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Pós-graduação em Administração de Empresas

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Apresentação em tema: "Pós-graduação em Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-graduação em Administração de Empresas
Contabilidade Geral Prof. Ricardo Lopes

2 Bibliografia Complementar
Para quem nunca estudou Contabilidade e tem interesse em Contabilidade Societária: SZUSTER, Natan; et al. Contabilidade Geral: Introdução à Contabilidade Societária, 3ª ed. - São Paulo: Atlas, 2011. IUDÍCIBUS, Sérgio. Contabilidade Introdutória (Equipe de Professores da FEA-USP), 9ª ed. - São Paulo: Atlas, 1998.

3 Bibliografia Complementar
Para quem tem interesse em Contabilidade de Custos: CARDOSO, Ricardo; MÁRIO, Poueri; AQUINO, André. Contabilidade Gerencial: mensuração, monitoramento e incentivos. São Paulo: Atlas, 2007. DUTRA, René Gomes. Custos: uma abordagem prática, 5ª ed. - São Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos, 9ª ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

4 Bibliografia Complementar
Para quem tem interesse em Análise das Demonstrações Contábeis: IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços, 7ª ed. - São Paulo: Atlas, 1998. MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços: Abordagem Básica e Gerencial. São Paulo: Atlas. OLINQUEVITCH, J. L.; SANTI FILHO, A. D. Análise de Balanços para Controle Gerencial. São Paulo: Atlas, p.

5 Bibliografia Complementar
Para quem tem interesse em assuntos mais avançados em Contabilidade: IUDÍCIBUS, Sérgio de; et al. Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010. IUDÍCIBUS, Sérgio de; Teoria da Contabilidade, 5ª ed. - São Paulo: Atlas, 1997.

6 O Programa Aula 1 – Noções Básicas: O mundo sem contabilidade;
Por que estudar contabilidade?; Campos de atuação; Definição; Objetivos; Usuários da informação; Conceitos fundamentais; Contabilidades gerencial vs. financeira; Limitações.

7 O Programa Aula 2 – Ciclo Contábil:
Estrutura conceitual básica da contabilidade; Demonstrações contábeis de uma empresa (Cia. Brasileira de Distribuição, Grupo Pão de Açúcar).

8 O Programa Aula 3 – Mecânica Contábil – Balanço Patrimonial:
Conceituação; Efeitos de diferentes eventos no patrimônio da empresa; Função e funcionamento das principais contas patrimoniais.

9 O Programa Aula 4 – Mecânica Contábil – Apuração do Resultado:
Regime de Caixa x Regime de Competência; Conceitos básicos; Integração entre Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração dos Fluxos de Caixa.

10 O Programa Aula 5 – Contabilidade de Custos:
Classificação dos custos quanto à Ocorrência, ao Produto e ao Volume; Métodos de Custeio Variável e por Absorção; Debate sobre Estoques.

11 O Programa Aula 6 – Análise de Custos: Ponto de equilíbrio;
Margem de segurança; Mix de produtos; Fator restritivo.

12 A importância da Contabilidade
Noções Básicas O Mundo sem Contabilidade A importância da Contabilidade A contabilidade dispõe de metodologia e mecânica próprias para sistematizar os dados relativos aos eventos e às transações que afetam o patrimônio das empresas.

13 Apresentação do Professor Local

14 Dinâmica Local 1

15 O Mundo sem Contabilidade
Noções Básicas O Mundo sem Contabilidade Você acaba de fazer seu Balanço Pessoal. (mesmo que hipotético) Com ele você poderá melhor avaliar se pode comprar um carro, ou uma casa, ou se deve diminuir seus gastos pessoais. Enfim, através da Contabilidade você possui maior controle de suas finanças pessoais.

