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Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini I.MBA –

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Apresentação em tema: "Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini I.MBA –"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini I.MBA – Planejamento Estratégico e Marketing Interativo Marketing Digital Valéria Jureidini

2 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Agenda I. Whats Next para o Marketing Digital – Primeiras Reflexões II. O Marketing depois da Internet III. O que muda nos 4 e 7 Ps do marketing IV. Evolução do Marketing nos meios digitais V. Convergência VI. Visões Metodológicas do MKT Digital VII. Atributos de Poder VIII. Estratégias de Marketing Digital IX. Ferramentas do Marketing Digital X. Plano de Marketing Digital XI. Desenhando Frameworks de marketing digital XII. Números do MKT Digital XIII. Whats Next para o Marketing Digital – Reflexões Finais

3 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini I. Whats Next para o Marketing Digital – Primeiras reflexões

4 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini I. Whats Next para o Marketing Digital PRIMEIRAS REFLEXÕES CONSUMER CONTROL – POWER TO THE PEOPLE ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO – MULTICANAIS DE MARKETING REFINAMENTO CADA VEZ MAIOR DAS MÉTRICAS CRESCIMENTO DAS RELAÇÕES WIRELESS CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS SEMANTIC WEB FRAGMENTAÇÃO DA MÍDIA CULTURA DE NICHO, NÃO PELA DEMOGARFIA OU GEOGRAFIA, MAS SIM PELOS PONTOS EM COMUM (CLUSTER) OS USUÁRIOS TENDEM A TER A SUA PRÓPRIA MÍDIA

5 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini II. O Marketing depois da web

6 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini II. O Marketing depois da web E-Marketing ou Internet Marketing Marketing on-lineMarketing Digital Convergence Marketing ProdutoPreçoComunicaçãoDistribuição

7 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini III. O que muda nos 4 e 7 Ps do Marketing

8 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini III. O que muda nos 4 e 7 Ps do marketing E-Marketing ou Internet Marketing Cauda Longa Kotler Chris Anderson Elimina-se o componente tempo Cultura de nicho Variedade (globalização) Desigualdade (falta de padronização) Efeitos de rede Fragmentação máxima de tudo Free está para ser lançado !!!! Nicholas CarrDan TapscottMalcolm Gladwell

9 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini III. O que muda nos 4 e 7 Ps do marketing MarketingE-Marketing ProdutoConsumidor é Co-Designer / Cauda Longa / Inputs eletrônicos / serviços agregados / novas mídias / novos negócios (Ex.:SAAS) PricePreços dinâmicos e segmentados / barganha, leilão, comparação / cliente no controle / histórico de preço e transparência / custos menores de venda / preço promocional / pós venda incluso no preço / tax free zone DistribuiçãoExchange Portals / Integração da cadeia de valor / loja virtual PromoçãoPersonalização / Relacionamento / Viral / Comportamento / interatividade / participação / envolvimento / performance / conteúdo Phisycal Evidences Nova interface / Digital Experience / Novos modelos de interação PessoasPower to the People / Novos valores / Novo modelo mental / Novo comportamento de compra ProcessosIntervenção tecnológica / Fullfilment digital / Backoffice 24 x 7 / Feedbacks /

10 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini III. O que muda nos 4 e 7 Ps do marketing Se você ainda não ouviu falar desta empresa, então fique atento! SAAS

11 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini IV. A evolução da comunicação nos meios digitais

12 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini E-Marketing ou Internet Marketing Marketing on-lineMarketing Digital Convergence Marketing ProdutoPreçoComunicaçãoDistribuição Vamos nos concentrar aqui Voltando ao item – II. O MKT depois da Web

13 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Marketing on-line Convergence Marketing Publicidade off-line reproduzida na internet Os portais comercializam espaços publicitários As empresas mandam mala direta de forma massificada Marketing nos meios digitais Integração tecnológica E-CRM / CCRM Integração Digital – celular / PC / TVdigital Novos formatos de mídia Web 2.0 Web Semântica O usuário no poder O usuário escolhe onde consumir a mídia O usuário faz a mídia O usuário é o ponto de convergência Experience - Evento Marketing Digital IV. A evolução da comunicação nos meios digitais – Termos utilizados

