A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reinos Germânicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reinos Germânicos."— Transcrição da apresentação:

1 Reinos Germânicos

2

3 Em contraste com Bizâncio, a região da Europa ocidental, dominada por diversos povos germânicos , apresentava cidades destruídas e comércio reduzido. A unidade germânica se fragmentou num mosaico de reinos germânicos. Esses reinos passaram a disputar territórios entre si. Dessas disputas, destacaremos o reino dos francos.

4 Os francos Clóvis iniciou a dinastia merovíngia, em homenagem a Meroveu; A conversão de Clóvis ao cristianismo significou uma aliança dos francos com a Igreja: A Igreja fornecia ao reino Franco pessoas preparadas para manter a ordem e cuidar da administração e da justiça em seus territórios. Por outro, os francos se comprometia, a defender a Igreja e a converter pagãos. Com a morte de Clóvis, as terras do Reino Franco foram dividas igualmente entre seus herdeiros . Os sucessores de Clóvis, porém, envolveram-se em intensos conflitos pelo poder , enfraquecendo o poder do rei. Com isso, as funções reais mais importantes passaram a ser exercidas por altos funcionários da Corte os prefeitos do palácio. Carlos Martel era um desses prefeitos (autoridade militar). Sob seu comando , em 732 os francos venceram os árabes muçulmanos , na Batalha de Poitiers, impedindo seu avanço pela Europa.

5 Com sua morte, seu filho, Pepino, o Breve, herdou a função de “prefeito”. Em 751, apoiado pela Igreja, Pepino destronou o último monarca merovíngio e foi aclamado rei dos francos, dando início à dinastia Carolíngia. O papa Estevão II recorreu aos francos para expulsar os lombardos da península Itálica. Em 754 e 756, Pepino organizou campanhas contra os lombardos e retomou as regiões de Ravena e Roma, doando-as à Igreja. O ato, conhecido como doação de São Pedro, deu origem ao Estado pontifício que riria durar mais de onze séculos. Carlos Magno sucedeu seu pai, Pepino, o Breve. Ele reforçou a aliança do Reino franco com a Igreja e estendeu as fronteiras do reino em direção ao leste, promovendo uma fase de grande prosperidade econômica e cultural. Carlos Magno submeteu saxões, boêmios, morávios e lombardos e combateu muçulmanos na Península Ibérica.

6 Império carolíngio Situação paradoxal: De um lado a construção da Monarquia Cristã mais forte desde a queda do Antigo Império Romano do Ocidente, de outro a criação de instituições que levariam à descentralização política típica do feudalismo medieval. Império Carolíngio foi dividido em: Condados: Governados por homens de confiança do imperador que lhe prestavam juramento de fidelidade pessoal, recebendo em troca a honra de cargos e terras. Ducados: Territórios livres da administração dos condes, pois estavam autorizados a conservar suas próprias leis, embora subordinados ao Imperador. Marcas: Fronteiras do Império, confiadas aos marqueses, dotados de poderes militares. Missi dominici (enviados do senhor): Encarregados de fiscalizara administração real.

7

8 No Império carolíngio havia alguns principados e ducados com considerável autonomia. Príncipes e duques eram soberanos em seus domínios, mas deviam tributos a Carlos Magno. Assim, entre condes, duques e marqueses, O Império carolíngio fez surgir o embrião da nobreza medieval, caracterizada pela propriedade da terra e pela prestação de serviços militares e administrativos ao imperador. Capitulares: Normas criadas por Carlos Magno. Fundamentais para aprimoramento dos tribunais dos condados e ainda estimularam o uso da escrita – em latim. Renascimento Carolíngio (renovação cultural) Escola do Palácio (nobres, maior parte da população analfabeta); Monges copistas : reproduziam manualmente diversos tipos de textos .

9 Fragmentação do Império
O Estado não dispunha de finanças estáveis; Não havia tributação em moeda; Abandono da área urbana e concentração nas áreas rurais. IMPORTANTE: O Império Carolíngio era agrário, sustentado pelo trabalho de camponeses submetidos aos duques, condes e marqueses. Invasões a partir no século IX: árabes, húngaros e vikings aumentaram a sensação de insegurança da população. O medo desses ataques levou a edificação de um grande número de castelos e fortalezas. Com a morte de Carlos Magno, Luís, o Piedoso, assumiu o trono. Em 843, os três filhos de Luís assinaram o Tratado de Verdum, que dividiu o Império Carolíngio em três grandes regiões. (Mapa pág. 96)

10

11 A partir de meados do século IX, o Ocidente adquiriu as características que iriam marcar boa parte da Idade Média : Econômico-social: o triunfo da ruralização Institucional: triunfo da descentralização política; Única força centralizadora: Igreja Católica – autoridade máxima no plano simbólico.

