Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLarissa Pedro Alterado mais de 10 anos atrás
1
A investigação em educação Notas sessões 26 Set e 3 Out 03
2
Formas de lidar com o conhecimento Crença (belief) Autoridade Racionalista Científica
3
Questões 26 Set e 3 Out O que distingue investigação de outras coisas? Porquê fazer investigação em educação? Porquê fazer investigação num Mestrado como este? Quais são os elementos duma investigação? Investigação não é recolha de dados Qual é o papel da teoria na investigação? O que tem que ver a investigação científica com as formas de pensar do dia-a-dia das pessoas?
4
Sobre a investigação (…) investigação é um questionamento sistemático, planeado e crítico, sujeito a apreciação crítica pública; como questionamento que é, tem as suas raízes na curiosidade e no desejo de compreender [algo]; mas trata-se de uma curiosidade estável, sistemática na medida em que é sustentada por uma dada estratégia (Rudduck & Hopkins, 1985)
5
O que leva a dizer que determinado documento é (ou não é) investigação? Quem legitima a investigação?
6
Níveis de investigação descritivo explicativo generalizante fundamental
7
O que leva a optar por uma determinada metodologia de investigação? a natureza das questões e do problema – o quê? quantos? –como? porquê? o grau de controlo sobre o fenómeno o produto final desejado (tem que ver com as questões formuladas)
8
Papel da teoria na investigação a investigação incide sobre um fenómeno / problema / questões envolve em geral, análise: - da(s) teoria(s) já desenvolvida(s) - das metodologias usadas de dados recolhidos no terreno Campo teórico Campo empírico
9
Paradigmas tradicionais Paradigma positivista Procura-se dados que confirmem uma dada teoria Adopta em geral técnicas de recolha e análise de dados de tipo quantitativo Paradigma interpretativo O fenómeno é olhado com o objectivo de criar uma teoria que o explique Adopta fundamentalmente metodo0logias de investigação assentes em técnicas de índole qualitativa na recolha e análise de dados
10
a tradição da investigação experimentalista (psico-estatística) A tradição da investigação iluminativa (com origem na sociologia e na antropologia) Sobre a investigação em educação
11
Sobre os resultados da investigação qualquer resultado [em investigação] é relativo a uma dada problemática, ao esquema teórico no qual se baseia directa ou indirectamente, e à metodologia [de investigação] através da qual foi obtido Sierpinska et al. (1993)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.