A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma ) ao ano de 1453 ( a queda de Constantinopla). Este período apresenta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma ) ao ano de 1453 ( a queda de Constantinopla). Este período apresenta."— Transcrição da apresentação:

1 A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma ) ao ano de 1453 ( a queda de Constantinopla). Este período apresenta uma divisão, a saber: ALTA IDADE MÉDIA (do século V ao século X) - fase marcada pelo processo de formação do feudalismo. BAIXA IDADE MÉDIA (do século XI ao século XV) - fase caracterizada pela crise do feudalismo.

2 ALTA IDADE MÉDIA Período do século V ao século IX É caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos: a formação dos Reinos Bárbaros, com destaque para o Reino Franco; o Império Bizantino e a expansão do Mundo Árabe. Durante a Alta Idade Média acontece o processo de ruralização da economia e sociedade da Europa

3 A sociedade "Aqui embaixo uns rezam, outros combatem e outros ainda trabalham." (frase do século XI, proferida por Aldaberon, bispo de Leon)

4 representações da sociedade feudal
“Tripla é pois a casa de Deus, que se crê una: embaixo uns rezam, outros combatem, outros ainda trabalham; os três grupos estão juntos e não suportam ser separados; de forma que sobre a função de um repousam os trabalhos dos outros dois, todos por sua vez entreajudando-se.” In: DUBY, Georges, As três ordens ou o imaginário do feudalismo. Lisboa, Editorial Estampa, 1982.

5 Gravuras retratando o trabalho do camponês no feudo.

6 Camponeses trabalham na terra do senhor
Iluminura medieval onde servos oferecem peças de um animal ao senhor feudal

7 Miniatura correspondente ao mês de março, parte do livro “As riquíssimas horas do duque de Berry”, de Mostra a propriedade feudal, com o servo trabalhando as terras e o castelo do senhor ao fundo. (Museu de Chantilly, França.)

8 A nobreza: Alta Nobreza Baixa nobreza Cavaleiro medieval

9 armadura medieval Os cavaleiros do início da Idade Média, utilizavam a tecnologia dos romanos: armaduras de couro. O couro era muito caro, mas podia ser facilmente moldado e endurecido quando fervido em água ou óleo. Ele era eficaz em evitar cortes de espada, mas vulnerável a golpes de faca e flechas

10

11 Esta relação, materializava-se a partir de três atos:
A relação de suserania e vassalagem é bastante complexa. A Sua origem remonta ao Reino Franco, principalmente durante o reinado de Carlos Magno e baseia-se na concessão do feudo (beneficium). O que é feudo? O termo feudo originariamente significava “benefício”, algo concedido a outro, e que normalmente era terra, daí sua utilização como sinônimo da “propriedade senhorial”.    Esta relação, materializava-se a partir de três atos: a homenagem , a investidura e o juramento de fidelidade. Sou um Suserano (concedo o beneficio) Sou um Vassalo (recebo benefício)

12 Os castelos medievais

13 1– Celeiro; estábulo 2 - Igreja
3 - Ferraria 4 - Campos de pastagem comuns 5 - Campos cultivados senhoriais 6 - Pântano 7 - Forno 8 - Solo improdutivo 9 - Terra de pousio 10- Bosque 11- Campos cultivados pelos camponeses 12- Pomar 13- Prado 14- Moinho 15- Castelo 16- Casa do pároco 17- Aldeia

14

15 O cultivo da terra: técnicas agrícolas

16

17 A igreja medieval


Carregar ppt "A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma ) ao ano de 1453 ( a queda de Constantinopla). Este período apresenta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google