A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II ENCONTRO DE MONOGRAFIA - UEDI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II ENCONTRO DE MONOGRAFIA - UEDI"— Transcrição da apresentação:

1 II ENCONTRO DE MONOGRAFIA - UEDI
PRÓXIMA ETAPA: 11/07/2013 ETAPA: ENTREGA DOS CAPÍTULOS

2 Material será disponibilizado a partir da próxima semana:
II ENCONTRO DE MONOGRAFIA - UEDI ESCREVENDO A MONOGRAFIA Material será disponibilizado a partir da próxima semana:

3 II ENCONTRO DE MONOGRAFIA - UEDI
PRÓXIMA ETAPA: 11/07/2013 - ETAPA: ENTREGA DOS CAPÍTULOS NORMAS DA ABNT ORIENTAÇÕES BÁSICAS FONTES DE INFORMAÇÃO DÚVIDAS PRÓXIMA ETAPA

4 O QUE É A ABNT? A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é o foro Nacional de Normatização.

5 As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros, dos Organismos de Normatização Setorial e das Comissões de Estudos Especiais, são elaboradas por Comissões de Estudo, formadas por representantes dos setores envolvidos, dela fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

6 Regras Gerais

7 Formato Papel e Fonte papel: A4 na cor branca ou reciclado
texto na cor preta, podendo utilizar cores somente para as ilustrações fonte: Times New Roman ou Arial tamanho:12, inclusive na capa Citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé e legendas de ilustrações, nas quais deve ser usada fonte 10.

8 Formato Os elementos pré-textuais (Folha de rosto, Errata, Folha de aprovação, Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Resumo, Lista de ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas e siglas, Lista de símbolos, Sumário) devem iniciar no anverso da folha, com exceção da catalogação.

9 Formato Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas.

10 Formato Margem e espacejamento Para o anverso: margem:
Esquerda e Superior de 3,0 cm Direita e Inferior de 2,0 cm

11 Formato Margem e espacejamento Para o verso: margem:
Direita e Superior de 3,0 cm Esquerda e Inferior de 2,0 cm

12 Formato Espacejamento Espaçamento entre linhas: 1,5.
Exceto nas citações longas, notas de rodapé, referências bibliográficas, legendas das ilustrações e tabelas, ficha catalográ­fica e as indicações da capa, folha de rosto e folha de aprovação que devem ter espaçamento simples.

13 Formato Espacejamento Referências
As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

14 Formato Espacejamento Título sem indicativo numérico
Os títulos, sem indicativo numérico (errata, agradecimento, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índices – devem ser centralizados.

15 Formato Paginação As folhas ou páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas. Para trabalhos digitados somente no anverso, todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, sequencialmente, considerando somente o anverso.

16 Formato Paginação A numeração deve figurar, a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha.

17 Formato Paginação Quando o trabalho for digitado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e, no verso, no canto superior esquerdo.

18 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
 O trabalho acadêmico compreende: a) parte externa; b) parte interna;

19 Parte Externa Capa (obrigatório) Lombada (opcional)

20 Parte Externa Capa Elemento obrigatório para proteção externa do trabalho. Deve conter os dados essenciais para identificar a obra.

21 Modelo de Capa FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS - FEMM
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS - FEMM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM Unidade Acadêmica de Direito - UEDI NIVEA REGINA AURELIANO CORDEIRO ACIDENTE DE TRABALHO: Responsabilidade civil e criminal em decorrência do acidente de trabalho SETE LAGOAS 2013 Modelo de Capa

22 Parte Externa Capa Deve conter os dados essenciais para identificar a obra, na seguinte ordem:

23 Parte Externa: Capa Nome da instituição Nome do autor;
Título: deve ser claro e preciso, identificando o seu conteúdo e possibilitando a indexação e recuperação da informação.

