A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Silvio MELHADO 22/nov/2002 Workshop 2002 Silvio MELHADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Silvio MELHADO 22/nov/2002 Workshop 2002 Silvio MELHADO"— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE DO PROCESSO DE PROJETO: DISCUSSÃO DA POSTURA DO ARQUITETO
Silvio MELHADO 22/nov/2002 Workshop 2002 Silvio MELHADO II Workshop Gestão do Processo de Projeto - Porto Alegre - RS

2 1 Introdução Contexto em SP: aumentaram as demandas voltadas à gestão do projeto internamente aos contratantes e os projetistas foram induzidos a mudanças organizacionais como resposta surgimento de um novo modelo de gestão que privilegia a cooperação multidisciplinar e a integração entre os agentes Workshop 2002 Silvio MELHADO

3 1 Introdução projeto como uma “resolução de problemas”, e que remete o projetista a “enunciados inevitavelmente incompletos” projeto é cada vez mais um trabalho de equipe, que deveria produzir interações entre os profissionais e aprendizado coletivo Workshop 2002 Silvio MELHADO

4 1 Introdução a complexidade crescente dos empreendimentos e as exigências de qualidade colocadas pelos clientes e pelos empreendedores favorecem a segmentação e a especialização, ao mesmo tempo em que obrigam a arranjos de equipe para atender às necessidades de cooperação Workshop 2002 Silvio MELHADO

5 1 Introdução o projeto é um processo iterativo e coletivo, exigindo assim uma coordenação do conjunto das atividades envolvidas, compreendendo momentos de análise crítica e de validação das soluções, sem no entanto impedir o trabalho especializado de cada um dos seus participantes Workshop 2002 Silvio MELHADO

6 1 Introdução a qualidade do processo de projeto é inicialmente determinada pela competência dos projetistas porém, um bom projeto somente é obtido com uma gestão adequada do seu “processo de desenvolvimento multidisciplinar”, ou seja, a correta coordenação das diversas especialidades Workshop 2002 Silvio MELHADO

7 1 Introdução o processo de projeto deve:
estar voltado ao atendimento das necessidades de informação de todos os clientes internos evitar retrabalho na elaboração dos elementos de projeto dar vazão às inovações tecnológicas Workshop 2002 Silvio MELHADO

8 UMA RELEITURA CONCEITUAL DA ATIVIDADE DE PROJETO
2 UMA RELEITURA CONCEITUAL DA ATIVIDADE DE PROJETO Workshop 2002 Silvio MELHADO

9 Enfoque da Sociologia 2 Sociologia das organizações: organizações como sistemas de agentes Sociologia das profissões e o corporativismo Análise do Exercício da Coordenação do Projeto pelos Arquitetos Workshop 2002 Silvio MELHADO

10 2 A inserção do projetista Tripla inserção no processo de produção:
pelo grupo profissional ao qual está associado e de cuja cultura e estratégias compartilha; pela empresa de projeto, possuindo vínculos e afinidades com um grupo de profissionais e seu líder (ou sendo o próprio); pelo empreendimento do qual seu projeto é parte, em que se estabelecem as relações temporárias com outros agentes. Workshop 2002 Silvio MELHADO

11 2 Desafios trazidos pelo projeto
Silvio Melhado 28-30/01/02 Desafios trazidos pelo projeto 2 multidisciplinaridade do processo de projeto contradições entre competência de expressão formal e competência técnica contradições entre competência de projeto e competência de gestão Workshop 2002 Silvio MELHADO Livre-Docência

12 2 Projeto como atividade de prestação de serviço
prestação de serviço de natureza intelectual, o projeto deve estar orientado não apenas ao cliente-contratante, mas também aos clientes-usuários e ainda a todos os clientes internos, (ex.: construtoras) noção de “co-produção” do serviço - no caso, a co-produção de serviços de projeto Workshop 2002 Silvio MELHADO

13 2 Projeto como atividade de prestação de serviço
Não é suficiente que a solução seja intelectualmente elaborada; faltará ainda efetuar a transformação efetiva das condições de atividade do cliente – este é um ponto freqüentemente subestimado Workshop 2002 Silvio MELHADO

14 Proposições - arquitetos
2 Gestão do projeto e integração com demais projetistas: competência de “análise estratégica” competência de “porta-voz” de equipe competência de “liderança” competência de “síntese” (também podem ser atributos de um grupo) Workshop 2002 Silvio MELHADO

15 Proposições – empresas de projeto
2 competências básicas de gestão: a comunicação, a documentação e o tratamento dispensado ao cliente para a qualificação, são necessários os requisitos da NBR ISO 9001??? Workshop 2002 Silvio MELHADO

16 3 CONCLUSÃO Workshop 2002 Silvio MELHADO

17 Silvio Melhado 28-30/01/02 Conclusão Em busca de eficiência produtiva, a construção de edifícios depende de uma definição mais clara e integrada de atribuições e responsabilidades de todos os agentes envolvidos no empreendimento, diante de uma realidade em que o papel do projeto vem sofrendo gradual e profunda evolução 3 Workshop 2002 Silvio MELHADO Livre-Docência


Carregar ppt "Silvio MELHADO 22/nov/2002 Workshop 2002 Silvio MELHADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google