascata foram exageradas. O que ocorreu é que o método sofreu adaptações para sobreviver a obstáculos que surgiram.

3 A Abordagem Cascata sobrevive O artigo considera que apesar da morte do efeito cascata, ela ainda continua sendo usada na maioria dos projetos, e várias questões como desafios culturais, formas de uso, vocação para serem aplicadas em projetos sem estrutura e dificuldade de escalonamento cooperam para tal fato. Considerações:

4 A Abordagem Cascata sobrevive Não mude para uma abordagem mais ágil abandonando totalmente as abordagens mais tradicionais para entrega de sistemas. - Adapte sua abordagem de cascata para solucionar falhas e adote técnicas positivas de outras abordagens. Em resumo: Não ser radical. Espera as coisas acontecerem para tomar uma decisão mais precisa. Se adapte ao meio. Recomendações:

5 A Abordagem Cascata sobrevive Até 2014 uma abordagem cascata adaptada vai ser usada na maioria dos projetos de sistemas de informação. Hipótese:

6 A Abordagem Cascata sobrevive Em análise ao artigo, Matt, faz uma analogia de uma pergunta de um de seus clientes o questionando se o gerenciamento ágil de projetos substituirá a cascata como principal método até E exemplifica, citando um jornalista que devia investigar a suposta morte do humorista Mark Twain e o encontrou vivo em sua residência descansando. Ou seja, o mesmo acontece com rumores a respeito do fim da abordagem tradicional de cascata. Dados do Gartner confirmam: Métodos estruturados e tradicionais ainda são usados na maioria dos projetos e com muita frequência.

7 A Abordagem Cascata sobrevive - Costume do uso da abordagem em cascata - Utilização em muitos projetos nas ultimas décadas. - Lógica de sua estrutura - modelo simples e a sequência de etapas é facilmente assimilada. Apesar da simplicidade algumas etapas atrasam e até prejudicam o projeto que se utiliza desta metodologia, gerando assim rumores de seu fim. O poder da recuperação:

8 A Abordagem Cascata sobrevive Adaptação em seu uso durante o caminho para o cemitério. Adaptaram para lidar com falhas Ampliação do domínio para o futuro próximo pois métodos ágeis provaram necessitar de mais e não menos disciplina e sofisticação para lidar com projetos de médio a grande porte. O poder da recuperação:

9 A Abordagem Cascata sobrevive Outra vantagem do modelo de cascata é que se adapta facilmente em um mercado onde a tendência é mais desenvolvimento terceirizado e maior uso de pacotes de aplicação. Trabalha facilmente neste modelo de terceirização, pois ocorrem adaptações as quais são modificados ou adicionados processos em resposta a acréscimos ou mudanças de amplitude e exigências e isso não interfere na produção da equipe de desenvolvimento. Terceirização e pacotes:

10 A Abordagem Cascata sobrevive Ainda falta algo, mas com definições tão pragmáticas, a abordagem de cascata geralmente é boa o suficiente para entregar projetos bem-sucedidos. Terceirização e pacotes:

11 A Abordagem Cascata sobrevive Testes representam uma discreta etapa Falsa idéia de que essa abordagem verifica a qualidade do software somente no final do processo Infelizmente, as vezes, essa concepção se prova real Equipes de desenvolvimento não adotam práticas de gerenciamento de qualidade básicas – verificações ciclo de vida. Adaptações baseadas na adoção de boas práticas:

12 A Abordagem Cascata sobrevive Projetos de cascata foram beneficiados por medidas que estimularam a eficácia de outros estilos de desenvolvimento. Envolvimento de pequenas equipes com projetos internos pode impulsionar a produtividade, pois permitem melhor comunicação, facilitando solução dos problemas que surgem. Adaptações baseadas na adoção de boas práticas:

13 A Abordagem Cascata sobrevive Em resumo, o método cascata é uma boa opção para gerenciamento de projetos, uma vez que provou que apesar de sua quase extinção, devido ao seu uso comum e suas vantagens de adaptação, ainda sobrevive. Conclusão:

14 A Abordagem Cascata sobrevive Alunos: Eduardo Henrique Lenz Fernando Nilsen


Carregar ppt "A ABORDAGEM CASCATA SOBREVIVE Matt Light, do Gartner."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google