14 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Divulgação Promoção / Interação ColaboraçãoAfiliação PassivoParticipativoColaborativoAssociativo Empresa faz marketing para cliente Cliente faz marketing para a empresa Geração 1 Geração 2 Geração 3 Geração 4 IV. A evolução da comunicação nos meios digitais - gerações

15 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini IV. A evolução da comunicação nos meios digitais Estamos iniciando a transição do uso altamente ineficiente da WEB como veículo publicitário para veículo dominante na estratégia de comunicação, com a integração e convergência de ações utilizando os recursos da WEB 2.0 Devido a isso, peças publicitárias não podem mais ser concebidas e realizadas como páginas, mas sim OBJETOS de comunicação. O conteúdo da WEB atual é cada vez menos layout e cada vez mais entidades estruturadas (OBJETOS) para suportar uma ampla gama de utilizações – casos de uso – e flexível o suficiente para ser adaptada, empacotada e misturada em novas formas. A WEB 1.0 está morrendo e junto com ela o mundo das páginas e com a 2.0 surgindo o de objetos-conteúdo.

16 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini V. Convergência

17 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini V. Convergência O usuário promove convergência Integração de Mídias

18 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Empresas se preparam para a Convergência V. Convergência

19 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini V. Convergência Shop Window Surpresa - a vitrine está viva! Shop Window é a ferramenta perfeita para captar a atenção e motivar os consumidores a entrarem na loja. Esta solução permite ter um aplicativo interativo na vitrine para os clientes que passam, surpreendendo e permitindo o acesso a vários tipos de conteúdos e informação.

20 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini V. Convergência Cubo Vodafone – Mobile Control Os clientes interagem ativamente com as nossas soluções. Os produtos estão em modo stand-by e são acionados diretamente pelo verdadeiro interessado – o cliente.

21 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini VI. Visões Metodológicas do MKT Digital

22 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Atração – Moebius – I Group Acessar a informação 1 Entender a mensagem 2 Se interessar 3 Tomar alguma ação 4 VI. Visões Metodológicas do Marketing Digital

23 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Engagemnet - 3C – WBI Brasil Convergência Comunicação Comunidade Bancos segmentados Conteúdo Segmentado Opiniões Relacionamento segmentado Informação / serviços / Busca Comércio / venda Pirâmide de evolução da estratégia VI. Visões Metodológicas do Marketing Digital

24 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Relacionamento – 4R – Webtrends – Consumer centric marketing Reveal - Revelar Reward - Recompensar Respect - Respeito Retain - Reter VI. Visões Metodológicas do Marketing Digital

25 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Relacionamento – 4R – Webtrends – Consumer centric marketing 4Rs Reveal Entender o cliente e seu comportamento para gerar novos segmentos. Abra canais para ele falar – contar histórias e falar sobre ele. Pode ser através de promoções Transforme anônimos em clientes reais Reward Recompensar o comportamento do usuário Faça ele participar do seu processo criativo Torne ele importante para a sua empresa Respect Estas ofertas especiais promovem respeito Promova diálogo em torno do produto Retain Estimule interações com o produto em cima de conceito criativos VI. Visões Metodológicas do Marketing Digital

26 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini VII. Atributos de Poder

27 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini VII. Atributos de Poder TecnologiaInovaçãoMarca O que leva o seu produto a se diferenciar e ser desejado? ++ = O usuário vai fazer ações de mkt para a sua marca....

