A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental
FÓRUM SPOAS 26 de Maio de 2011 Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Ministério do Meio Ambiente

2 Projeto Chillers Protocolo de Montreal Objetivo: eliminar as Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio – SDOs. Mecanismo de Funcionamento: países desenvolvidos que historicamente tiveram maior consumo de SDOs apóiam financeiramente medidas para eliminar o consumo dessas substâncias nos países em desenvolvimento. Origem dos Recursos: Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal – FML, por meio do PNUD.

3 Plano Nacional de Eliminação dos CFCs - PNC
Aprovado em 2002 com recurso de US$ 26,7 milhões Objetivo: eliminar o consumo remanescente de CFCs por meio de projetos de conversão industrial e gerenciar o seu passivo por meio de ações de recolhimento, reciclagem e regeneração. Resultado: eliminação do consumo de CFCs em 2010.

4 Projeto Resfriadores de Líquido (Chiller)
Recursos remanescentes do PNC: Aprovação pelo ExCom do projeto de substituição ou retrofit de Chillers com CFCs em órgãos públicos federais localizadas no Distrito Federal; Orçamento: US$ 1,64 milhões para substituição de equipamentos; Número de equipamentos: pelo menos 3 chillers, conforme recurso; Coordenação: Ministério do Meio Ambiente; Execução: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

5 Ações previstas Consultor especialista em chillers para realizar diagnóstico em edificações públicas federais, com ou sem fins lucrativos; Identificação de Chillers com CFCs em funcionamento; Levantamento dos dados: marca, modelo, carga de CFCs, consumo energético, capacidade em TR, etc; Análise dos dados coletados para definição dos critérios de elegibilidade; Apresentação de proposta de execução técnica, contemplando os elementos necessários para o adequado funcionamento do Chiller; Acompanhamento da substituição ou retrofit do Chiller Elaboração de relatório e publicação dos resultados.

6 Apoio Esperado das SPOAs
Apoio para identificação de Chillers com CFCs em funcionamento; Apoio ao trabalho do consultor, com indicação dos contatos necessários nas edificações públicas; Apoio para a definição dos critérios de elegibilidade; Apoio para as alterações necessárias da infraestrutura local (adaptações); Apoio para os reparos necessários aos elementos externos dos chillers, exemplos: fan coil, torre de esfriamento, etc.

7 Projeto Piloto da “Esplanada Sustentável”
“Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios Secretaria Projeto Piloto da “Esplanada Sustentável” Secretaria de Orçamento Federal (SOF) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

8 “Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios
Objetivo: Etiquetagem de eficiência energética, segundo Programa de Etiquetagem de Eficiência Energética para Edifícios Públicos do Procel/Eletrobrás/MME. Objeto: 60% dos Edifícios Sede da Esplanada dos Ministérios – já iniciado no MME e MMA (retrofit realizado em 2009), em curso no MP. Equipe: Técnicos especializados do Ministério do Meio Ambiente (Analistas de Infraestrutura e Analistas Ambientais da Coordenação de Energia e Meio Ambiente)

9 “Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios
Diagnóstico Ambiental (Elaboração de questionários padrão): - Análise dos componentes da envoltória (piso, parede, teto). - Análise da adequação das proteções solares- análise de insolação. - Levantamento de lay-out - Levantamento do sistema de condicionamento de ar. - Levantamento do sistema de iluminação artificial. - Levantamento dos revestimentos e pinturas internos para aproveitamento da luz natural.

10 “Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios
Diagnóstico Ambiental (Relatório a partir dos levantamentos e análises realizados): - Definição de diretrizes para os componentes da envoltória visando a diminuição de carga térmica - Proposta de adequação das proteções solares - Projeto Padrão de lay-out interno - Projeto de retrofit do sistema de condicionamento de ar - Projeto de retrofit do sistema de iluminação artificial - Definição de diretrizes para os revestimentos e pinturas internos visando melhor aproveitamento da luz natural

11 “Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios
Etiquetagem / Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios (RTQ-C): Trata especificamente dos itens avaliados como, - Envoltória, - Sistemas de Iluminação e - Sistemas de Condicionamento de Ar. Traz também as equações e os cálculos de eficiência energética destes itens em um edifício.

12 “Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios
CRONOGRAMA- Ano I Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Levantamento ****** ***** Diretrizes da envoltória e revestimento interno/ projeto padrao lay-out Proj. Insolação Proj. Retrofit- Ar Proj. Retrofit- Iluminação

13 “Força tarefa” para realização de Diagnóstico Ambiental dos edifícios da Esplanada dos Ministérios
CRONOGRAMA- Ano II Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 Proj. Retrofit- Iluminação ***** Preenchimento dos formularios e documentos para Etiquetagem *** Submissão para Etiquetagem


Carregar ppt "Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google