Carregar apresentação
PublicouManuela Vas Alterado mais de 10 anos atrás
1
PESTALOZZI ( ) Muitas influências de Rousseau e da revolução francesa Obras: Filosófico- social: “Minhas investigações sobre a marcha da natureza no desenvolvimento do gênero humano”(1797) Metodológica: “Como Gertrudes instrui seus filhos” (1801)
2
Ideias Pedagógicas- (não sistematizadas mas com uma unidade orgânica)
a família como núcleo primordial do qual surgem as restantes instituições sociais a escola e demais instituições educacionais como meios vitais de educação da criança
3
Finalidade da Educação- humanização do Homem, a perfeição, a plenitude das suas capacidades; estas revelam-se na tríplice atividade: espírito, coração e mão . o caminho da educação o mesmo da Humanidade o Homem é: um ser instintivo ser social ser moral Família Estado Humanidade Ed. Familiar Ed. Escolar Ed. Moral e Social
4
A educação não deve mover-se à atmosfera abstrata, mas partir de circunstâncias reais, imediatas do homem Educação inteletual está assentada na intuição (influência do idealismo), ou seja, atividade de espírito mediante a qual as formas de pensamento se põem em contato direto como os seus conteúdos, sejam eles de ordem material ou ideal é o conhecimento em ação ou realização Método: é um auxiliar do ensino do mestre; para ensinar este deve conhecer as condições psíquicas do aluno e as circunstâncias do momento.
5
Há no entanto, princípios de valor permanente:
Levar ao espírito a realidade com as mesmas ligações, com que se encontra na natureza; subordinar o não essencial ao essencial; dar às coisas na sua representação apenas a importância que têm na natureza; ordenar os objetos pela sua semelhança; fortificar a impressão dos objetos importantes através do vários sentidos; o conhecimento novo deve ser um complemento de conhecimentos anteriores; 5
6
-a sua religiosidade é antes, o amor e a aspiração ao aperfeiçoamento
o juízo a dar sobre o assunto, deve resultar de uma intuição sobre todas as partes desse assunto ou objecto; o conhecimento através dos sentidos rege-se pela lei do mecanismo físico: o encadeamento firme e geral das acções do sujeito e a proximidade do objecto. Pestalozzi reconhece o valor da Educação Religiosa, sem carácter dogmático e confessional -a sua religiosidade é antes, o amor e a aspiração ao aperfeiçoamento
7
Conceito Antigo de Educação Conceito Novo de Educação
Pretende desenvolver na criança os elementos plantados pela natureza Pretende munir a criança de conhecimentos Através da experiência (exercitação com materiais adequados) Através da memória e da exposição de regras
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.