A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestra Federasul – 30/01/20071 Nova Estratégia para o Novo Jeito de Governar Ciência, Tecnologia e Inovação ( C&T&I ) como Instrumentos para o Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestra Federasul – 30/01/20071 Nova Estratégia para o Novo Jeito de Governar Ciência, Tecnologia e Inovação ( C&T&I ) como Instrumentos para o Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Palestra Federasul – 30/01/20071 Nova Estratégia para o Novo Jeito de Governar Ciência, Tecnologia e Inovação ( C&T&I ) como Instrumentos para o Desenvolvimento Econômico do RS

2 Palestra Federasul – 30/01/20072 Histórico da SCTI Demanda pela sociedade por definição de políticas e diretrizes, gerou nomeação, em 15/03/1987, do primeiro Secretário Extraordinário para Assuntos de Ciência e Tecnologia. Criação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia foi formalizada através da Lei nº 9.129, de 13/08/1990, com definição das respectivas competências específicas em seu artigo 1º. A estrutura básica da Pasta foi definida no Decreto nº , de 12/04/1995, encontrando-se o respectivo Regimento Interno normatizado através do Decreto nº , de 17/10/2005, que revogou o Regimento anteriormente aprovado pelo Decreto , de 11/03/1996.

3 Palestra Federasul – 30/01/20073 Atribuições da SCTI No âmbito governamental, compete à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Inovação – SCTI/RS as atribuições de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia em todos os níveis, promovendo e apoiando o desenvolvimento de recursos humanos e projetos de pesquisa afetos à área, em colaboração com entidades públicas e privadas.

4 Palestra Federasul – 30/01/20074 Vinculadas - FAPERGS A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, com a atribuição de fomentar projetos de pesquisa, individuais e institucionais, em órgãos públicos e privados. Alteração de Estatuto – flexibilização. Integração com setor produtivo. Linhas de fomento preferenciais – Programas Estruturantes. Atração e fixação de pesquisadores. Qualificação de RH. Atuação na proteção à Propriedade Intelectual Monitoração e divulgação dos resultados de pesquisa – facilitação da transferência de tecnologia. Atração, criação e fixação de empresas de base tecnológica.

5 Palestra Federasul – 30/01/20075 Vinculadas A Fundação de Ciência e Tecnologia – CIENTEC, com a atribuição de realizar pesquisas de cunho tecnológico e fornecer apoio técnico ao setor industrial do Estado, através da realização de testes, ensaios e análises, em materiais, máquinas e equipamentos com aplicação industrial, como também, atividades relacionadas à otimização de processos. Apoio aos APLs – Arranjos Produtivos Locais. Transferência de tecnologia. Integração dos Parques Tecnológicos. Fixação de doutores.

6 Palestra Federasul – 30/01/20076 Vinculadas A Fundação de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul – FEPAGRO, responsável pelo estímulo, planejamento, promoção e execução de projetos e programas de pesquisa nas áreas vegetal e animal. Modernização do agronegócio. Diversificação da matriz produtiva. Ex1 carne: ovinocultura, caprinocultura, aquacultura. Ex2 leite: queijos finos. Ex3 agro-energia: cana de açúcar, mandioca. Ex4 silvicultura: pinus, eucalipto. Rastreabilidade e outros recursos de TI. Transferência de tecnologia. Aumento do valor agregado com o uso de tecnologia.

7 Palestra Federasul – 30/01/20077 Atual Economia do RS Baseada em atividades de baixa vantagem competitiva. Processos com pouco uso de tecnologia e inovação. Produtos com baixo valor agregado (exportação). Pouca diversificação das culturas (silvicultura, leite, carne, etc).

8 Palestra Federasul – 30/01/20078 Nova Proposta / Novo Jeito Mudança do perfil da economia e do modelo de desenvolvimento, baseado em Ciência, Tecnologia e Inovação. Mudança do perfil da economia e do modelo de desenvolvimento, baseado em Ciência, Tecnologia e Inovação. Crescimento não linear (pulo do sapo), a exemplo de países como Coréia, Irlanda e Finlândia. Crescimento não linear (pulo do sapo), a exemplo de países como Coréia, Irlanda e Finlândia.

