A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CC/ESTIG - 2006/20071 Tema V – Métodos de Apuramento do Custo de Produção No cálculo dos custos da produção podem ser utilizados dois métodos diferentes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CC/ESTIG - 2006/20071 Tema V – Métodos de Apuramento do Custo de Produção No cálculo dos custos da produção podem ser utilizados dois métodos diferentes,"— Transcrição da apresentação:

1 CC/ESTIG /20071 Tema V – Métodos de Apuramento do Custo de Produção No cálculo dos custos da produção podem ser utilizados dois métodos diferentes, correspondentes a situações diferentes. Numa dada empresa podem ser utilizados simultaneamente os dois métodos, um para uns produtos e outro para outros, bem como um método numa dada fase de fabrico e o outro noutra fase, naturalmente se as situações específicas conduzirem a esses métodos. O mais normal é a utilização em cada empresa de um só dos métodos.

2 CC/ESTIG /20072 Tema V – Métodos de Apuramento do Custo de Produção O método directo, também chamado de método de custeio por ordens de fabrico ou por encomenda é utilizado nas situações em que cada produto é um caso específico diferente dos outros. Isto acontece no sector da construção civil, no sector das obras públicas, nas empresas que produzem por encomenda e nas empresas que produzem por ordens de fabrico. Nestes casos, cada prédio, cada obra, cada encomenda, cada ordem de fabrico é um caso individual, de que queremos conhecer o respectivo custo. Exemplo: Uma empresa de construção civil abre uma conta para cada prédio Na contabilidade analítica, abrimos uma conta para cada prédio, obra, encomenda, etc. Essas contas serão debitadas enquanto decorrer a produção, pelo consumo das matérias-primas e outros materiais, pelo custo da mão-de-obra utilizada e pelos gastos gerais de fabrico, imputáveis a cada um dos produtos. O valor acumulado a débito da conta de cada produto (conta de fabricação ou produção, indicará em cada momento o custo respectivo). Quando o produto estiver concluído, o valor a débito indicará o seu custo. Nessa altura, a sua conta de produção será creditada por débito da conta de produtos acabados ou custo dos produtos vendidos.

3 CC/ESTIG /20073 Tema V – Métodos de Apuramento do Custo de Produção O método indirecto ou de custeio por processos é utilizado nas chamadas indústrias de processo, ou seja indústrias de fabrico continuamente o mesmo produto ou produtos durante todo o ano. Nestes casos, como por exemplo, indústria das cervejas, indústria cimenteira, indústria química, indústria de material eléctrico, indústria alimentar (a maioria das empresas utiliza o método indirecto). A produção repete-se sistematicamente ao longo do ano. Torna-se necessário definir um período de custeio (geralmente um mês). Para esse período teremos que quantificar a produção realizada (produção efectiva, produção terminada, produção em curso de fabrico), tendo em conta os coeficientes de acabamento respectivos. Igualmente será necessário calcular o custo da produção efectiva, tendo em conta os coeficiente de homogeneização, o custo da produção terminada, tendo em conta um método de custeio das saídas (FIFO, LIFO, custo médio) e o custo dos produtos em curso de fabrico no fim do período, tendo em conta o seu grau de acabamento. Este processo repetir-se-á em cada período de custeio. Contabilisticamente na classe 9 será aberta uma conta de fabricação para cada fase de fabrico, essas contas serão debitadas durante o mês pelo consumo das matérias-primas em cada fase, pela mão-de-obra utilizada e pelos restantes gastos fabris. Depois de calculado o custo da produção terminada em cada fase, a conta de fabricação respectiva, será creditada por débito da conta de fabricação da fase seguinte ou da conta de produtos acabados e intermédios, se a produção terminada for transferida para armazém.


Carregar ppt "CC/ESTIG - 2006/20071 Tema V – Métodos de Apuramento do Custo de Produção No cálculo dos custos da produção podem ser utilizados dois métodos diferentes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google