A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03."— Transcrição da apresentação:

1 A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03

2 Formas de lidar com o conhecimento Crença (belief) Autoridade Racionalista Científica

3 Questões 26 Set e 3 Out O que distingue investigação de outras coisas? Porquê fazer investigação em educação? Porquê fazer investigação num Mestrado como este? Quais são os elementos duma investigação? Investigação não é recolha de dados Qual é o papel da teoria na investigação? O que tem que ver a investigação científica com as formas de pensar do dia-a-dia das pessoas?

4 Sobre a investigação (…) investigação é um questionamento sistemático, planeado e crítico, sujeito a apreciação crítica pública; como questionamento que é, tem as suas raízes na curiosidade e no desejo de compreender [algo]; mas trata-se de uma curiosidade estável, sistemática na medida em que é sustentada por uma dada estratégia (Rudduck & Hopkins, 1985)

5 O que leva a dizer que determinado documento é (ou não é) investigação? Quem legitima a investigação?

6 Níveis de investigação descritivo explicativo generalizante fundamental

7 O que leva a optar por uma determinada metodologia de investigação? a natureza das questões e do problema – o quê? quantos? –como? porquê? o grau de controlo sobre o fenómeno o produto final desejado (tem que ver com as questões formuladas)

8 Papel da teoria na investigação a investigação incide sobre um fenómeno / problema / questões envolve em geral, análise: - da(s) teoria(s) já desenvolvida(s) - das metodologias usadas de dados recolhidos no terreno Campo teórico Campo empírico

9 Paradigmas tradicionais Paradigma positivista Procura-se dados que confirmem uma dada teoria Adopta em geral técnicas de recolha e análise de dados de tipo quantitativo Paradigma interpretativo O fenómeno é olhado com o objectivo de criar uma teoria que o explique Adopta fundamentalmente metodo0logias de investigação assentes em técnicas de índole qualitativa na recolha e análise de dados

10 a tradição da investigação experimentalista (psico-estatística) A tradição da investigação iluminativa (com origem na sociologia e na antropologia) Sobre a investigação em educação

11 Sobre os resultados da investigação qualquer resultado [em investigação] é relativo a uma dada problemática, ao esquema teórico no qual se baseia directa ou indirectamente, e à metodologia [de investigação] através da qual foi obtido Sierpinska et al. (1993)


Carregar ppt "A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google