16 O Mundo sem Contabilidade
Noções Básicas O Mundo sem Contabilidade Do mesmo modo que precisamos registrar e controlar nossos gastos pessoais, as empresas precisam fazê-lo. Para melhor compreensão vamos debater as duas questões a seguir:

17 Dinâmica Local 2

18 Intervalo

19 Por que estudar Contabilidade?
Noções Básicas Por que estudar Contabilidade? Tom: C Intro: C Bb A7 Dm F F#o C D7 C Am Dm G7 C C Dm G7 Dm G C F7 Em Ebo Dm A7 Dm G C G7 Dm G C C7 Fm Bb C G C C7 Fm Bb C Am Dm G7 C Cm D Ab7 Dm G Cm Fm G Cm Ab G C G7

20 Noções Básicas Por que estudar Contabilidade? Saluton, urbo mirinda
Nia bela trezor', Kreajxo de la naturo, De Brazilo jen la kor'. De Brazilo jen la kor‘. Via vizagx' estas ja Guxanabara, La ornamajxo plej kara Cxie kantadas popolo gastama Urbo mirinda kaj fama Refreno Sambo kaj gxojo, beleco kaj maro, Kristo sur cxarma montaro Rio, vi estas lulilo kultura, Urbo mirinde natura. Esperanto

21 Noções Básicas Por que estudar Contabilidade?
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil Berço do samba e das lindas canções, que vivem n’alma da gente. És o altar dos nossos corações que cantam alegremente. Jardim florido de amor e saudade, Terra que a todos seduz Que Deus te cubra de felicidade, Ninho de sonho e de luz

22 Por que estudar Contabilidade?
Noções Básicas Por que estudar Contabilidade? A Contabilidade é considerada a linguagem de negócios. Como toda linguagem, ela possui um vocabulário específico e sua própria “gramática”.

23 Por que estudar Contabilidade?
Noções Básicas Por que estudar Contabilidade? Ao compreender as demonstrações contábeis de sua empresa você irá entender seus pontos fortes e fracos, podendo formular estratégias competitivas que só o conhecimento da Contabilidade poderá permitir.

24 Por que estudar Contabilidade?
Noções Básicas Por que estudar Contabilidade? É por meio dos relatórios elaborados com base no sistema de informações contábeis que administradores decidem quanto ao preço de seus produtos, o mix de produtos a ser fabricado, a tecnologia a ser utilizada, o orçamento de marketing.

25 Por que estudar Contabilidade?
Noções Básicas Por que estudar Contabilidade? A Contabilidade é quem sinaliza problemas de: pagamento aos financiadores, recebimento dos clientes, despesas em excesso com empregados, ociosidade do parque fabril etc.

26 Dinâmica Local 3

27 Por que estudar Contabilidade?
Noções Básicas Por que estudar Contabilidade? Campo de atuação: Amplo (Societária, Gerencial, Pública, Fiscal, Auditoria, Perícia, Pesquisa, Ensino); Clientes: Pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, ou mesmo pessoa de Direito Público, tais como Estado, Município, União, Autarquia; A presente disciplina irá pautar seus exemplos e aplicações em entidades que objetivam o Lucro.

28 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais O que é contabilidade? A Contabilidade é a ciência social que objetiva medir os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de quaisquer entidades. É peça fundamental dos instrumentos de Governança Corporativa e da Democracia.

29 Noções Básicas Conceitos Fundamentais
O funcionamento do sistema contábil: Eventos Econômico-Financeiros (entrada) Demonstrações Contábeis (saída) CONTABILIDADE (processamento)

30 Usuários da Informação Contábil
Noções Básicas Usuários da Informação Contábil Proprietários: Risco e retorno de seu capital, ponto de equilíbrio financeiro, custos; Administradores: Otimização das decisões, baseado em dados passados e presentes projeta medidas futuras, mix de produtos, custos, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, preço.

31 Usuários da Informação Contábil
Noções Básicas Usuários da Informação Contábil Financiadores: Capacidade de pagamento, grau de endividamento.; Governo (fisco): Tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições; Governo (regulador): avaliar as empresas reguladas e formular diretrizes da política econômica.