28 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini MARCASINOVAÇÃO + TECNOLOGIA +MARCA Comunidade I.Tune Loja Modelo I.Phone Wireless – McBook Air RIA Video - Experiência TecNologia do produto Google earth Google Analytics Google Adwords Adsense Comunidades Youtube / orkut Google desktop e gadgets / Mobile Vodafone do Futuro Comunidades – VOD Receiver Integração de meios VII. Atributos de Poder

29 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 1

30 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 1 Quais empresas brasileiras, na sua opinião, possuem os quesitos de poder citados anteriormente. Listar os motivos e dar exemplos. 10min. TecnologiaInovaçãoMarca ++

31 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini VIII. Estratégias de MKT Digital

32 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini VIII. Estratégias de MKT Digital Estratégias de E-MKT Produto- Nova marca - Novo produto - Customização de produto Preço- Preços dinâmicos / - Lances on-line Physical Evidences- Lançar espaços e fazer interações com ambientes Pessoas- Advogados e porta vozes da marca Distribuição- Direct Marketing - Venda via agentes Comunicação de marketing Digital - Web Interatividade - Integração de meios

33 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini VIII. Estratégias de MKT Digital Comunicação de marketing Digital PerformanceMarketing relacionada a resultados pré-definidos – aumentar o número de cadastros, aumento da vendas, número de matrículas etc. OtimizaçãoRelevância da marca nos buscadores Aproximação / Segmentação Converter suspects em prospects – marketing optin RelacionamentoReter clientes em torno da marca AfiliaçãoTransformar o cliente retido em advogado da marca DivulgaçãoApresentação do produto / Interatividade com a marca e produto PromocionalPreços especiais e exclusivos para canais digitais e para nichos e públicos específicos / ofertas de entrega IntegraçãoEstar em todas os locais possíveis de acesso do usuário – online e offline AwarenessAtrair usuários a uma situação específica / Viralidade / Multiplicação da mensagem LocalizaçãoUsando tecnologia GPS para aproximar o cliente Behaviour MarketingAções em meios digitais que considerem grupos de usuários com comportamentos de consumo em comum, de forma contextualizada. Tracking brandsMonitoramento de marcas nas redes sociais ExperienceProvocar novas experiências com a marca

34 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini IX. Ferramentas do MKT Digital

35 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini IX. Ferramentas do Marketing Digital Ferramentas do Marketing Digital SEO SEM - Otimização de atributos da marca em buscadores, baseado em regras de relevância - Anúncios PPC, Ppcall, Hotwords em formato gráfico e texto MKT SemânticoUtilização de palavras chave e atributos em formatos de tag cloud para tornar conteúdos relevantes (diggs), mostrar conteúdos em destaque ou com maior necessidade de relevância Contextual MKTMarketing apoiado em conteúdo que pode traduzir uma situação específica e transformá-la em oportunidade Community MarketingFomentar comunidades em torno da marca e produto de forma contextualizada Game MKTInteração com a marca e produto através de dispositivos virtuais e ambientes virtuais / simuladores Syndication MKTAgregadores de conteúdo – widgets / RSS / mashups em geral / bliget / chicklets / tags Buzz MarketingAção de distribuição de mensagens de forma programada nas redes sociais e ferramentas de comunicação, de forma contextualizada, sobre produtos e marcas. PromoçãoAções que geralmente convidam e incentivam os usuários a participarem e interagirem com o produto, serviço de forma contextualizada

36 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini IX. Ferramentas do Marketing Digital Ferramentas do Marketing Digital - continuação Propaganda digitalMídia na internet, celular e TV Digital, Blogs, Portais verticais, horizontais UGM – User Generated MediaMídia gerada pelo próprio usuário nos portais horizontais como de comunidades, wikis, blogs, listas, fórum, agregadores, pods etc e.CRMUtilização de ferramentas de BI adaptadas as características dos meios digitais para se relacionar com clientes no meio web E.Mail MKT / NewsletterAções mkt utilizando e.mail (personalização e relacionamento) Pod e Video - ContentcastingAções envolvendo a produção de áudio e vídeo de forma contextualizada como os webinars, webcasting presentations e programa de rádio Mobile MKTSMS / MMS / Wap / Wap push / applications SMS / applications (games, utilities e conteúdos) / bluetooth / utilities MKTVD / Radio DigitalIntegração de meios Adsense MKTAbertura de espaço publicitário via rede de ad server do Google Assessoria de Imprensa On- Line Assessoria especializada nos meios e na linguagem on-line (como escrever e distribuir)

