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Conceito de Espiritualidade

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Apresentação em tema: "Conceito de Espiritualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Espiritualidade
XXII Congresso da SBH & XX Scientific Session ISH Mário Borba Diretor Científico do GEMCA – DCC/SBC Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular Salvador

2 Espiritualidade nas Pesquisas Clínicas
Soeken e Carson – É uma crença que relaciona a pessoa com o mundo dando significado à existência McKee e Chappel – É a parte da psique que lida com a busca transcendente do significado, valor e experiência Preus – Assim como Religiosidade é indissolúvel do fenômeno psicossocial Larson Swyers e McCullongh – Envolve o entendimento das questões últimas da vida com o surgimento provável de rituais e comunidades religiosas Puchalski, Larson e Post – Permite o transcendente, é expressa quer com Deus, natureza, comunidade ou família, etc... O que quer que dê sentido à vida Anandarajan e Hight – É de natureza tríplice: cognitiva (busca por significado experiencial, esperança), paz e comportamental (exteriorização de credo) Koenig, McCullouh e Larson – Busca pessoal para entender questões relacionadas ao fim da vida, ao seu sentido, sobre as relações com o sagrado ou transcendente que, pode ou não, levar ao desenvolvimento de práticas religiosas ou formações de comunidades religiosas

3 Dicionário On Line de Português – www.dicio.com.br
Conceito – Capacidade intelectual e cognitiva do ser humano. Comodidade – Qualidade do que é cômodo. Naturalidade – Característica daquilo que é natural. Realidade – Característica ou particularidade do que é real. Solidariedade – Característica, particularidade ou estado de solidário. Religiosidade – Característica do que é religioso. Espiritualidade – Característica do que é espiritual. - Qualidade do que é espiritual – Michaelis. - Qualidade daquilo que é espiritual – Aurélio. Espiritual – Que é da natureza do espírito. - Relativo ao espírito – Michaelis. - Que é da natureza do espírito – Aurélio. Espírito – Princípio imaterial, alma. Substância incorpórea inteligente. - A parte não material do homem, alma – Michaelis. - Princípio imaterial, alma – Aurélio. - Princípio inteligente – Prof. Hippolyte Rivail.

4 Preconceito – Opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de análises sem fundamento, sendo preconcebidas sem conhecimento e/ou reflexão. - Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados – Michaelis. - Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. Existe em relação a quase tudo e varia em intensidade da distorção moderada a um erro total – Aurélio.

5 Jeffrey Satinover – Psiquiatra;
Doutor em Medicina pela Universidade do Texas; Mestre em educação pela Universidade de Harvard; Professor adjunto de Psiquiatria na Universidade de Harvard; Psicanalista, ex-Presidente do C. G. Jung Institute de Zurique; Bacharel em Ciência pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets – MIT; Ph.D em Física pela Universidade de Yale; Assistente de cátedra do Departamento de Física da Universidade de Yale.

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8 “A aprendizagem consome tempo e energia
“A aprendizagem consome tempo e energia. Uma redução do número de conexões se traduz por uma “economia de custos” significativa, o que representa mais tempo de CPU - unidade de processamento central... ou mais energia disponível para todas as tarefas que o cérebro humano como um todo executa.” “Em sistemas biológicos não existe nenhuma necessidade para um apagamento deliberado e cuidadoso – os fracos perecem sozinhos. A ”força de conexão” em neurônios vivos não é apenas um mero número dentro de uma linha de código. Ao contrário, é uma medida da robustez e densidade físicas reais de certas estruturas do tecido nervoso – as sinapses.”

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10 “A poda é, de fato, um processo normal do quarto cérebro que se acelera de maneira intensa durante a adolescência.” “A poda de uma rede tenda a “fixar” uma rede que já se encontra adaptada, quer natural, quer artificial, nos problemas e dados específicos para os quais foi treinada. Se lhe pedirmos para se modificar – adaptar-se a um novo conjunto de dados ou aprender algumas novas categorias, além das antigas – , ela será muito menos capaz de cumprir as instruções do que uma rede que ainda possua seu complemento total de conexões.” “Isso significa que é impossível aprender a algo novo, ao mesmo tempo em que se desaprende algo velho?”

11 “Se o novo padrão for repetido deliberada, diligente e frequentemente, e se o velho padrão for voluntariamente evitado por um longo tempo (por mais que o velho padrão nos pareça ser natural, a descrição exata é a de uma segunda natureza, não a primeira); então, mesmo os antigos hábitos entranhados de pensamentos, sentimentos e ações enfraquecerão à medida que os novos se fortalecerem.” METANOIA – “É necessário nascer de novo”

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13 Ou não vendo ou deixando de perceber?
Thomas Kuhn: Postulou o termo paradigma com base em 03 aspectos: 1 – Maneira de ver o mundo 2 – Conjunto de métodos, práticas e instrumentos 3 – Conjunto de compromissos teóricos, institucionais e pessoais “A superioridade de uma teoria sobre outra não pode ser demonstrada através de uma discussão.” Tese da Incomensurabilidade: “Não é possível expressar-se adequadamente na linguagem de outro. É necessário ver o que o outro está vendo.” É necessário ver o que o outro está vendo! E o que estamos vendo ou percebendo? Ou não vendo ou deixando de perceber?

