A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3º Rodízio do Programa de Trainees André Feitoza de Mendonça

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3º Rodízio do Programa de Trainees André Feitoza de Mendonça"— Transcrição da apresentação:

1 3º Rodízio do Programa de Trainees André Feitoza de Mendonça
Visita ao SEBRAE/AL Bom dia Experiência 3º rodízio visitei SEBRAE/AL durante o período de 7 a 25 de fevereiro. O objetivo dessa apresentação é analisar a atuação finalística do SEBRAE/AL e seus desafios, tendo como pano de fundo o acompanhamento das atividades realizadas no APL Ovinocaprinocultura. André Feitoza de Mendonça

2 Roteiro Realidade socioeconômica do Estado de Alagoas;
Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL); Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura; Realidade x Diretrizes do SEBRAE/NA; Aprendizado e crescimento profissional; Dessa forma, a minha apresentação contemplará: Breve análise dos indicadores socioeconomicos Explicação sobre o programa de APLs Desafios e a atuação do SEBRAE/AL no APL de Ovinocaprinocultura. Após, farei um paralelo entre a realidade do estado alagoano e as diretrizes do SEBRAE NA Por fim, relatarei um pouco do meu aprendizado e crescimento profissional;

3 Realidade socioeconômica do estado de Alagoas
População habitantes Analfabetismo Superior a 35% Mortalidade Infantil 46 óbitos a cada mil nascimentos Produto Interno Bruto 20º do país com cerca de R$ ,00 por habitante A população alagoana passa de 3 milhões de pessoas, entretanto , metade delas vive na pobreza e extrema pobreza. O analfabetismo funcional atinge 35% da população, sendo o maior do país. A mortalidade infantil atinge 46 óbitos a cada mil nascimentos. A média brasileira é 20. E o PIB do estado é o 20º do país, apresentando grande concentração na produção canavieira.

4 Aqui temos algumas fotos de Alagoas, onde podemos observar desde a praia de Pajuçara...
a vegetação do sertão alagoano.... até o Rio São Francisco que é utilizado de várias formas até para lavar roupa como a foto ilustra.

5 Programa de Arranjos Produtivos Locais
Agora falando do Programa de Arranjos Produtivos Locais, temos que essa iniciativa é o carro chefe da atuação do SEBRAE/AL. São 13 os APLs que compoem o programa, abrangendo 60% dos municípios. Alguns deles são: apicultura, moveleiro, pisicultura e ovinocaprinocultura. Ele foi criado em 2004 e a coordenação fica a cargo do SEBRAE/AL e da Secretaria de Planejamento do Estado. Cada APL possui estrutura de governança composta pelo Gestor do APL, parceiros e público-alvo, que compoem a grupo gestor do APL. Vale destacar que o gestor é um consultor do SEBRAE/AL pago com recurso do governo do estado.

6 Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
21 municípios atendidos com 1500 produtores; Falta de sede do SEBRAE/AL no sertão; Falando um pouco do acompanhamento do APL Ovinocaprinocultura e das minhas impressões, pude observar que o APL atende 21 municípios do sertão, contabilizando 1500 produtores. Para esse desafio, apenas 1 gestor se desloca para a região e...é lógico que ele não é capaz de atender da mesma forma todo o território. Em especial, eu constatei que o gestor concentra sua força de trabalho no Alto Sertão, região mais afastada do litoral onde ficam localizados os municipios de Delmiro Gouveia e Piranhas. Outro ponto é a falta de uma sede no sertão, o que dificulta ainda mais o acompanhamento das ações do APL.

7 Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
Grau de instrução da população; Falta de associativismo; Implantação de infra-estrutura no sertão; Falta de controle sobre ações do APL; Outro ponto a ser observado é o grau de instrução da população atendido. O gestor do APL, por exemplo, mencionou que cursos que tem duração média 3 meses são executados em 10 meses. A falta de associativismo foi também percepção minha. Diante das inúmeras dificuldades que a população enfrenta é muito dificil trabalhar o associativismo na região, fato comprovado pelas poucas cooperativas que atuam de forma ativa em parceira com o APL. Outra questão que se coloca é a dificuldade de implantação e, sobretudo, gestão de infra-estrutura voltada para o APL. Por exemplo, pude constatar que o APL apoia por meio de uma ação a construção de 15 centros de recepção de ovinos e caprinos, contudo, observei que existe 1 centro desses construído e sem utilização na cidade de Ouro Branco. Algumas perguntas como: quem será o responsável por gerir o negócio? São realizadas apenas depois da construção finalizada.