37 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. Plano de Marketing Digital

38 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. Plano de Marketing Digital Objetivos Análise de Key Elements E.Maturity marketing Tangência na Cadeia de valor Definição Estratégica Framework de marketing Análise de integrações Matriz Criativa Análise de Infra- Estrutura e possibilidades de integrações Plano de métricas Criação / Produção / Desenvolvimento Plano de continuidade Implantação / veiculação e monitoria 1. Diagnóstico 2. Prognóstico 3. Solução Criativa 4. Táticas e implicações em processos 5. Implicações Tecnológicas 6. Medindo e traçando novos caminhos 7. Construção 8. Ativação e acompanhamento Change Management

39 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Objetivos de Negócios Objetivos de Comunicação Objetivos de Resultados ++ X.1.1 Diagnóstico - Traçando Objetivos

40 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Objetivos de Negócios Aumentar receita - varejarVender mais no varejo ou em sua categoria Brand PosicioningCriar, divulgar, posicionar e monitorar marca Redução de custosAtendimento pela web, distribuição de informação Distribuição de conteúdoDiferentes plataformas / Integrações de meios e convergência CrescimentoGanhar novos mercados RelacionamentoReter o cliente e mantê-lo como constante prospect New BusinessLançar novos produtos e serviços X.1.1 Diagnóstico - Determinando Objetivos

41 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Objetivos de Comunicação Atributos de marcaLevantamento de palavras chave Visão geral dos atributos da marca Análise de posicionamento dos atributos da marca nos mecanismos de busca Visão geral da comunicação nos meios digitais Levantar informações da marca em comunidades e ambientes sociais X.1.1 Diagnóstico - Determinando Objetivos

42 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Objetivos de Resultados Contatos com a marcaAcessos as ações – Unique Visitors e visitas / Usuários interagindo com as ações e marca / Page Views (Aparição da marca) / InteraçõesRespostas a pesquisas / comentários ConversãoVendas e atendimento Geração de leadsCadastros de solicite uma visita Geração de optinCadastros para Newsletter ViralidadeÍndice de indicações X.1.1 Diagnóstico - Determinando Objetivos

43 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini PúblicoLocalização Produto ++ Mercado + Concorrência + Outras ações + Período / Budget / Prazo X.1.2 Diagnóstico – Análise de Key Elements

44 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X.1.2 Diagnóstico – Análise de Key Elements Key Elements Público Grupos de usuários (high user / dados demográficos / tipo de cliente / valor da organização ) Maturidade para uso de meios digitais Comportamento de uso dos meios digitais Comportamento de acesso ao tipo de conteúdo exposto Localização Abrangência da ação Análise do produto / marca Atributos (4 e 7 ps) / Pontos fortes e fracos Análise de Mercado Atributos – tamanho / sazonalidades Concorrência Comportamento da marca da concorrência na web – Mídia / relacionamento / SEM / SEO / Posicionamento Ranking (Alexa) / ações e Applications Mobile/ Outras ações promocionais e de publicidade Análise de outras ações (digitais e off-line) que podem estar sendo feitas Levantamento junto ao departamento de comunicação (interno e Externo), comercial e marketing Período / Budget e prazo Duração da ação / qual a verba e prazo de implantação. Guia de esforços do plano. Ou o cliente fornece, ou o fornecedor coloca neste ponto para o cliente aprovar.

