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“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”

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Apresentação em tema: "“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”"— Transcrição da apresentação:

1 “USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE” José Eduardo Scabora Antonio Carlos Magagnini Jr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto

2 INTRODUÇÃO Tecnologia da informação  processos de ensino e aprendizagem. Os educadores vem enfrentando grandes desafios  inovação  dinâmica na rotina das relações entre docentes e aprendizes O modelo educacional nas IES  um público que tem tempo limitado e pouca aderência às particularidades do estudo presencial,  interatividade e grande disponibilidade para buscar a informação através de tecnologias computacionais. O EaD  modelo de ensino capaz de proporcionar  educação interdisciplinar com flexibilidade e qualidade  Internet.

3 Objetivo O presente estudo tem por objetivo testar uma nova estratégia pedagógica, empregando recursos educacionais do AVA, que permitam mais interação na solução de problemas ou exercícios em conteúdos relacionados ao núcleo básico dos cursos de graduação da área da saúde.

4 Procedimentos metodológicos Modelo de ensino Facilita o acesso as informações em termos de local e tempo Permite a flexibilidade de horário para realização das atividades Possibilita a formatação do conteúdo, de acordo com o desenvolvimento dos temas Permite aumentar o número de alunos participantes, a um custo relativamente baixo para a instituição  Adotou-se a plataforma Moodle  Modalidade de aprendizado à distância

5 Procedimentos metodológicos Formato do programa

6 Procedimentos metodológicos

7 Momento 1

8 Procedimentos metodológicos Momento 1

9 Procedimentos metodológicos Momento 2

10 Relato - Miastenia grave A miastenia grave ou miastenia gravis é uma doença neuromuscular que causa fraqueza... Caso clínico – Acidente vascular Mulher de 70 anos apresenta-se no SUS com inicio abrupto de diminuição da força muscular... Procedimentos metodológicos Módulo I – Momento 2 - Encontro virtual Imagem Retratando uma pessoa com tétano

11 Procedimentos metodológicos Momento 2

12 Procedimentos metodológicos Momento 2

13 Procedimentos metodológicos Momento 2

14 Procedimentos metodológicos

15 Momento 3 Fechamento do módulo foi discutido nos encontros presenciais.

16 Procedimentos metodológicos Formato do programa Após aceitarem o convite participaram 172 alunos do 1º período da área da saúde, o programa que tinha como objetivo principal desenvolver competências para a solução de problemas com vistas à prova do ENADE

17 Procedimentos metodológicos Avaliações e suporte ao aprendizado Os alunos receberam pontuação conforme sua participação  Fóruns  Encontros presenciais  Tarefas Os alunos que concluíram com êxito toda a proposta do programa receberam 40 horas como Atividade Complementar.

18 Procedimentos metodológicos Avaliações e suporte ao aprendizado Conteúdos Interatividade Estímulo para o aprendizado propiciado pelos recursos tecnológicos Tutoria Aspectos de navegabilidade no ambiente Ao término do programa, o aluno foi convidado a responder um questionário de auto avaliação e avaliação da proposta junto ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

19 Resultados e Discussão Parâmetros Respostas às questõesResultados positivos (%) Relevância do programa Nunca / Raramente / Algumas vezes / Frequentemente 85,7% Indução à reflexão crítica79,5% Interatividade entre os alunos 35,6% Compreensão das mensagens 93,6% Apoio dos tutores97,3% Apoio dos colegas36,2% A tabela I resume os aspectos avaliados e os resultados apontados pelos alunos.

20 Resultados e Discussão Parâmetro: Relevância do Programa

21 Resultados e Discussão Parâmetros Respostas às questõesResultados positivos (%) Relevância do programa Nunca / Raramente / Algumas vezes / Frequentemente 85,7% Indução à reflexão crítica79,5% Interatividade entre os alunos 35,6% Compreensão das mensagens 93,6% Apoio dos tutores97,3% Apoio dos colegas36,2% A tabela I resume os aspectos avaliados e os resultados apontados pelos alunos.

22 Resultados e Discussão Nossa experiência confirma o reportado por trabalhos [Campos; F. et al. 2003 e Moore M.; KEARSLEY, G. 2007] que citam a educação à distância como recurso de apoio ao ensino presencial. Reforça as evidências de que as tecnologias para viabilização desse tipo de metodologia são indicadas para vencer desafios em que a precisão e a velocidade da troca de conhecimentos são essenciais para o aprendizado e atualização de conhecimentos pelos graduandos e profissionais. Nossos dados vêm confirmar a importância de iniciativas desse tipo, no aprimoramento e inclusão de ferramentas de facilitação pedagógica para o aprendizado [M. K. Borges, 2005; BARBOSA, Rommel Melgaço, 2005; VALENTE José Armando et al 2003]

23 Conclusão Os resultados obtidos com o processo pedagógico e as ferramentas tecnológicas de educação à distância, empregadas na proposta pedagógica do programa de ensino interdisciplinar no ciclo básico em cursos de graduação da área da saúde, indicaram que a proposta foi positiva na motivação dos alunos, para o aprendizado do conteúdo técnico, com foco interdisciplinar, e na utilização de recursos digitais para o ensino de novos conteúdos em disciplinas regulares dos cursos de origem dos mesmos.

24 FHO Uniararas Fundação Hermínio Ometto Av. Dr. Maximiliano Baruto Nº. 500 Jardim Universitário Tel. (19) 3543-1474 – Ramais 211 ou 260 CEP: 13607-339 Araras - SP PROPESQ – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa CETEC – Centro de Tecnologia NUTEC – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Prof. José Eduardo Scabora scabora@uniararas.br

25 É isso aí.


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