8 Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
Natucapri Como exemplo de transformação provocada pelo APL Ovinocaprinocultura, podemos citar a Natu capri. Trata-se de uma associação de produtoras de cosméticos a base de leite caprino da cidade de Maravilha. Dessa forma, elas conseguiram, com ajuda do APL, de se inserir de forma inovadora na cadeia produtiva vigente na região. A produção no ano passado da associação foi de 10 mil sabonetes.

9 Análise dos desafios e da atuação do APL Ovinocaprinocultura
Compras Coletivas Outro ponto observado foi a forma encontrada no sertão para aumento do rebanho de ovinos e caprinos através de compras coletivas. Um grande fornecedor de rebanho recebe em sua propriedade pequenos produtores em sua propriedade e escolhem parte de seu rebanho. O banco financia a compra desses pequenos produtores, mas dá o dinheiro para o fornecedor, deixando os pequenos com o débito no banco. Isso acontece porque quando o dinheiro era dado para os pequenos proprietários, eles compravam outros bens como motos.

10 Realidade x Diretrizes do SEBRAE/NA
Aumento da contrapartida na participação de cursos; Gestão Orientada para Resultados: Construção do projeto com público-alvo; Mensuração dos resultados finalísticos; Independência da estratégia do SEBRAE/AL ; Com base na minha experiencia em Alagoas, eu pode fazer um paralelo das diretrizes do SEBRAE/NA com a realidade da região. Nesse contexto pode-se citar o aumento da contrapartida dos empresários exigida pelo Sebrae Nacional. Será que isso não reduzirá a quantidade de empresa que poderiam acessar uma ferramenta SEBRAE? Como relação a Gestão Orientada para Resultados temos dois pontos a serem considerados: A construção de projetos que é indicada ser realizada com participação ativa do público-alvo muitas vezes não pode ser realizada por conta da falta de representatividade desse público por meio de governança. - Outro ponto observado foi a dificuldade de se mensurar os resultados finalísticos de um projeto. O público-alvo é muito volátil e a dificuldade de acesso a eles muitas vezes distorce a mensuração. Outro ponto que merece destaque é a independencia da estratégica do SEBRAE/AL com relação ao direcionamento estratégico. O SEBRAE/AL possui grande parceria com o governo do estado, o que pode muitas vezes influenciar nas ações da instituição. Por exemplo, é intençao do governo passar dos 13 apls existentes para 30. Será que o SEBRAE/AL possui estrutura para isso?

11 Aprendizado e crescimento profissional
Melhoria da qualidade do trabalho no SEBRAE/NA de formulador de diretrizes e metodologias; Conhecimento da cultura de Alagoas: Compra de votos; Falta associativismo; Alegria da população; Com relação ao meu aprendizado no 3º rodízio posso mencionar que essa experiência vai elevar a qualidade do meu trabalho de formulador de diretrizes e metodologias aqui em Brasília. Por outro lado, é sempre importante conhecer uma nova realidade, uma nova cultura. Lá, eu pude observar que ainda existe a prática de compra de votos por parte de alguns municipios. Muitos prefeitos do sertão nem mesmo moram na cidade, preferindo a capital Maceio. Entretanto, também pude observar a alegria dos alagoanos e orgulho que eles tem de sua região.

12 Será que as soluções do SEBRAE são suficientes para atender a população de Alagoas?
Diante de toda a realidade apresentada, uma questão se coloca para nossa reflexão: Será que o sebrae está preparado para atender a população de alagoas...onde o grau de instrução, as condições empresariais são dificeis e o trabalho com associativismo não é aceito por parte da população.

13 André Feitoza de Mendonça
OBRIGADO! André Feitoza de Mendonça


Carregar ppt "3º Rodízio do Programa de Trainees André Feitoza de Mendonça"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google