45 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Questões do e.mkt maturity Quais Ações já foram realizadas? Quais os resultados obtidos? Qual a estrutura interna? Como funciona a prestação de serviços interna? IT para Marketing, por exemplo. Rede de suppliers? Como as agências de publicidade interagem com as agências on-line? Análise da maturidade dos colaboradores com o e.business As principais questões para análise do E.Marketing Maturity: X.1.3 Diagnóstico – E.Marketing Maturity

46 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X.1.3 Diagnóstico – E.Marketing Maturity Comunicação e Marketing Tecnologia da Informação Processos Pessoas e Suppliers Conteúdo MOL Interativo Marketing p/ buscadores Promoções Interativas Integração Mídias MOL Marketing Web 2.0 (colaboração/ social network /blogs) Nível de Maturidade Atividade Behaviour Relacionamento Terceirização de tecnologias e Infra Agência Integrações com CRM / Métricas BI Integração cadeia de valor e novas tecnologias Sistemas pontuais Agência Especializada Agência Especializada e backoffice operacional Conteúdo Agência Especializada, backoffice marketing e tecnologia Agência Especializada, backoffice Web 2.0 (moderadores e blogueiros), marketing e tecnologia Vários fornecedores, backoffice exclusivo, Editoria Marketing / produto Marketing / IT / Jurídico / Produto / Call Center Marketing / IT / Jurídico / E.commerce / Produto / CRM / Pesquisa / Call Center Marketing / IT / Jurídico / RH / todas as outras áreas/ novos processos para canais eletrônicos Adaptação Especialização Qualificação Qualificação e Especialização

47 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X.2.1 Prognóstico – Análise de Integração MKT Digital Web Publicidade Off-Line Ações de assessoria Ações Promocionais Phisycal Evdences Entendimento do cenário em movimento de marketing para o produto ou serviço, ou prestes a se desencadear. Entender como estas ações podem ser interrompidas e se integrarem em um único plano, ou se a ação deverá se complementar ou ainda ter que se adaptar. MKT Digital Evento Canais de Venda Parceiros de mídias digitais consulta

48 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X.2.1 Prognóstico – Definição Estratégias Definição do MIX de MKT: Após escolher o melhor target e identificar o ponto de melhor competitividade do produto, o preço de conforto, a forma de entrega e outras forças – defina a forma que irá levar ao mercado. RevealRewardRespectRetain Performace e Otimização Promoção Relacionamento Afiliação Awareness / Viralidade Atração Interesse / Comunicação Interesse e Ação + Conersão / Colaboração Behaviour Comunidade / ++ Conversão Aproximação Entender a mensagem Integração de Mídias Experience

49 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 2

50 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 2 Defina uma estratégia de mkt digital para a seguinte situação: 1)Uma empresa líder de mercado tem um produto de tecnologia também líder, mas que o mercado não percebe assim. Neste momento começou a perder market share. O produto tem preço premium, é considerado o mais completo em termos de linhas, possui cases fenomenais, mas nunca foram catalogados e estão nas mãos dos clientes. Além disso, os materiais sobre o produto estão somente em inglês, pois vem da matriz. A distribuição é feita via revendas. O cliente quer mudar esta situação, fazer valer a posição de liderança e estancar a perda de mercado.

51 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X.3. Solução Criativa – Matriz Criativa Matriz Criativa Atributos da marca de acordo com os objetivos de comunicação – TAGs da marca Personificação do target TAGS no Target Sloganificação da ação e ou campanha

52 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 4.1 Táticas e Implicações em Processos – Framework de MKT Definição do MIX de ferramentas: Conteúdos criados pelo usuário Uso para o marketingQuestões a serem respondidas e o que medir BlogsConstruir relacionamentos com consumidores através de pontos de vista específicos Qual o tema? Porque as pessoas virão no blog? O que farão depois de visitar o blog? Os usuários poderão ser convertidos de alguma forma? Quem será o blogger? Qual freqüência de atualização? User ReviewsFerramentas que permitem com que as pessoas digam o que acharam do produto, da compra etc. Dêem notas etc. Serve para pesquisa de satisfação e redesenho de produto e ofertas. Estes reviews podem mudar o comportamento do usuário e fazer repet business? Eles incrementam conversão? WikisContribuição de especialistas e de seus conhecimentos para criar novas soluções O conteúdo é popular? Afeta a conversão? O público acessa wikis? Como contribuir para isto? FórumDesenvolver relacionamento através de discussões O conteúdo é popular? Afeta a conversão? O público acessa fórum? Como contribuir para isto?

