A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eu vos abraço, milhões MOACYR SCLIAR. Recursos literários utilizados: O modelo do conto judeu (Gênero Epistolar); Monólogo! O modelo do conto judeu (Gênero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eu vos abraço, milhões MOACYR SCLIAR. Recursos literários utilizados: O modelo do conto judeu (Gênero Epistolar); Monólogo! O modelo do conto judeu (Gênero."— Transcrição da apresentação:

1 Eu vos abraço, milhões MOACYR SCLIAR

2 Recursos literários utilizados: O modelo do conto judeu (Gênero Epistolar); Monólogo! O modelo do conto judeu (Gênero Epistolar); Monólogo! Autobiografia da personagem de ficção...¹ Autobiografia da personagem de ficção...¹ A narrativa de um velho narrador, um MACRÓBIO: A narrativa de um velho narrador, um MACRÓBIO:

3 ¹ O VALDO: Relato de suas experiências de vida, suas relações sociais e das evidências que identificam o tempo histórico em que ele viveuRelato de suas experiências de vida, suas relações sociais e das evidências que identificam o tempo histórico em que ele viveu – O pano de fundo histórico é revelador de uma cena passada (tempo do enunciado), recuperada para que se edifique, passo a passo no tempo, um painel existencial paradigmático...

4 Uma carta em resposta ao neto norte-americano com a finalidade de rememorar passagens marcantes de sua adolescência e juventude – tempo fundamental ( )Uma carta em resposta ao neto norte-americano com a finalidade de rememorar passagens marcantes de sua adolescência e juventude – tempo fundamental ( ) Romance de Formação Romance de Formação Provável Tempo da Enunciação: Últimas décadas do Século XX ou início do Século XXI! Provável Tempo da Enunciação: Últimas décadas do Século XX ou início do Século XXI!

5 Filho de capataz da Estância do CORONEL NICÁCIO!(Coronelismo, Humilhação do Pai, surge a sede por vingança social...) Filho de capataz da Estância do CORONEL NICÁCIO!(Coronelismo, Humilhação do Pai, surge a sede por vingança social...) VALDO – GENINHO (Filho de sua professora² que, por sua militância comunista, PCB, inspira os primeiros passos de Valdo no Marxismo) VALDO – GENINHO (Filho de sua professora² que, por sua militância comunista, PCB, inspira os primeiros passos de Valdo no Marxismo) O COMUNISMO... O COMUNISMO... ²episódio da queima do romance Dom Casmurro!; A.Pereira (Beijo na mão de Machado de Assis, em despedida, na Rua do Cosme Velho...)

6 Geninho como mestre, Manifesto Comunista como catecismo – VALDO vive a ilusão de ter a verdade e o segredo do mundo revelados! Geninho como mestre, Manifesto Comunista como catecismo – VALDO vive a ilusão de ter a verdade e o segredo do mundo revelados! A recorrente expressão massas; a religião é o ópio do povo; o impacto do verso do poema de Schiller Eu vos abraço, milhões, flagrado em um cartaz de manifesto panfletário de Geninho... A recorrente expressão massas; a religião é o ópio do povo; o impacto do verso do poema de Schiller Eu vos abraço, milhões, flagrado em um cartaz de manifesto panfletário de Geninho...

7 A morte de Geninho... A morte de Geninho... A menção e o fascínio estabelecido pela imagem de ASTROJILDO PEREIRA! A menção e o fascínio estabelecido pela imagem de ASTROJILDO PEREIRA! Que Fazer? – CHTO DELAT, LÊNIN - Presente de Geninho para Valdo (sua Bíblia...) Que Fazer? – CHTO DELAT, LÊNIN - Presente de Geninho para Valdo (sua Bíblia...) Rumo ao Rio de Janeiro num vagão de carga: Expectativas, sonhos revolucionários e,até, sua iniciação sexual de fato, com CHICA, já que as cogitações adolescentes sobre o sexo já se anunciavam há tempos Rumo ao Rio de Janeiro num vagão de carga: Expectativas, sonhos revolucionários e,até, sua iniciação sexual de fato, com CHICA, já que as cogitações adolescentes sobre o sexo já se anunciavam há tempos