32 Usuários da Informação Contábil
Noções Básicas Usuários da Informação Contábil Governo (polícia e justiça): identificar fraudes, decidir sobre falência e reestruturação, decidir sobre reajuste salarial (dissídio coletivo), etc; Acionista Minoritário: Fluxo regular de dividendos.

33 Usuários da Informação Contábil
Noções Básicas Usuários da Informação Contábil Empregados: Capacidade de pagamento dos salários, perspectivas de crescimento. Clientes: garantia dos produtos (bens e serviços), respeito ao meio ambiente e à sociedade como um todo. Fornecedores: análise de crédito, respeito ao meio ambiente e à sociedade como um todo.

34 Dinâmica Local 4

35 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Objetivo: As demonstrações contábeis de uso geral (aulas 2 – 4) têm por objetivo gerar informações relevantes para uma ampla gama de usuários (credores e investidores) que não estão em posição de exigir relatórios específicos para atender suas necessidades particulares.

36 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Aspecto qualitativo do patrimônio: a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber, ou a pagar, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. Esta delimitação qualitativa vai até o grau de particularização que permita a perfeita compreensão do componente patrimonial.

37 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Atributo quantitativo: expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a Contabilidade assuma posição sobre o que seja "valor”. Assim, podemos afirmar que o objeto da contabilidade é o estudo do patrimônio definido.

38 Noções Básicas Conceitos Fundamentais Balanço Patrimonial Ativo
Aplicação de Recursos (onde está o dinheiro?) Ativo Passivo Patrimônio Líquido Origem de Recursos (de onde o dinheiro veio?)

39 Noções Básicas Conceitos Fundamentais Balanço Patrimonial
O total dos ativos (o que sua empresa possui) deverá ser igual ao somatório do total de passivos (dívidas) e com o patrimônio líquido (o que o investidor colocou a disposição da entidade). Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido Ativo Passivo Patrimônio Líquido

40 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Balanço Patrimonial Em seu balanço inicial tínhamos a seguinte equação: Ativos = Passivo + PL = Você compra móveis para seu escritório no valor de 10, a prazo. Ativos = Passivo PL (móveis) = (financiamento)

41 Vamos trabalhar com os valores relativos à 2010.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Identifique, no Balanço Patrimonial do Pão de Açúcar os valores de seu Ativo Total, Passivo e Patrimônio Líquido, em 2010: Ativo total = R$ _________ Passivo = R$ ___________ Patrimônio Líquido = R$ ___________ Passivo + PL = Ativo total = R$ _____ mil mil mil mil Vamos trabalhar com os valores relativos à 2010.

42 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Ativo: Recursos controlados pela entidade, decorrente de eventos passados, que gerará fluxo de benefícios econômicos para a entidade.

43 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Ativo: Esses benefícios podem ser representados pela geração de caixa (como as mercadorias, produtos e matérias primas – Estoque – que serão vendidas aos clientes) ou podem evitar a saída de caixa (como as máquinas – Imobilizado – que não precisarão ser alugadas, uma vez que a empresa já é a proprietária). O Ativo aumenta de valor pelo reconhecimento contábil de uma receita, ou pela obtenção de recursos com terceiros ou com os sócios da entidade.

44 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Passivo: Origem de recursos financiados por terceiros. Obrigação atual, decorrente de evento passado, que demandará a saída de benefícios econômicos no futuro.

45 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Passivo: O Passivo aumenta de valor pela captação de um empréstimo ou financiamento ou pelo reconhecimento contábil de uma despesa ainda não paga. Por outro lado, o Passivo diminui de valor pelo efetivo pagamento ou pelo reconhecimento contábil de uma receita recebida antecipadamente.

46 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Patrimônio Líquido: Assim como o Passivo, o Patrimônio Líquido (PL) também representa origem de recursos, sendo que o PL corresponde aos recursos financiados pelos sócios da entidade, objeto de contabilização. Pode-se dizer, também, que o Patrimônio Líquido representa algebricamente a diferença entre o ativo e passivo.