24 Parte Externa: Capa Subtítulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinação ao título. Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado. No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação. Ano de depósito (da entrega)

25 Capa : FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS - FEMM
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS - FEMM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM Unidade Acadêmica de Direito - UEDI NIVEA REGINA AURELIANO CORDEIRO ACIDENTE DE TRABALHO: Responsabilidade civil e criminal em decorrência do acidente de trabalho SETE LAGOAS 2013

26 Parte Externa Lombada (opcional)
Quando a capa for confeccionada em material rígido (capa dura), a lombada deve conter o título e o nome do autor, que podem ser escritos horizontalmente ou impressos longitudinalmente, do alto para o pé da lombada.

27 Modelo de Lombada (opcional)

28 Capa Parte externa Lombada

29 Elementos pré textuais
Parte interna Elementos textuais Elementos pós textuais

30 Elementos pré textuais
Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo na língua vernácula/original (obrigatório) Resumo em língua estrangeira Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório) Parte interna

31 Elementos pré textuais
Parte interna Elementos textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Elementos pós textuais

32 Elementos pré textuais
Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (s) (opcional) Índice(s) (opcional) Elementos textuais Parte interna Elementos pós textuais

33 Parte Interna Elementos pré textuais
A ordem dos elementos pré textuais deverá ser a seguinte:

34 Elementos pré textuais:
Folha de rosto (obrigatório): ANVERSO: os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: Nome do autor; Título; Subtítulo, se houver; Natureza: tipo de trabalho (trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; Nome do orientador; Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Ano de depósito (da entrega)

35 Modelo de Folha de Rosto (anverso)
NIVEA REGINA AURELIANO CORDEIRO ACIDENTE DE TRABALHO: Responsabilidade civil e criminal em decorrência do acidente de trabalho SETE LAGOAS 2013 Modelo de Folha de Rosto (anverso) Monografia apresentada à Unidade Acadêmica de Ensino de Direito – UEDI, do Centro Universitário e Sete Lagoas – UNIFEMM, da Fundação Educacional Monsenhor Messias – FEMM, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito. Área de concentração: Direito do Trabalho Orientador: Prof. Dr. Charles Etienne Cury

36 Elementos pré textuais: Folha de rosto (obrigatório): VERSO:
Deve conter os dados de catalogação na publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo Americano vigente. Procurar a Biblioteca do UNIFEMM (com antecedência)

37 Modelo de Folha de Rosto (verso)

38 Parte Interna Elementos pré textuais: Errata (opcional)
Deve ser inserida logo após a folha de rosto, constituída pela referência do trabalho e pelo da errata. Apresentada em papel avulso ou encartado, acrescida ao trabalho depois de impresso.

39 Modelo de Errata ERRATA
FERRIGNO, C.R. A. Tratamento de neoplasias ósseas apendiculares com reimplantação de enxerto ósseo autólogo autoclavado associado ao plasma rico em plaquetas: estudo crítico na cirurgia de preservação de membro em cães f. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de medicina Veterinária e Zootecnia. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011. Folha Linha Onde se lê Leia-se 16 10 Auto-clavado autoclavado

40 Folha de aprovação (obrigatório)
Elemento obrigatório, deve ser inserida após a folha de rosto, constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração), data da aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros da banca devem ser colocadas após a aprovação do trabalho.

41 Modelo de Folha de Folha de Aprovação
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS - FEMM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM Unidade Acadêmica de Direito - UEDI NIVEA REGINA AURELIANO CORDEIRO ACIDENTE DE TRABALHO: Responsabilidade civil e criminal em decorrência do acidente de trabalho Sete Lagoas, _____ de ___________ de 2013. BANCA EXAMINADORA: _________________________________________ ORIENTADOR: Prof. Dr. Charles Etienne Cury EXAMINADOR: Prof. Dr.  Modelo de Folha de Folha de Aprovação Monografia apresentada à Unidade Acadêmica de Ensino de Direito – UEDI, do Centro Universitário e Sete Lagoas – UNIFEMM, da Fundação Educacional Monsenhor Messias – FEMM, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito. Área de concentração: Direito do Trabalho Orientador: Prof. Dr. Charles Etienne Cury Monografia apresentada à Unidade Acadêmica de Ensino de Direito – UEDI, do Centro Universitário e Sete Lagoas – UNIFEMM, da Fundação Educacional Monsenhor Messias – FEMM, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito. Área de concentração: Direito do Trabalho Orientador: Prof. Dr. Charles Etienne Cury

42 Parte Interna Elementos pré textuais: Dedicatória (opcional)
Elemento opcional, deve ser inserida após a folha de aprovação.