53 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Definição do MIX de ferramentas: Novas forma de alcançar consumidores Uso para o marketingQuestões a serem respondidas e o que medir RSSPersonalização e Relacionamento – distribuir a informação certa na hora certa para as pessoas certas O público usa RSS? Qual freqüência? São usuários profundos do conteúdo? Qual impacto na conversão? Quantas pessoas já são assinantes? Isto pode fazer crescer? Pode engajar mais o usuário? PodcastAgrega valor na publicidade através de conteúdo. Conteúdo fácil de ser digerido. Pode alcançar novas audiências através dos podcasts agregadores como Itunes. Se tem mais acesso por conta do podcast. As pessoas vem mais ao site e baixam o conteúdo? Qual o impacto na conversão? Social NetworkPromoção e anúncio para alvos específicos A Social Network linka para o meu site? Quantas pessoas vem? Quantos eu consigo converter? Comparações de preço Alcance de larga audiência.Quantas pessoas vem no site de sites de comparação? Qual o produto e serviços que mais convertem? X. 4.1 Táticas e Implicações em Processos – Framework de MKT

54 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Definição do MIX de ferramentas: Experiência Rica definida para o usuário Uso para o marketingQuestões a serem respondidas e o que medir Vídeo / Multimídia Conteúdo em formato de vídeo – mais atrativo, mais viral, entreter mais e é mais facilmente absorvido Qual freqüência o conteúdo é acessado? Qual o impacto na conversão? Ajax / FlashUser frendly interface – user friendly application. Mais fácil de usar e provê interação mais rica Quanto o AJX melhora o processo? Este processo conclui a conversão? Mobile webMobilidade e nova experiência. Acessar conteúdo de qualquer lugar. Alcançar até quem não tem acesso web. O conteúdo já é de alguma forma acessado por dispositivos? Qual o comportamento? PortalsLugar único e central das ações de mkt digital. É o local onde se pode mais facilmente agregar conteúdo e personalizar experiência Como podem ser acessados? Destaques Quais são mais acessados? X. 4.1 Táticas e Implicações em Processos – Framework de MKT

55 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 4.2 Táticas e Implicações em Processos – Tangência na Cadeia de Valor Ação de MKT Digital Parceiro Estratégico Parceiro de Desenvolvimento Parceiro de métricas e pesquisa Provedores de soluções e Infra Funcionários Provedores de conteúdo Imprensa Parceiros de vendas Acionistas Veículos de venda Tecnologia Outros processos (ex: Atendimento) INTERNALCHAININTERNALCHAIN STACKHOLDERSSTACKHOLDERS SUPPLY CHAIN SELLER CHAIN Canais de distribuição

56 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 4.2 Táticas e Implicações em Processos – Tangência na Cadeia de Valor O desenho dos processos precisa ser feito para que a ação esteja integrada a todos os processos internos baseado nos Customer Goals Customer Goals: conjunto específico de demandas que fará com que o usuário acesse o canal e seja atendido e possa realizar o processo até o final. Ex.: ver regulamento ou se cadastrar, ou ainda comprar e ser atendido no Pós Venda.

57 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 4.2 Táticas e Implicações em Processos – Tangência na Cadeia de Valor EMPRESA LANÇA CAMPANHA USUÁRIA RESPONDE A CAMPANHA VIA WEB, OU CELULAR NA HORA USUÁRIA RESPONDE A CAMPANHAS VIA OUTROS MEIOS USUÁRIA DESCARTA CAMPANHA USUÁRIO ACESSA A CAMPANHA

58 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 5.1 Implicações Tecnológicas Soluções tecnológicas Desenvolvimento de plataforma pontual Integração pontual Uso de plataformas de mkt existentes

