Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlexandre Loreto Alterado mais de 10 anos atrás
1
Trechos selecionados do livro de Heraldo Marelim Vianna
A OBSERVAÇÃO de Heraldo Marelim Vianna
2
Metodologia da Observação Informação científica ≠ observação causal.
A diferença centra-se, sobretudo, no fato de que as observações científicas procuram coletar dados que sejam válidos e confiáveis.
3
Para obter informações de valor científico, é preciso usar metodologias adequadas, a fim de evitar a identificação de fatores que têm pouca ou nenhuma relação com o comportamento complexo que se deseja estudar.
4
A pesquisa científica deve apoiar-se em fundamentos teóricos consistentes relaciona-dos ao que se deseja observar. Sem uma teoria sólida, a pesquisa observacional produzirá elementos sem importância.
5
É importante, dessa forma, iniciar a pesquisa fazendo uma revisão da literatura, e depois, partir para a formulação de algumas idéias (hipóteses) sobre a natureza do fenômeno a ser considerado.
7
Observação e atividade científica
Ao observador não basta simplesmente olhar. Deve saber ver, identificar e descrever diversos tipos de interações e processos humanos. São essas interações que podem se constituir em problemas de pesquisa.
8
Algumas perguntas geradoras podem surgir, a partir de certas relações que não oferecem explicações amplamente satisfatórias para o problema enfocado.
9
Outras encontram-se na literatura técnica, em trabalhos teóricos a partir dos quais são feitas algumas deduções que precisam ser comprovadas, situações da vida prática, experiências e insights pessoais.
10
A observação faz parte do nosso cotidiano, mas essa situação não nos deve levar a pensar que possamos fazer observações sem uma formação e treinamento prévios que nos qualifique para o exercício dessa atividade. Sem esse treinamento, os resultados quase sempre são caóticos e não merecem credibilidade, por não terem a seriedade e a validade que seria de se esperar em um trabalho científico.
11
Uma observação, qualquer que seja o seu objetivo e suas finalidades, deve propor, inicialmente, quatro importantes questões a serem objeto de consideração ao longo de todo o trabalho:
12
O que deve ser efetivamente observado?
13
Como proceder para efetuar o registro dessas observações?
14
Os Cinco Sentidos - Hans Makart - 1840-1884
Quais os procedimentos a utilizar para garantir a validade das observações? Os Cinco Sentidos - Hans Makart
15
Que tipo de relação estabelecer entre o observador e o observado?
Buscando o Impossível 1928 René Magritte ( )
16
Observação e suas diferentes fases
1) definir os objetivos do estudo;
17
2) decidir sobre o grupo de
sujeitos a observar;
18
3) legitimar sua presença junto ao grupo a observar;
19
4) obter confiança dos sujeitos que se vai observar;
20
5) observar e registrar notas de campo durante semanas (ou um período mais longo,
conforme a natureza do estudo);
21
6) gerenciar possíveis crises que possam ocorrer entre os sujeitos e o observador;
22
7) saber retirar-se do campo de observação;
23
8) analisar os dados;
24
9) elaborar um relatório sobre os elementos obtidos.
25
Na observação, é interessante para a análise estabelecer-se uma relação entre teoria e dados, sem engessar os dados pela teoria. A observação, no contexto de uma pesquisa, visa gerar novos conhecimentos e não confirmar, necessariamente, teorias.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.