43 Modelo de Dedicatória Dedicado a: Irineu Cordeiro Bárbara Cordeiro
Dedicado a: Irineu Cordeiro Bárbara Cordeiro Vinícius Cordeiro e Bruna Cordeiro Modelo de Dedicatória

44 Parte Interna Elementos pré textuais: Agradecimentos (opcional)
Elemento opcional . Deve ser inserida após a dedicatória.

45 Modelo de Agradecimentos
   Agradecimentos: A Roberto, Izaltina e Ana Lúcia pelas diferentes contribuições. Ao Prof. Dr. Charles pela disponibilidade e orientação segura. A Lorena e Daniela, pelo incentivo. Modelo de Agradecimentos

46 Parte Interna Elementos pré textuais: Epígrafe (opcional)
Elemento opcional, inserida após os agradecimentos, onde o autor coloca uma citação, seguida de indicação de autoria, geralmente relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

47 Modelo de Epígrafe “Quando nada parece ajudar,
   “Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras, martelando uma rocha. Talvez cem vezes sem que uma rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi a última martelada que conseguiu, mas todas as que vieram antes.” Autor desconhecido Modelo de Epígrafe

48 Elementos pré textuais:
Resumo na língua vernácula/original (obrigatório) Elemento obrigatório, constituído de frases concisas e objetivas, apresentando a síntese dos pontos relevantes do trabalho. A NBR 6028 (1990) estabelece critérios para a elaboração do resumo:

49 Elementos pré textuais:
Resumo na língua vernácula/original (obrigatório) Deve ser redigido em um único parágrafo, na terceira pessoa do singular e o verbo deve estar na voz ativa; deve ser seguido das palavras-chave; deve-se evitar o uso de frases negativas, símbolos e contrações. Recomenda-se que o resumo contenha as seguintes extensões: até 250 palavras para monografias e artigos e até 500 palavras para dissertações e teses.

50 Modelo de Resumo RESUMO
RESUMO A vida é baseada em regras de comportamento, que estabelecem limites para o exercício da vontade de cada indivíduo, visando evitar que um invada o direito do outro. Essas regras são as Leis. Os atos praticados por empregados ou empregadores nas relações de trabalho e durante a realização de qualquer tarefa podem gerar responsabilidades civis e criminais, já que as leis são amplamente aplicadas no exercício do trabalho. No âmbito empresarial as leis criaram as NR (Normas Regulamentadoras) que regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à medicina e segurança no trabalho no Brasil. Anexadas à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são de observância obrigatória por todas as empresas. A Norma Regulamentadora NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. A Norma é bem clara quanto às responsabilidades solidárias e individuais dos empregados e empregadores. Palavras-chave: Acidente de Trabalho. Responsabilidade. Responsabilidade Civil. Responsabilidade Criminal. Indenizações Modelo de Resumo

51 Parte Interna Elementos pré textuais:
Resumo em língua estrangeira (obrigatório para dissertações e teses) Elemento obrigatório (NBR 14724, 2002) para dissertações e teses.

52 Parte Interna Elementos pré textuais: Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional)

53 Elementos opcionais, que devem ser elaborados na mesma ordem apresentada no trabalho.
Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos etc.) constantes no texto.

54 Cada item deve ser designado por seu nome específico e respectivo número de página.
Quando as ilustrações (quadros, figuras, tabelas e gráficos) forem em número reduzido, pode-se elaborar uma lista única, denominada LISTA DE ILUSTRAÇÕES, identificando-se cada tipo de ilustração. As abreviaturas e siglas e símbolos devem ter listas próprias sempre.

55 Ilustrações: As ilustrações são elementos de apoio ao texto.
Devem ser identificados na parte inferior (exceto quadro e tabelas), com cada item designado por seu nome específico, travessão, título e respectivo número da folha ou página. Exemplo: Quadro 1 – Valores aceitáveis de erro técnico de medição relativo para antropometristas iniciantes e experientes no Estado de São Paulo.