59 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Change Management Não subestimar as dificuldades Ver outras ações já realizadas pelos fornecedores envolvidos Verificar a disponibilidade dos processos internos e engajá-los antes de programar a ação Preocupação com skill dos profissionais envolvidos é fundamental A presença de um líder de projeto também é fundamental Vender o trabalho internamente Comunicações internas Estimular a participação dos fornecedores de conteúdo X. 5.2 Change Management

60 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 6. Medindo e Traçando Novos Caminhos Plano de métricas Métricas qualitativas / behaviour Satisfação do usuário Métricas Quantitativas Conversões Colaborações Participações Plano de Continuidade e novas fases da Ação Trajecta / Predicta / Doubleclick / RealMediaGoogle Analytics Log da aplicação Enquetes / Pesquisas

61 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 7. Construção Gestão Metodologia de gestão: SCRM / PMI (Riscos e planos de contingência/ políticas e legislações) Integração de fornecedores: agência / produtora / desenvolvedor / processos internos do cliente / cliente Prototipação Qualidade Testes Treinamento usuários / moderadores / e canais de resposta / provedores de conteúdo

62 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 8. Implantação / Veiculação / Monitoria Itens de atenção Planejar o cockpit de métricas (Real media / Predicta / E.centry / Webtrends / Google Analytics / Google Adwords e etc) Planeje a monitoria do tempo da Experiência individual do visitante do site Monitorar os veículos Planejar book de resultados Programar apresentação de resultados

63 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini X. 8. Implantação / Veiculação / Monitoria Alguns índices de Monitoria do MKT Digital Custo por MIL impressões – CPM = (total custos / impressões)x1000 Custo por mensagem enviada de e.mail = n0 de envios / total de custos Índices de opt outs I=no de optout / envios totais Click Through Rate (CTR = clicks / impressões) Custo por Click (CPC = Custo de anúncio / clicks) Tempo médio de resposta / Tempo de reação / Período de maior atividade Custo por lead (CPL=custo / no de leades) Índice de Conversões (IC=pedidos / visitantes) / Ticket médio da venda / valor de economia Custo por pedido (CPO = Custo de Anúncio / no pedidos) Índice de viralidade IROI

64 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XI. Desenhando Frameworks de MKT Digital

65 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XI. Desenhando Frameworks de MKT Digital Case 1: 1)Gerar Awareness da Marca Problema: Uma empresa líder de mercado tem um produto de tecnologia também líder, mas o mercado não percebe assim. Neste momento começou a perder market share. O produto tem preço premium, é considerado o mais completo em termos de linhas, possui cases fenomenais, mas nunca foram catalogados e estão nas mãos dos clientes. Além disso, os materiais sobre o produto estão somente em inglês pois vem da matriz. A distribuição é feita via revendas. O cliente quer mudar esta situação, fazer valer a posição de liderança e estancar a princípio a perda de mercado. Solução: Criar uma iniciativa de Social Network - Atrair o cliente e interessados através de canais comerciais e da própria internet / ajudá-lo a atingir seus objetivos / recompensá-lo / valorizá-lo / mantê-lo no ciclo relacionamento.

66 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Case 1 - Portal Social Network Framework de MKT Digital Blog - Tema Inovador Contexto do produto Wiki de Cases Assessoria de Imprensa on-line Web Site E.Mail MKT Lançamento do site E.Mail MKT Estimulo a participação da promoção Wiki Buzz MKT – em sites de comunidades de negócios – utilizando conteúdo Canais exclusivos para participação das redes de revenda Editoria exclusiva para gerar conteúdo PPC Conteúdo e participação divulgação Convergência Criação de newsletter viral – Conteúdo e resultados da campanha Criação de newsletter para Imprensa Evento de lançamento Evento de entrega de prêmio Relacionamento

67 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 3

68 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 3 Defina o seu framework de MKT Digital para a situações acima Case 1: 1)Gerar Awareness da Marca Problema: Uma empresa líder de mercado tem um produto de tecnologia também líder, mas o mercado não percebe assim. Neste momento começou a perder market share. O produto tem preço premium, é considerado o mais completo em termos de linhas, possui cases fenomenais, mas nunca foram catalogados e estão nas mãos dos clientes. Além disso, os materiais sobre o produto estão somente em inglês pois vem da matriz. A distribuição é feita via canais de revenda. O cliente quer mudar esta situação, fazer valer a posição de liderança e estancar a princípio a perda de mercado.