14 Thomas Kuhn: “Quanto a uma linguagem de observação pura, talvez ainda se chegue a elaborar uma. Mas, três séculos após Descartes, nossa esperança que isso ocorra ainda depende exclusivamente de uma teoria da percepção e do espírito.” “Aqueles que experimentam tais dificuldades de comunicação devem possuir algum recurso alternativo. Os estímulos que encontram são os mesmos. O mesmo se dá com seus aparelhos neurológicos, não importa quão diferentemente programados.” “Mostrar o acontecimento é diferente de explicar o acontecimento.” “As revoluções científicas ocorrem porque o observador vê o mesmo fato sob uma luz diferente” “Mudanças ocorrem por uma aceitação de influências subjetivas que não estavam sendo consideradas.”

15 Espiritualidade – Postura pessoal que possibilita interação e/ou integração com o que transcende aos sentidos ordinários. Religiosidade – Práticas posturais e ou conceituais que possibilitam interação e integração com o “objeto” da crença. Crença – Conceito que exprime condição de veracidade que leva à confiança inabalável em determinada revelação, ideia ou conceito de caráter religioso. Fé – do hebraico emuná; em grego: pistis; em latim: fidélis: que pressupõe fidelidade, sintonia. – Fé de Centurião romano

16 Espiritualidade – Postura pessoal que possibilita interação e/ou integração com o que transcende aos sentidos ordinários. Religiosidade – Práticas posturais e ou conceituais que possibilitam interação e integração com o “objeto” da crença. Crença – Conceito que exprime condição de veracidade que leva à confiança inabalável em determinada revelação, ideia ou conceito de caráter religioso. Fé – do hebraico emuná; em grego: pistis; em latim: fidélis: que pressupõe fidelidade, sintonia. – Fé de Centurião romano Religião – do latim religare: Conjunto de crenças e aspectos culturais que relacionam Humanidade, Espiritualidade e seus aspectos morais, propiciando interação social. – O “fundador” não fala em Religião

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18 Espiritualidade – Postura pessoal que possibilita interação e/ou integração com o que transcende aos sentidos ordinários. Religiosidade – Práticas posturais e ou conceituais que possibilitam interação e integração com o “objeto” da crença. Crença – Conceito que exprime condição de veracidade que leva à confiança inabalável em determinada revelação, ideia ou conceito de caráter religioso. Fé – do hebraico emuná; em grego: pistis; em latim: fidélis: que pressupõe fidelidade, sintonia. – Fé de Centurião romano Religião – do latim religare: Conjunto de crenças e aspectos culturais que relacionam Humanidade, Espiritualidade e seus aspectos morais, propiciando interação social. – O “fundador” não fala em Religião Coping religioso colaborativo – Situação onde o paciente faz o tratamento até certo ponto e “entrega o resultado a Deus”. Coping religioso positivo – Situação onde a Religiosidade auxilia a recuperação da saúde física. Coping religioso negativo – Situação onde a Religiosidade prejudica a recuperação da saúde física.

19 Meditação – do latim meditare: Voltar a atenção e concentração para dentro de si.
Mindfulness – Meditação de atenção plena. Contemplação – Prática de concentrar intencionalmente a consciência num objeto ou numa ideia. Conversão – Experiência pessoal onde há aceitação de um conceito contemplado sob uma nova perspectiva.

20 Pin van Lommel: “I can live without my body, but apparently my body cannot live without me.” “People with NDE have been my greatest teachers.” “... they have retained their identity, with the faculty of sight, with emotions, and with an extremily lucid consciousness.” “...every thought from their past life, and they realize that everything is an energy that affects both themselves and others.” “People know their own and others past thoughts and feelings...” “Do we human beings equal our bodies, or we have bodies?” “The term NDE is confusing because the experiences are reported not just by people on the brink of death but also by those who are not in any physical or psychological danger.” “Dying is just as normal as being born.” “Dead turned out to be not dead, but another form of life.” NDEer’s: “ I have strong religious feelings now. I no long “believe” in God; I’m absolutely certain. But it has nothing whatsoever to do with the church.”

21 Pin van Lommel: “People feel transformed while those around them remain the same.” Changes after NDE: “a desire for silence” Before After No religion: % % Value of organized religion % % Church attendance % % Prayer : % % Meditation: % % Quest for spiritual values: % % Guidance: % % No fear of death: Sutherland: % % Grey: % % Opdebeeck: % % Belief in life after death: Sutherland: % % Grey: % % Opdebeeck: % % Musgrave: % %

22 Meditação – do latim meditare: Voltar a atenção e concentração para dentro de si.
Mindfulness – Meditação de atenção plena. Contemplação – Prática de concentrar intencionalmente a consciência num objeto ou numa ideia. Conversão – Experiência pessoal onde há aceitação de um conceito contemplado sob uma nova perspectiva. The Conversion of Saint Paul painting by Italian artist Caravaggio

23 Meditação – do latim meditare: Voltar a atenção e concentração para dentro de si.
Mindfulness – Meditação de atenção plena. Contemplação – Prática de concentrar intencionalmente a consciência num objeto ou numa ideia. Conversão – Experiência pessoal onde há aceitação de um conceito contemplado sob uma nova perspectiva.

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35 Pensemos na reprogramação (metanóia) do nosso aparelho neurológico, mudando nossa perspectiva como observadores para melhor entendimento de conceitos “antigos”, mas especialmente consideremos a Espiritualização de nós mesmos!!!


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