8 Desventuras até o encontro com o contato do PCB, HÉRCULES! Desventuras até o encontro com o contato do PCB, HÉRCULES! Tempo de espera pela chegada do Líder ASTROJILDO PEREIRA, envolvido com as diligências do comunismo na Europa... Tempo de espera pela chegada do Líder ASTROJILDO PEREIRA, envolvido com as diligências do comunismo na Europa... Torna-se, neste tempo trabalhador operário, na construção do CRISTO REDENTOR... Torna-se, neste tempo trabalhador operário, na construção do CRISTO REDENTOR... AMORES E PAIXÕES SE SOMAM: CHICA, DENIZETE, ROSA... MARIA CLARA) AMORES E PAIXÕES SE SOMAM: CHICA, DENIZETE, ROSA... MARIA CLARA)

9 O início de sua decepção com o sonho Comunista, relaciona-se diretamente com a chegada, anos depois, da notícia de que seu ídolo Astrojildo Pereira, estava, no Rio, após sua deposição de um cargo na cúpula do partido europeu, escrevendo à imprensa burguesa e, também, vendendo bananas na feira para sobreviver... Os sonhos políticos são diluídos, presentes, a partir de então, apenas na memória!(só saudades)

10 VOU PRA PORTO ALEGRE, TCHAU KLEITON E KLEIDIR Casa-se, vive como eletricista, torna-se um empresário de sucesso e se deixa moldar pelo parâmetro de uma sociedade venal e Capitalista... Hoje eu sei que quem me deu a ideia de uma nova consciência e juventude, está em casa guardado por Deus, contando o vil metal... BELCHIOR

11 BALZAC e o romance da desilusão... BALZAC e o romance da desilusão... As ilusões Perdidas, Balzac! As ilusões Perdidas, Balzac! Intertexto entre Os comensais, Obra Completa de Murilo Rubião e Eu vos abraço, Milhões! Intertexto entre Os comensais, Obra Completa de Murilo Rubião e Eu vos abraço, Milhões! Caráter semi-documental do romance: Proximidade entre o eixo ficcional e o eixo histórico! Caráter semi-documental do romance: Proximidade entre o eixo ficcional e o eixo histórico! Figuras históricas reinventadas: ASTROJILDO PEREIRA, LUÍS CARLOS PRESTES, GETÚLIO VARGAS – Lembrar Uma noite em cinco atos, Alberto Martins! Figuras históricas reinventadas: ASTROJILDO PEREIRA, LUÍS CARLOS PRESTES, GETÚLIO VARGAS – Lembrar Uma noite em cinco atos, Alberto Martins! DIGRESSÕES, MUITAS VEZES DESCONECTADAS, INDEPENDENTES – RELATO INTIMISTA! DIGRESSÕES, MUITAS VEZES DESCONECTADAS, INDEPENDENTES – RELATO INTIMISTA!

12 Tipos caricaturais, acessórios, circunstanciais... Tipos caricaturais, acessórios, circunstanciais... GENINHO, o comunista; ROSA, a anarquista; JÚLIO, o nazista; BENTO, o gaúcho degolador... GENINHO, o comunista; ROSA, a anarquista; JÚLIO, o nazista; BENTO, o gaúcho degolador... LEMBRAR: por todos os lados horizontes! (...) uma casa de chão e céu (POESIA, José Godoy Garcia) - Sobre Valdo à espera da chegada, no Rio, do agente comunista... Convivendo com uma variedade de horizontes! LEMBRAR: por todos os lados horizontes! (...) uma casa de chão e céu (POESIA, José Godoy Garcia) - Sobre Valdo à espera da chegada, no Rio, do agente comunista... Convivendo com uma variedade de horizontes!


Carregar ppt "Eu vos abraço, milhões MOACYR SCLIAR. Recursos literários utilizados: O modelo do conto judeu (Gênero Epistolar); Monólogo! O modelo do conto judeu (Gênero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google