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1.Soc.Tribais/Idade Antiga

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Apresentação em tema: "1.Soc.Tribais/Idade Antiga"— Transcrição da apresentação:

1 1.Soc.Tribais/Idade Antiga
Trabalho: caça, pesca, coleta...agricultura Meios produção: florestas, águas, terra Sist.comercial: trocas → relações parentesco CLÃ=autoridade/autonomia (intercâmbio entre mulheres) Org. social: Profunda ligação com a natureza ‘Senso de Comunidade’ Explicações ligadas ao transcendente: políticas, econômicas, sociais e bélicas. Caract.: SAÚDE E EDU: Permeada pelas característica acima, podendo ou não ser intermediada pelo xamã

2 SÓCRATES (469-399) a.C.) GRÉCIA
 Inaugura a dicotomia ‘corpo x alma’, em que o corpo pode ser obstáculo de acesso às ideias perfeitas  Educação dos impulsos pela Educação é importante para aquisição das virtudes  Reconhece o papel do corpo e dos sentidos, mas a vida deve ser dirigida pela razão; os acontecimentos humanos são aspirações para realização perfeita das ideias  A alma é a forma do corpo, a causa final, sua força diretriz e motora; o mundo concreto cópia imperfeita do mundo inteligível  Não há separação como pensamento platônico, e sim ‘continuidade ininterrupta’; ruptura entre mundo sensível e o mundo inteligível. Aristóteles ( a.C.) Platão ( a.C.) SÓCRATES ( ) a.C.) GRÉCIA

3 2. Feudalismo/Idade Média
◘ organiza a economia; ◘ tributa em espécie e serviço(produção); ◘ tributo: direito do Rei/Sr.Feudal(terra). Poder político: Relações trabalho: centro=pessoas (Sr./camponês), aldeia Hierarquia - delegação poder: Rei → chefe feudo → chefe da vila Org. social: ◘ pesquisas eram restritas ◘ doenças – ligação com afastamento com o divino ◘ ou seja, submetidas à aprovação da religião ◘ Submetidas ao Religioso Saúde e Edu

4 Mundo Ideal Mundo Material perfeição imperfeição BEM MAL Deus Diabo
Platão séc. IV a.C. Mundo Ideal DICOTOMIA Mundo Material perfeição imperfeição St.Agostinho ( ) BEM MAL D I C O T M A Deus Diabo Céu/paraíso Inferno Salvação Danação/Pecado Alma Corpo/carne

5 Tomás de Aquino Sto. Agostinho Aristóteles Platão
IDADE MÉDIA: Ideia de corpo associada ao pecado -> mortificá-lo p/ purificar alma Menosprezo pelo corpóreo, pelas coisas terrenas, materiais  Trabalho é penoso devido à esterilidade da terra e à ansiedade do homem.  Alma como interioridade, como consciência -> semente da subjetividade  Alma é ‘entendimento’ e força vital: energia e mov. do corpo  O corpo presente na constituição da pessoa Na interioridade (alma) que o ser humano conhece a verdade  S.H. como unidade corpo e alma Dualidade corpo x alma, sendo a alma primordial  Supera a cisão platônica -> é possível evoluir até o divino  passagem para Idade Média Tomás de Aquino ( ) Sto. Agostinho ( ) Aristóteles ( a.C.) Platão ( a.C.)

6 • a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
MODERNIDADE • o aparecimento da imprensa (século XV) leitura, educação • o Renascimento (século XIV), busca formas perfeitas (artes) • a Reforma Protestante (século XVI), relação mais pessoal com o divino • o Iluminismo (século XVIII), ênfase razão para encontrar conhecimento • a Revolução Industrial (século XVIII), o trabalho como prosperidade social

7 o mito e a religião substituídos pelo
MODERNIDADE o mito e a religião substituídos pelo “mito” do progresso científico e tecnológico RAZÃO : para descobrir o mundo, e para entender a si mesmo (S.H.) → surge uma cultura laica, ou seja, sem a interferência da igreja De Teocêntrica para Antropocêntrica

8 Francis Bacon Descartes Empirismo Racionalismo
SEPARAÇÃO ‘corpo x alma’ está na Edu Física, tanto na prática pedagógica como nas ciências que a embasam vivência da corporeidade é substituída por sua representação na mente, e os objetos do mundo exterior transformam-se em meros dados da consciência corrente empirista acentua a dissociação entre corpo e alma => diferentes ciências  Método científico a partir de condições reais e concretas  Inaugura a subjetividade, do ‘eu’ que é pensante. CORPO separado ALMA.  Reforço da valorização do trabalho  É esse processo que se atinge a substância da alma: ‘penso, logo existo’  A corporeidade e espírito podem se unir p/ dominar a natureza Para chegar à verdade temos que duvidar de tudo, pois os sentidos erram  intuição sensível com a razão para conhecer o mundo Francis Bacon ( ) Descartes ( ) Empirismo Racionalismo

9  para Rousseau, Educação deveria ser primeiro pelo espontâneo da sensibilidade. E quando adulto se submeter livremente à razão, obedecendo sentimento interior.  Para mudar o social => resgatar pureza dos sentimentos naturais antes do convívio social.  É um ser social por necessidade, e o social aperfeiçoa razão, sentimentos Resgata homem como: Ser espiritual e histórico - Ser corpóreo (necessidades e paixões) Rousseau ( ) Iluminismo

10  A educação do corpo em que o aluno cultivaria a habilidade natural, deixando-se guiar pela natureza, sem forçar, e dando mais importância à DISCIPLINA do que à instrução  O corpo não é uma máquina que reage ao externo, mas no contato com o mundo está cheio de subjetividade (racionalidade)  Separa ser natural e ser moral Ser espiritual e histórico - Ser corpóreo (necessidades e paixões) Kant ( ) Iluminismo


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