47 Vamos trabalhar com os valores relativos à 2010.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Identifique, na Demonstração do Resultado do Exercício do Pão de Açúcar os valores de sua Receita, Custo das Mercadorias Vendidas e Lucro Líquido, em 2010. Receita = R$ _________ Custo de Mercadorias Vendidas = R$ ________ Lucro Líquido = R$ ___________ mil mil mil Vamos trabalhar com os valores relativos à 2010.

48 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Resultado: Corresponde à riqueza gerada pela empresa durante determinado período, sabendo-se que essa riqueza, em última análise, pertence aos acionistas da entidade. Em outras palavras, o resultado deriva do confronto das receitas com as despesas, consequentemente, pode ser positivo (lucro, se as receitas forem maiores que as despesas) ou negativo (prejuízo, se as receitas forem menores que as despesas).

49 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Receita: Corresponde à geração de recursos decorrentes de atividades como: A venda de Estoque (Receita de Vendas); A prestação de serviços (Receita de Serviços); Aplicações financeiras (Receita Financeira);

50 Conceitos Fundamentais
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Despesa: Corresponde ao consumo de recursos, decorrentes das mesmas atividades que deram origem às receitas, como: A venda de Estoque (Custo das Mercadorias Vendidas - CMV); A prestação de serviços (Custo dos Serviços Prestados - CSP); Juros sobre dívidas (Despesa Financeira)

51 Limitações Inflação; Custo de oportunidade; Valor da empresa;
Capital Intelectual; Contabilidades Financeira vs. Fiscal.

52 Dinâmica Local 5

53 Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Ativo: Veja o Balanço Patrimonial do Pão de Açúcar, em 2009: R$ _________ estão aplicados em dinheiro e depósitos bancários à disposição do Grupo Pão de Açúcar (Disponibilidades); R$ ________ estão aplicados em produtos disponíveis para serem vendidas (Estoque); R$ __________ estão aplicados em bens tangíveis destinados ao uso pelo Pão de Açúcar, em suas operações normais (Imobilizado). mil mil mil Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.

54 Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Passivo: Veja o Balanço Patrimonial do Grupo Pão de Açúcar, em 2009: R$ __________ são financiados pelos fornecedores das mercadorias (Fornecedores); R$ _________ são financiados pelos empregados (Salários e encargos); mil mil Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.

55 Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Patrimônio Líquido: Veja o Balanço Patrimonial do Grupo Pão de Açúcar, em 2009: R$ __________ são contribuições efetivas dos sócios (Capital Social); R$ _________ são lucros obtidos pelo Grupo Pão de Açúcar em 2009 e, ainda, não distribuídos (Reserva de Lucros + Lucros Acumulados) mil mil Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.

56 Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Resultado: Veja a Demonstração do Resultado do Grupo Pão de Açúcar, em 2009: R$ ___________ foram gerados pela atividade operacional durante o ano de 2009 (Resultado Operacional); R$ ________ foram gerados, líquidos de impostos (Lucro líquido), e isso em última análise, pertence aos acionistas do Grupo Pão de Açúcar, em 2009. mil mil Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.

57 Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Receita: Veja a Demonstração do Resultado do Grupo Pão de Açúcar, em 2009: R$ ___________ foram gerados pela venda de mercadorias (Receita de Vendas). mil Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.

58 Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.
Noções Básicas Conceitos Fundamentais Despesa: Veja a Demonstração do Resultado do Grupo Pão de Açúcar, em 2009: R$ ___________ foram consumidos pela baixa venda dos produtos vendidos (CMV, custo das mercadorias vendidas); R$ _________ foram consumidos pelos esforços da venda (Despesas com Vendas). mil mil Atenção! Agora vamos trabalhar com os valores relativos à 2009.

59 Fechamento


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