12 feudalismo A nova onda de invasões, à ruralização e à descentralização política, propiciaram a formação do feudalismo. Grande parte das características do mundo feudal, entetanto, já estava presente no Império carolíngio: as terras concedidas (condado, marca, ducado) em forma de benefício (feudo) deram origem aos senhores feudais (detinham o monopólio da função militar e exerciam, por direito, amplos poderes sobre a população camponesa. O regime senhorial chegou a contar com diversos tipos de trabalhadores: escravos, homens livres, ex-escravos e até uns poucos assalariados. No século XI, a consolidação do feudalismo nivelou todos esses como servos.

13 as heranças germânicas e romanas do mundo medieval.
Ao falarmos em feudo, estamos falando de um local que recebeu influências destes dois povos (Romanos e Germânicos). De maneira bem resumida, o colonato é uma tradição sobre a exploração da terra, enquanto o comitatus é uma tradição sobre uma relação militar.

14 Feudalismo Consolidação da servidão desde os tempos carolíngios (transferência das terras e o direito de explorar o trabalho de camponeses) Senhor feudal: possuía milícia própria, podia julgar, punir e obrigar os servos a pagar tributos em suas terras. Divisão do feudo: Manso senhorial: Tudo que era produzido nesse lote pertencia exclusivamente ao seehor. Casa do senhor (morada para seus parentes e agregados); Manso servil: Ocupada pelos servos. Manso comunal: terras comuns (pasto e bosque, estábulos, o moinho, o forno e o celeiro).

15

16

17 Vilas: Uma tradição romana

18 Sociedade de ordens Estratificada; Dividida em três ordens:
Clero: por meio de suas orações seriam responsáveis pela salvação dos homens; Nobres: proteger a população Trabalhadores: garantir o próprio sustento e o de toda a sociedade. Servos (camponeses): Pagavam os impostos. Corveia: tributo pago na forma de trabalho não remunerado nas terras do senhor; Talha: obrigação de entregar quase a metade do que produziam nas terras servis; Banalidades: tributo pago para usar os moinhos, fornos e celeiros; Mão-morta: Taxa paga ao senhor feudal para que a família ficasse na terra após a morte do chefe da família; Formariage: Taxa paga ao senhor feudal quando o próprio servo ou algum parente do nobre casava.

19 Essa construção da sociedade em ordens foi formulada pela Igreja, baseando-se no mesmo modelo divino da Santíssima Trindade; infringi-la era o mesmo que cometer um pecado. Entretanto, essa construção não correspondia exatamente ao que ocorria no período. Essa divisão é, antes de qualquer coisa, uma representação do que seria ideal para a Igreja. Uma organização social em ordens garantiria que todos teriam deveres e responsabilidades, mas também benefícios.

20 O sistema de vassalagem
Uma das principais características do mundo medieval; A vassalagem era um ato de entrega, de lealdade, de submissão, declarado espontaneamente por um cavaleiro (vassalo) a outro nobre (suserano) em uma cerimônia, a HOMENAGEM, que se dividia em dois atos: JURAMENTO e a INVESTIDURA. JURAMENTO: o vassalo prometia ajuda militar sempre que requisitado; prometia também prestar conselho, realizar cavalgadas e dar ajuda financeira a seu suserano. INVESTIDURA: O vassalo recebia o feudo, na forma de terra, pensão ou rendimento agrícola.

21 Somente os cavaleiros podiam prestar vassalagem a outro nobre ou cavaleiro.
Primeiro porque dispunham de cavalo, armaduras e armas, bens de alto valor e acessíveis a poucos. Segundo, porque se tratava de um pacto entre iguais, entre homens de mesmo status social. Os camponeses jamais poderiam ser vassalos porque eram servos, com liberdade parcial e status inferior.

22 economia Agrária e rural.
Feudo: unidade de produção  propriedade feudal ou senhorial. Pouco uso de moeda. Comércio reduzido e localizado. Sistema trienal de rotação de culturas: preservação do solo.

23 Religião Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia.


Carregar ppt "Reinos Germânicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google