56 Figuras São esquemas, fluxogramas, organogramas, mapas, etc.
São identificadas pelo termo FIGURA, seguido do seu número de ordem. No corpo do texto, devem ser identificadas por FIG., seguida do seu número de ordem. Não esquecer de apresentar a fonte (autor, ano e página).

57 Gráficos São desenhos construídos com os dados das tabelas apresentadas, com a finalidade de representar as tabelas de maneira mais simples. São identificados pelo termo GRÁFICO, seguido de seu número de ordem. No corpo do texto, devem ser identificados por GRAF., seguido do seu número de ordem. Não esquecer de apresentar a fonte (autor, ano e página).

58 Quadros São as apresentações de informações textuais agrupadas em colunas. A identificação se fará pelo termo QUADRO, seguido de seu número de ordem. Quando transcritos de outro documento, devem mencionar a fonte (autor, ano e página).

59 Tabelas Apresentam informações tratadas estatisticamente.
A identificação se fará pelo termo TABELA, seguido de seu número de ordem. No texto são mencionadas por TAB., seguida do número correspondente. Quando transcritas de outro documento, devem mencionar a fonte (autor, ano e página). 

60 Parte Interna Elementos pré textuais:
Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Elemento opcional, Consiste na relação alfabéticas das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.

61 Parte Interna Elementos pré textuais: Lista de símbolos (opcional)
Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

62 Parte Interna Elementos pré textuais: Sumário Elemento obrigatório.
Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho.

63 Parte Interna Elementos pré textuais: Sumário
Deve ser elaborado de acordo com a NBR 6027 (2003) que determina a estrutura, localização e aspecto tipográfico do sumário.

64 Parte Interna Elementos pré textuais: Sumário
Trata-se da indicação das principais divisões, seções e outras partes do trabalho e sua localização, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto.

65 Parte Interna Elementos pré textuais: Sumário
Devem ser empregados algarismos arábicos e os títulos devem ser destacados gradativamente, usando-se os recursos de negrito, itálico, caixa alta e caixa baixa, refletindo o estilo usado dentro do texto.

66 Modelo de Sumário SUMÁRIO
SUMÁRIO  1 INTRODUÇÃO 6 2 DO CRIME 8 2.1 Fato Típico 9 2.2 Ilicitude 11 2.3 A INTERNET 12 3 DOS CRIMES VIRTUAIS 15 3.1 Conceito 3.2 Classificação 16 3.2.1 Crime de informática puro 17 3.2.2 Crime de informática impuro 19 3.3 Os Crimes de Informática e o Código Penal Brasileiro 22 3.3.1 Crimes informáticos contra a honra 23 3.3.2 Crimes de informática contra o patrimônio 25 Do estelionato 27 Furto 29 3.4 DIREITO COMPARADO 32 4 CONCLUSÃO 35 REFERÊNCIAS 37 ANEXO – Lei nº xxxx 40 Modelo de Sumário

67 Parte Interna Elementos textuais: Introdução Desenvolvimento Conclusão

68 Formato Siglas A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Exemplo: Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

69 Formato Ilustrações Qualquer que seja o título de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, quaro, figura etc), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título.

70 Formato Ilustrações Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte de consulta (elemento obrigatório, mesmo que seja na produção do próprio autor). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

71 Exemplo: No corpo do texto, devem ser identificados por GRAF 1., seguido do seu número de ordem. Não deixar de apresentar a fonte (autor, ano e página). Exemplo: Gráfico 1 – Distribuição de frequência de diagnóstico de RVS Fonte: ALFIERI et al., 1991, p. 296.

72 Parte Interna Elementos textuais:
Os elementos textuais formam a parte onde o assunto é apresentado e desenvolvido. Deve-se utilizar a linguagem formal, porém de maneira simples e objetiva. Recomenda-se usar a terceira pessoa do singular o que torna o texto impessoal. O texto científico divide-se em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

73 Parte Interna Elementos textuais: Introdução
Introdução É a parte inicial do texto e deve fornecer uma visão geral da pesquisa. Na introdução, deve-se estabelecer a delimitação do assunto, indicar os objetivos e a finalidade do trabalho.