69 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XI. Desenhando Frameworks de MKT Digital Case 2: 1)Relacionamento e Posicionamento de Marca Problema: Uma empresa líder de mercado no segmento beleza tem na sua linha produtos de maquiagem para classes CD. As pesquisas mostraram que a imagem da linha estava desgastada no mercado. A linha foi relançada com upgrade em design e tecnologia, o que gerou diferenciais de embalagem e tecnologia. A empresa realiza anualmente um evento de maquiagem que premia profissionais da área por seus trabalhos. O objetivo atual é reposicionar marca e linha, e conquistar também a classe AB. Solução: Criar uma iniciativa de Social Network para maquiadores. Formadores de opiniões que podem fazer viral da marca através de conteúdos gerados por eles mesmos. Utilizar o evento como o recompensador deste trabalho. O conteúdo gerado levará prestação de serviços aos usuários que hoje são carentes deste tipo de conteúdo (dicas de maquiagem )

70 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Case 2 - Portal Social Network Framework de MKT Digital Wiki de Maquiagens - Prêmio maquiador Web - votação on- line Comunidade de Maquiadores – Exposição de trabalhos Magazine – Revista On-Line dos maquiadores Web Site E.Mail MKT Lançamento para rede de maquiadores Mídia off-line e on- line Editoria exclusiva para gerar conteúdo Conteúdo e participação divulgação Relacionamento Convergência Cobertura multimídia do evento Mídia Contextual – prover conteúdo para portais de maquiagem Newsletter para maquiadores personalizado e segmentado por categoria e interesse Evento de maquiagem Gerar novos conteúdos

71 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 4

72 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Exercício 4 Defina o seu framework de MKT Digital para uma das situações acima Case 2: 1)Relacionamento e Posicionamento de Marca Problema: Uma empresa líder de mercado no segmento beleza tem na sua linha produtos de maquiagem para classes CD. As pesquisas mostraram que a imagem da linha estava desgastada no mercado. A linha foi relançada com upgrade em design e tecnologia, o que gerou diferenciais de embalagem e tecnologia. A empresa realiza anualmente um evento de maquiagem que premia profissionais da área por seus trabalhos. O objetivo atual é reposicionar marca e linha, e conquistar também a classe AB.

73 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XII. Números do MKT Digital

74 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XIII. Números do MKT Digital media post publications

75 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XIII. Whats Next para o Marketing Digital – Reflexões finais

76 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XII. Whats Next para o Marketing Digital – Reflexões Finais Consumidores: ignoram as mensagens Eles insistem em estar envolvidos e criar ressonância Manter controle da sua privacidade Preferem aval pessoal Preferem buscar ao invés de receber Mídia Fragmentação implica em complexidade Foco será nos indivíduos A mídia leiloada irá reinar Agências As de propaganda precisam sair da propaganda de massa As digitais sabem pouco de branding As do futuro são as que encontrarão formas de tornar as comunidades financeiramente independentes Agora as agências se aproximam das comunidades Em breve elas promoverão as comunidades Pouco a frente serão parte das comunidades. Envolvimento íntimo com os consumidores Os marketeiros cada vez mais serão amigos do Google

77 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini XII. Whats Next para o Marketing Digital – Reflexões Finais.... Agência só sabe trabalhar com universos fechados de mídia: Televisão = 200 programas Rádio = 3000 emissoras Revistas = 30 títulos Só sabe trabalhar com universos fechados de peças criativas: Comercial de 30 Página de revistas Animações Não entende e não consegue trabalhar com a mídia WEB e com a criação WEB = universos abertos.

78 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini (11)

79 Curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em: Planejamento Estratégico e Marketing Interativo I-MBA Marketing Digital Valéria Jureidini Tendências do Marketing


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