A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.1 Movimento de um corpo. 1.1 Movimento de um corpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.1 Movimento de um corpo. 1.1 Movimento de um corpo."— Transcrição da apresentação:

1

2 1.1 Movimento de um corpo

3 O que têm em comum as situações apresentadas?

4 Os corpos estão em movimento em relação ao solo:
A mota está em movimento em relação ao solo; O automóvel está em movimento em relação ao solo; Os quatro aviões estão em movimento em relação ao solo.

5 Mas o que significa dizer que um corpo está em movimento?

6 Um corpo está em movimento quando a sua posição sofre
uma alteração em relação a um referencial (ponto de referência): A posição da mota é alterada em relação ao solo; A posição do automóvel é alterada em relação ao solo; A posição dos quatro aviões altera-se em relação ao solo.

7 Pode um corpo estar em movimento em relação
a um referencial e em repouso em relação a outro referencial diferente?

8

9 A mota está em movimento
em relação ao solo. E o motociclista? Está em movimento ou em repouso?

10 A mota está em movimento em relação ao solo.
O motociclista está em movimento ou em repouso em relação ao solo? A sua posição em relação ao solo altera-se, por isso o motociclista está em movimento. O motociclista está em movimento ou em repouso em relação à mota? A sua posição em relação à mota não se altera, por isso o motociclista está em repouso.

11 Um corpo está em movimento quando a sua posição sofre
uma alteração em relação a um referencial. Um corpo está em repouso quando a sua posição não é alterada em relação a um referencial. O estado de movimento ou de repouso de um corpo são relativos, dependendo do referencial utilizado. Atividade interativa

12 O automóvel da figura encontra-se numa estrada de terra batida.
A viagem do automóvel terá início sobre o segmento A… … e terminará sobre o segmento B.

13 Trajetória O caminho seguido pelo automóvel é dado pela linha azul.
B Trajetória O caminho seguido pelo automóvel é dado pela linha azul. Esta linha une todos os pontos por onde o automóvel passou. A esta linha dá-se o nome de trajetória.

14 Consoante o movimento do corpo, a trajetória pode ser…
… retilínea. O movimento dos aviões ocorre segundo uma linha reta. … curvilínea ou irregular. O movimento de um automóvel ao longo desta estrada tem uma trajetória curvilínea. … circular. Cada ponto sobre a hélice do helicóptero tem uma trajetória circular. … elíptica. A Terra e os restantes planetas do Sistema Solar têm órbitas elípticas.

15 Além da trajetória, é importante conhecer também:
o intervalo de tempo (Δt) correspondente à duração do movimento; a distância percorrida (d) pelo corpo ao longo do movimento.

16 O intervalo de tempo (Δt) corresponde à diferença
B O intervalo de tempo (Δt) corresponde à diferença entre os instantes final (B) e inicial (A) do movimento. É determinado, por exemplo, com um relógio ou cronómetro; É expresso em segundo (s), no Sistema Internacional de unidades; É calculado mediante a expressão Δt = tfinal – tinicial . Δt  intervalo de tempo tfinal  instante de tempo final tinicial  instante de tempo inicial

17 A distância percorrida (d) corresponde ao comprimento
B A distância percorrida (d) corresponde ao comprimento da trajetória do corpo ao longo do movimento. Determina-se, por exemplo, com uma fita métrica; É expresso em metro (m), no Sistema Internacional de unidades.

18 A B Instante inicial 0 segundos Comprimento da trajetória 40 metros Instante final 4 segundos Neste exemplo: O automóvel parte de A no instante 0 segundos e atinge B aos 4 segundos. Δt = tfinal – tinicial Δt = 4 – 0 ⇔ Δt = 4 s O intervalo de tempo para o movimento do automóvel é de 4 segundos. O comprimento da trajetória descrita pelo automóvel é de 40 metros. A distância percorrida pelo automóvel é de 40 metros.

19 À linha que une todos os pontos por onde um corpo passa
ao longo do movimento dá-se o nome de trajetória. O intervalo de tempo (Δt) corresponde à duração do movimento e é expresso em segundo (s). A distância percorrida (d) por um corpo corresponde à medida da trajetória e é expressa em metro (m).


Carregar ppt "1.1 Movimento de um corpo. 1.1 Movimento de um corpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google