74 Elementos textuais: Desenvolvimento
Desenvolvimento É a parte principal do texto, onde se apresenta a revisão de literatura, metodologia da pesquisa e análise dos dados obtidos. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema. Recomenda-se evitar a subdivisão excessiva das seções, não devendo ultrapassar a seção quinária.

75 Elementos textuais: Conclusão
Conclusão Parte final do texto, na qual são apresentadas considerações e/ou conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

76 Parte Interna Elementos pós textuais: Referências (obrigatório)
Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (s) (opcional) Índice(s) (opcional)

77 Parte Interna Elementos pós textuais: Referências (obrigatório)
Referências (obrigatório) Elemento obrigatório. É o conjunto padronizado de elementos descritivos que permitem a identificação de um documento.

78 Referências (obrigatório)
São elementos essenciais para a elaboração das referências: autor, título, subtítulo, edição, local, editora e data. Quando houver mais de 1 local, indica-se o primeiro ou o que aparece em maior destaque. Na ausência de algum dos elementos usar: local (s.l); editora (s.n.); data (s.d).

79 Regras gerais de entrada das referências:
Autores pessoais: MARCONI, Marina de Andrade (autor único). CASTELO BRANCO, Camilo (sobrenome composto) MARQUES JUNIOR, Henrique (sobrenomes que indicam parentesco).

80 SANTOS, Ângela R.; FREZA, Eloísa M.; CAUTELA, Lucinda (até 3 autores). GRINOVER, Ada Pellegrini et al. (mais de 3 autores).

81 Responsabilidade intelectual:
Organizador (Org.), Coordenador (Coord.), Editor (Ed.) PEROTA, Maria Luiza Loures Rocha (Org.).

82 Instituições: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS BRASIL. Ministério da Fazenda. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Cultura.

83 Autoria desconhecida:
Quando não se sabe a autoria do documento, a entrada é feita pelo título com a palavra inicial grafada em maiúsculo. MORFOLOGIA dos artrópodes.

84 Obs.: Quando se consultar mais de uma obra do mesmo autor, pode-se optar por repetir o nome ou substituí-lo por um traço correspondente a 6 travessões e ponto. Ex.: JESUS, Damásio E. Comentário ao código penal. JESUS, Damásio E. Direito: parte especial. Ou ______. Direito: parte especial.

85 Modelos de referências
Livros: ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 2.ed. São Paulo: Atlas, p. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2.ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, p.

86 HOBSBAWN, Eric (Org. ). História do marxismo. 2. ed
HOBSBAWN, Eric (Org.). História do marxismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, IBICT. Manual de normas de editoração do IBICT. 2.ed. Brasília, DF, 1993, 41p. EDUCAÇÃO formal: entre o comunitarismo e o universalismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

87 MOIX, Terenci. Cleópatra: rainha e mulher. Tradução Eduardo Brandão. 4
MOIX, Terenci. Cleópatra: rainha e mulher. Tradução Eduardo Brandão. 4.ed. Rio de Janeiro: Globo, p. Livros em meio eletrônico: KOOGAN, André; HOUAISS, Antônio (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, CD-ROM. SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Entendendo o meio ambiente. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 11 set

88 Parte de livros (capítulo, volume ou partes):
FREUD, Sigmund. Feminilidade. In: ______. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, p ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, p.7-16. SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujus. In: História do Amapá, 1º grau. 2.ed. Macapá: Valcan, Cap. 3, p

89 Parte de livros em meio eletrônico:
MORFOLOGIA dos artrópodes. In: ENCICLOPÉDIA multimídia dos seres vivos. [s.l.]: Planeta De Agostini, c1998. CD-ROM 9. POLÍTICA. In: DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Lisboa: Priberam Informática, Disponível em: < Acesso em:8 mar

90 Partes de publicação periódica (volume, fascículo, números especiais e suplementos):
DINHEIRO: revista semanal de negócios. São Paulo: Ed. Três, n. 148, 28 jun Artigos de revista: As 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v.38, n. 9, set Encarte especial. TOURINHO NETO, F. C. Dano ambiental. Consulex, Brasília, DF, ano 1, n.1, p.18-23, fev

91 Artigos de revista em meio eletrônico:
SILVA, M. M. l. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov Seção Ponto de Vista. Disponível em: < Acesso em: 28 nov Artigo e/ou matéria de jornal: NUNES, E. Retrato do nordeste: ou observações de uma estagiária do jornalismo na terra que o presidente não viu. Estado de Minas, Belo Horizonte, 20 ago Caderno 2, p. 8.

