A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origens da Arte contemporânea. Marcel Duchamp e seus ready-mades Roda de bicicleta (1913) Fonte (1917)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origens da Arte contemporânea. Marcel Duchamp e seus ready-mades Roda de bicicleta (1913) Fonte (1917)"— Transcrição da apresentação:

1 Origens da Arte contemporânea

2 Marcel Duchamp e seus ready-mades Roda de bicicleta (1913) Fonte (1917)

3 Um Contemporâneo em meio ao Modernismo visão fenomenológica da arte (coeficiente da arte) singularidade da obra de arte em meio à multiplicidade de todos os outros objetos (o que faz uma obra ser uma obra?) Colocam em xeque o papel das instituições na definição da arte o interesse pelo corriqueiro, a disposição de abarcar o acaso (como herança do Dadaísmo e também como reconhecimento de que na vida as coisas simplesmente acontecem) e um novo sentido do visual. Tudo isso levou a arte a duas direções: o Pop e o Minimalismo.

4 Pontos de partida Pop Art Minimalismo

5 Jackson Pollock e sua action painting, 1947

6 Pop Art - EUA, começo da década de 60 - Artistas que se destacaram: Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Claes Oldenburg, James Rosenquist - Proposta: utilização de temas extraídos da banalidade dos EUA urbanos; quebra com os estilos emocionalmente carregados dos expressionistas abstratos; dependência das técnicas da cultura visual de massa; trabalhos feitos em série.

7 a imprensa popular, a tela grande de cinema, com seus closes em preto-e- branco e tecnicolor, os espetáculos extravagantes dos anúncios e, finalmente, a introdução, via televisão, deste apelo espalhafatoso ao nosso olhar dentro de casa, tudo isso tornou disponível à nossa sociedade, e também ao artista, um imaginário tão disseminado, persistente e compulsivo que tinha que ser notado (afirmação do crítico Henry Geldzahler in ARCHER, 2001)

8 James Rosenquist, President Elect, 1961

9 James Rosenquist Hey! Let"s Go for a Ride Lithograph 1972

10 ROY LICHTENSTEIN ( ) O beijo Emergimos lentamente

11 TOM WESSELMANN Fumador ROY LICHTENSTEIN Moça

12 Andy Warhol, 100 Cans, 1962

13 Andy Warhol

14

15 As vinte e cinco Marilyns

16 Outras tendências, linguagens e desdobramentos

17 Arte conceitual a idéia se torna uma máquina que faz a arte e a filosofia da obra está implícita na obra, não sendo ilustração de nenhum sistema filosófico. Sol LeWitt

18 A Arte Conceitual opera na contramão dos princípios que norteiam o que seja uma obra de arte. Em vez da permanência, a transitoriedade; a unicidade se esvai frente a reprodutibilidade; contra a autonomia, a contextualização; a autoria se esfacela frente às poéticas da apropriação e a função intelectual é determinante na recepção (FREIRE, 2006). desmaterialização da obra de arte crítica norte-americana Lucy Lippard A transgressão proposta pela Arte Conceitual dirige-se para além de formas, materiais ou técnicas, é, sobretudo, uma crítica desafiadora ao objeto de arte tradicional.

19 Uma e três cadeiras, 1965 (Joseph Kosuth, EUA)

20 Renè Magritte, A traição das imagens, 1929

21 Brasil e outros países da América Latina (ditadura autoritária e repressora) caráter político e libertário conotação política e social do objeto escolhido artistas: Arthur Barrio, Hélio Oiticica, Guilherme Vaz, Cildo Meireles, Nelson Leirner, entre outros

22 Cildo Meireles INSERÇÕES EM CIRCUITOS IDEOLÓGICOS: 1. PROJETO "COCA-COLA" (1970) Gravar nas garrafas de refrigerantes (embalagens de retorno) informações e opiniões críticas, e devolvê-las à circulação. Utiliza-se o processo de decalque (silk-screen) com tinta branca vitrificada, que não aparece quando a garrafa está vazia e sim quando cheia, pois então fica visível a inscrição contra o fundo escuro do liquido Coca-Cola.

23 Era um trabalho que, na verdade, não tinha mais aquele culto do objeto, puramente; as coisas existiam em função do que poderiam provocar no corpo social. Na verdade, as "Inserções em circuitos ideológicos" nasceram da necessidade de se criar um sistema de circulação, de troca de informações, que não dependesse de nenhum tipo de controle centralizado. o importante no projeto foi a introdução do conceito de 'circuito' A questão do anonimato envolve por extensão a questão da propriedade. Não se trabalharia mais com o objeto, pois o objeto seria uma prática, uma coisa sobre a qual você não poderia ter nenhum tipo de controle ou propriedade Enquanto o museu, a galeria, a tela, forem um espaço sagrado da representação, tornam-se um triângulo das Bermudas: qualquer coisa, qualquer idéia que você colo­car lá vai ser automaticamente neutralizada. Não mais trabalhar com a metáfora da pólvora - trabalhar com a pólvora mesmo Cildo Meireles

24 Nelson Leirner Porco Empalhado, 1966 porco empalhado em engradado de madeira

25 Questionando o próprio sistema e seus valores O artista Nelson Leirner mandou esse porco empalhado e enjaulado para o Salão Nacional de Brasília e foi aceito. Agora vai mandar aos membros do júri a seguinte pergunta: Qual o critério dos críticos para aceitarem esse trabalho no Salão de Brasília? Jornal da Tarde, 1967

26 Hélio Oiticica Lygia Clark

27 Lygia Clark, Bienal de São Paulo/1998

28 Outras formas, recursos e movimentos VIDEOARTE Nam June Paik (coreano) PERFORMANCE Fluxus (Lituânia) BODY ART A ênfase da arte começa a se deslocar do produto final para o processo de sua feitura (ARCHER)

29 Joseph Beuys, Como explicar imagens a uma lebre morta, 1965 (performance)

30 A Arte Contemporânea apresenta quebras de parâmetros em diferentes aspectos que dizem respeito: ao espectador ao conceito de arte aos modos de apresentação da arte aos processos de construção das obras à relação com o tempo à relação com o espaço

31 Todo esse conjunto de transformações propõe: a criação de um novo olhar para o mundo à nossa volta e, consequentemente, para a arte produzida por este mundo.

32 A arte é expressão de uma sociedade, não podemos, portanto, admitir que uma sociedade se transforme e sua arte permaneça a mesma.


Carregar ppt "Origens da Arte contemporânea. Marcel Duchamp e seus ready-mades Roda de bicicleta (1913) Fonte (1917)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google