A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Workshop 2002Silvio MELHADO1 MESA REDONDA: AVALIACÃO DE PROJETOS Silvio MELHADO 22/nov/2002 22/nov/2002 II Workshop Gestão do Processo de Projeto - Porto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Workshop 2002Silvio MELHADO1 MESA REDONDA: AVALIACÃO DE PROJETOS Silvio MELHADO 22/nov/2002 22/nov/2002 II Workshop Gestão do Processo de Projeto - Porto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Workshop 2002Silvio MELHADO1 MESA REDONDA: AVALIACÃO DE PROJETOS Silvio MELHADO 22/nov/ /nov/2002 II Workshop Gestão do Processo de Projeto - Porto Alegre - RS

3 Workshop 2002Silvio MELHADO2 Introdução Contexto: evolução da competitividade a partir de 1992, demanda por métodos para a gestão do processo de projeto nos últimos dez anos, a mudança de postura dos empreendedores, construtores e projetistas frente ao processo de projeto foi notável

4 Workshop 2002Silvio MELHADO3 o projeto como processo para o qual converge toda sorte de decisões e restrições, tecnológicas, de custos, de prazos, de relacionamento com fornecedores de insumos, de organização da produção, enfim, com o caráter de antecipação virtual dos processos que se seguirão Novo conceito

5 Workshop 2002Silvio MELHADO4 Definir procedimento para a avaliação de projetos 1

6 Workshop 2002Silvio MELHADO5 Avaliação de Projeto Possíveis enfoques: PROJETO (formulação do produto edifício) X PROCESSO (construtibilidade e tecnologia); RESULTADOS do projeto para: empreendedor X construtor X usuários ; SOLUÇÃO X DETALHAMENTO X APRESENTAÇÃO da solução; 1

7 Workshop 2002Silvio MELHADO6 Avaliação de Projeto Possíveis enfoques: Projeto como PRODUTO X SERVIÇO Flexibilidade, cooperação, comunicação, assistência `a obra Avaliar PROJETISTA X EMPRESA de projeto Setor PÚBLICO X PRIVADO Escolha do enfoque: privilégio do cliente 1

8 Workshop 2002Silvio MELHADO7 Quais itens avaliar? 2

9 Workshop 2002Silvio MELHADO8 Itens a avaliar QUALIDADE: saídas versus requisitos; avaliação dos clientes internos e externos; PRAZOS: parciais e total; ATENDIMENTO aos clientes internos; Número de REVISÕES; RETROALIMENTAÇÃO: APO e Assistência Técnica. 2

10 Workshop 2002Silvio MELHADO9 Pensar em pré-avaliar 3

11 Workshop 2002Silvio MELHADO10 O que pré-avaliar? MEU PROJETISTA DOMINA... Análise crítica de contrato e cronograma? Controle de documentos de projeto? Comunicação com clientes e parceiros? Controle de requisitos do cliente (análise crítica de projeto)? Avaliação de produtividade? 3

12 Workshop 2002Silvio MELHADO11 O que pré-avaliar? 3 MEU PROJETISTA DOMINA... Treinamento de pessoal? Avaliações pós-projeto e pós-ocupação? Orientação `as obras? Equipamento e software para projeto (incluindo gerenciamento eletrônico)? ELE TRABALHA BEM EM EQUIPE?

13 Workshop 2002Silvio MELHADO12 CONCLUSÕES 4

14 Workshop 2002Silvio MELHADO13 o Plano Setorial da Qualidade deverá levar a questão do campo do debate ao cotidiano dos projetos também devem ser voltadas as atenções para a evolução dos modelos de gestão adotados internamente aos organismos empreendedores ou financiadores Contexto 4

15 Workshop 2002Silvio MELHADO14 enfoque dos clientes, que demandam a garantia da qualidade na prestação dos serviços pelos projetistas, assim como o alinhamento do processo de projeto aos objetivos do empreendimento enfoque do projetista, organização produtiva que busca valorizar sua participação no processo de produção, por meio da introdução de inovações e do atendimento ao cliente Enfoques distintos 4

16 Workshop 2002Silvio MELHADO15 O que se espera das empresas de projeto competências básicas de gestão: a comunicação, a documentação e o tratamento dispensado ao cliente Discussão do que devem ser os níveis progressivos de qualificação para a certificação da qualidade 4

17 Workshop 2002Silvio MELHADO16 Conclusões a ênfase deve ser colocada na mudança de postura e de métodos adotados pelos agentes a iniciativa de mudança está principalmente nas mãos dos empreendedores, que dão origem ao processo de produção, mas igualmente nas daqueles que lhe dão forma: os profissionais de projeto 4


Carregar ppt "Workshop 2002Silvio MELHADO1 MESA REDONDA: AVALIACÃO DE PROJETOS Silvio MELHADO 22/nov/2002 22/nov/2002 II Workshop Gestão do Processo de Projeto - Porto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google