A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF

2 Introdução O câncer do colo uterino é um problema de saúde pública mundial, correspondendo a aproximadamente 15% de todos os tipos de câncer em mulheres, sendo atualmente o segundo mais comum. No Brasil, desde 1988, o MS tem seguido a recomendação da OMS que propõe um exame de Papanicolaou a cada três anos em mulheres entre 25 e 59 anos de idade, após dois controles anuais consecutivos com resultado normal. O sucesso do exame é que permite o diagnóstico das lesões pré-malignas e malignas do colo uterino e de infecções vaginais, podendo detectar doenças que ocorrem antes do desenvolvimento do câncer.

3 Objetivo Tendo em vista que a triagem através do exame citopatológico contribui para a redução tanto da morbidade como da mortalidade do câncer cérvicouterino, o objetivo do presente estudo foi elucidar as estratégias adotadas pelas ESF de Paula Cândido a fim de elevar a cobertura deste exame na população alvo.

4 Metodologia No primeiro semestre de 2009, as ESF realizaram levantamento das mulheres entre 25 e 59 anos de idade adscritas; Realizado: Capacitação dos ACS, Busca ativa, Visitas Domiciliares, Palestras Educativas Dificuldades encontradas. Maior entrosamento da ESF e desta com o ginecologista.

5 Resultados

6 Conclusão Com o trabalho de conscientização, principalmente por meio de visitas domiciliares e palestras, ocorreu o aumento do vínculo entre usuárias e enfermeiras e com isso aumento da cobertura do exame citopatológico no município. Consequentemente, atingiu-se a meta pactuada entre município e SES.

7 Obrigada!


Carregar ppt "Secretaria Municipal de Saúde de Paula Cândido PAULA CÂNDIDO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICOUTERINO Márcia Helena de oliveira Enfª. ESF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google