A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperatura Trabalho realizado pelos alunos da escola E.B.1/JI de Casais, sob a supervisão das professoras Isabel Arrais e Marisa Alpuim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperatura Trabalho realizado pelos alunos da escola E.B.1/JI de Casais, sob a supervisão das professoras Isabel Arrais e Marisa Alpuim."— Transcrição da apresentação:

1 Temperatura Trabalho realizado pelos alunos da escola E.B.1/JI de Casais, sob a supervisão das professoras Isabel Arrais e Marisa Alpuim.

2 Avaliar a temperatura da água com as mãos. A mão direita foi colocada numa bacia com água bem quentinha enquanto a mão esquerda foi colocada numa bacia com a água bem fria(com gelo)! Passados alguns minutos colocamos as duas mãos numa bacia com água da torneira. Foi engraçado verificar que a mão que estava fria ficou quente e a que estava quente ficou fria.

3 Os diferentes termómetros Trouxemos alguns termómetros e ficamos a conhecer outros tipos de termómetros… Também fizemos algumas medições de temperatura.

4 Tudo tende para a temperatura ambiente… Água quente Água com gelo 44º15:057º 39º15:106º 32º15:208º 29º15:309º 27º15:4010º 25º15:5010.5º 23º16:0011º 22º16:1012º 20º16:2013º 1916:4014º 17º16:5015º 17º17:0015.5º 16º17:1016º 16,5º17:2016º 17:3016º Colocamos um copo graduado com água quente e outro com água com gelo. Em cada um foi colocado um termómetro de laboratório (ou de álcool) e registadas de imediato as temperaturas. Estávamos curiosos para saber o que iria acontecer porque eram variadas as nossas opiniões. Durante cerca de 2 h:30m fomos registando o que ia acontecendo e verificamos que a água quente foi arrefecendo, enquanto que a água fria foi aquecendo. Então chegamos à conclusão que não há nada quente nem frio, tudo tende para a temperatura ambiente.

5 Experiências com Sensores de Temperatura Ligamos dois sensores de temperatura ao computador. De seguida colocamos um sensor numa bacia com gelo e outro no aquecedor da nossa sala de aula. Começamos então a observar o gráfico que era produzido no computador. Enquanto um sensor registava a temperatura a subir em flecha, o outro registava uma queda abrupta de temperatura. Então trocamos os sensores e o que estava na bacia passou para o aquecedor e vice-versa. Foi mesmo giro ver no gráfico a linha que subia, agora a descer e a que descia começar a subir. Parecia que o computador estava louco, mas o que estava mesmo a acontecer era que o mesmo sensor, ora registava temperaturas altas, ora registava temperaturas baixas. O resultado foi este gráfico…

6 Experiências com Sensores de Som Com um sensor de som ligado ao nosso computador da sala, fomos registando o nosso silêncio seguido de uma salva de palmas e assim sucessivamente. Registamos ainda o som das nossas gargalhadas. Digam lá que não é engraçado o resultado final! Como foi o nosso 1º trabalho com sensores, aproveitamos para experimentar outros, como o de som e o de luz.

7 Experiências com Sensores de Luz De seguida fomos colocando um sensor de luz em diferentes lugares: na janela, numa superfície à sombra, debaixo de um casaco, debaixo das nossas camisolas… e o resultado foi este.

8 Temperatura Exterior (registada ao longo de uma semana) Colocamos no exterior da nossas escola, dois termómetros em dois lugares distintos. O termómetro A estava num lugar resguardado, húmido e onde não apanhava sol. O termómetro B foi colocado num lugar onde embora resguardado, muito menos húmido e durante boa parte do dia apanhava sol. Durante 6 dias fomos registando as temperaturas máximas e mínimas e foi curioso verificar que os diferentes lugares escolhidos permitiram a verificação de temperaturas muito díspares. O termómetro A registou máximas que não ultrapassaram os 15º. Em compensação registou mínimas de -5º. Já o termómetro B registou máximas de 29º e as mínimas não foram além dos -2º. Termómetro B Termómetro A


Carregar ppt "Temperatura Trabalho realizado pelos alunos da escola E.B.1/JI de Casais, sob a supervisão das professoras Isabel Arrais e Marisa Alpuim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google