9 Palestra Federasul – 30/01/20079 Novo Jeito Geração de conhecimento através de pesquisa local. Transferência do conhecimento para as cadeias do setor produtivo (agronegócio, indústria e serviços). Aumento do valor agregado (exportações). Elevação da produtividade no trabalho e rentabilidade do capital (uso intensivo de C&T&I). Intensificação do uso de serviços tecnológicos no processo produtivo.

10 Palestra Federasul – 30/01/ Novo Jeito Atração e estímulo à inteligência local - formação, qualificação e atualização. Integração da matriz de C&T&I com a matriz de produção.

11 Palestra Federasul – 30/01/ Foco Biotecnologia e Agronegócio Energia Saúde Tecnologia da Informação e Microeletrônica

12 Palestra Federasul – 30/01/ Foco Planejamento Estratégico de C&T&I. Metodologia. Programas Estruturantes. Desenvolvimentos Prioritários.

13 Palestra Federasul – 30/01/ Planejamento Estratégico de C&T&I Projeto de Lei da Inovação Estadual. Instituir o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, com articulação das vinculadas (FAPERGS, FEPAGRO, CIENTEC e UERGS), instituições privadas e órgãos federais no RS. Criação da Agência Executiva de C&T&I: políticas, resultados, transferência de tecnologia. Estímulo ao P&D nas empresas locais. Atração de empresas de base tecnológica, com seus setores de P&D. Complementação das cadeias produtivas de C&T&I.

14 Palestra Federasul – 30/01/ Planejamento Estratégico de C&T&I Formação, atração e fixação de inteligências. Criação de novos mecanismos de comercialização e exportação de produtos e serviços com uso de C&T&I. Busca de parcerias Público-Privadas. Prospecção de formas alternativas de financiamento (Banco Mundial, OEA,...). Equilíbrio do tripé Empresa+Academia+Governo. Mudança do perfil de consumo.

15 Palestra Federasul – 30/01/ Metodologia Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Estabelecimento de metas. Análise e definição de indicadores. Identificação de responsabilidades (gerente – fulanização). Cronograma físico. Cronograma financeiro. Monitoramento e avaliação dos resultados. Aplicação.

16 Palestra Federasul – 30/01/ Programas Estruturantes relacionados com C&T&I Programa de Pólo Tecnológico Estadual para Integração dos Parques Tecnológicos do RS. Programa de Tecnologia de Informação para Integração em Saúde, Educação e Segurança. Programa de Integração da Informação: TV-Digital e Redes de Conectividade. Programa de Desenvolvimento da Aquacultura, Irrigação e Tratamento de Resíduos. Programa de Fontes Alternativas de Energia. Programa de TI e Microeletrônica.

17 Palestra Federasul – 30/01/ Desenvolvimentos Prioritários Celular 4G, comunicação sem fio em banda larga, convergência de redes banda larga, televisão digital, telemedicina, micro- home, RFID, serviços de TI, serviços baseados em local, comunicação em linhas de energia (PLC).

18 Palestra Federasul – 30/01/ Desenvolvimentos Prioritários Fármacos, terapia gênica e celular, vacinas de DNA, doenças degenerativas, reatores de bactéria, genética de alimentos aquáticos e produtos agrícolas não convencionais, controle de epidemias vinculado a georeferenciamento, rastreabilidade de bio-sistemas.

19 Palestra Federasul – 30/01/ Resultados Esperados Qualificação das empresas (indústria e serviços) para um modelo de inovação tecnológica. Elevação da produtividade do trabalho e do capital. Intensificação do uso de serviços no processo produtivo. Ampliação do valor agregado. Ampliação da Competitividade nacional e internacional. Ampliação das exportações. Diversificação e verticalização das cadeias produtivas. Realização de parcerias público-privadas.

20 Palestra Federasul – 30/01/ Resultados Esperados Integração dos diversos atores da cadeia de produção de C&T&I – geração do conhecimento, transferência de tecnologia e aplicação ao setor produtivo (indústria e serviços). Desenvolvimento sustentável. Alteração no perfil de consumo das famílias. Fortalecimento do mercado local. Diminuição das desigualdades regionais. Redução das desigualdades sociais. Inclusão digital e social. Combate à pobreza. Maior eficiência e eficácia do Governo.


Carregar ppt "Palestra Federasul – 30/01/20071 Nova Estratégia para o Novo Jeito de Governar Ciência, Tecnologia e Inovação ( C&T&I ) como Instrumentos para o Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google