92 Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico:
SILVA, I. G. da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set Disponível em: < Acesso em: 25 nov Monografias, dissertações e teses  SENNE JUNIOR, Murilo. Instrumentação sísmica para centrais nucleares f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias Nucleares) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

93 Evento como um todo (Congressos, Seminários, Encontros):
CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1., 1980, Salvador. Anais... Salvador: FEBAB, p. Trabalho apresentado em evento: CANÇADO, Agenor Lopes. Toxicomanias de substituição. In: CONGRESSO FAMACÊUTICO E BIOQUÍMICO PAN-AMERICANO, 3., 1954, São Paulo. Anais... São Paulo: Federação das Associações de Farmacêuticos do Brasil, p

94 Documentos jurídicos (Constituição, Leis, Decretos, Códigos, etc.):
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Código civil. Organização dos textos, notas e índices por Juarez de Oliveira. 46.ed. São Paulo: Saraiva, 1995. BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1 de maio de Lex: coletânia de legislação: edição federal, São Paulo, v. 7, Suplemento.

95 BRASIL. Medida provisória nº 2. 052, de 26 de outubro de 2000
BRASIL. Medida provisória nº 2.052, de 26 de outubro de Dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado, a repartição de benefícios e o acesso à tecnologia e à transferência de tecnologia para sua conservação e utilização; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 out Seção 1-E, p.87.

96 Jurisprudência (decisões judiciais):
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Habeas-corpus nº , da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 6 de dezembro de Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p , mar Jurisprudência (decisões judiciais) em meio eletrônico: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula nº 14. Não é admissível, por ato administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. Disponível em: < Acesso em: 29 nov

97 APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS
As referências apresentam-se numa listagem alfabética das publicações consultadas, citadas ou não no texto, após a conclusão. Elas são alinhadas à margem esquerda do texto, digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) para destacar o título deve ser uniforme em todas as referências (FIG. 19).

98

99 Parte Interna Elementos pós textuais: Referências (obrigatório)
Referências (obrigatório) Glossário (opcional) Apêndice (opcional) Anexo (s) (opcional) Índice(s) (opcional)

100 Parte Interna Elementos pós textuais: Glossário Elemento opcional.
Glossário Elemento opcional. Lista de palavras pouco conhecidas ou estrangeiras, ou termos técnicos acompanhados de definições ou traduções. As palavras devem ser listadas em ordem alfabética, em destaque tipográfico.

101 Parte Interna Elementos pós textuais: Apêndice Elemento opcional.
Apêndice Elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor para complementar sua argumentação. Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivos títulos. Exemplo: APÊNDICE A – Avaliação numérica dos funcionários do setor X

102 Parte Interna Elementos pós textuais: Anexo (s) Elemento opcional.
Anexo (s) Elemento opcional. Texto ou documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

103 Parte Interna Elementos pós textuais: Anexo (s) Exemplo:
Anexo (s) Exemplo: ANEXO A – Representação gráfica da contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração – Grupo de controle I (temperatura)

104 Parte Interna Elementos pós textuais: Índice(s) Elemento opcional.
Índice(s) Elemento opcional. Lista de palavras ou frases significativas com indicação da localização das informações no texto. Pode ser organizado por nome de pessoas (onomástico), por nomes geográficos (geográfico), por assunto (sistemático) ou por data (cronológico).

105 PRÓXIMA ETAPA: 11/07/2013 SUGESTÃO: ENTREGA DOS CAPÍTULOS

106 Observações Em hipótese alguma haverá prorrogação de prazos.
As etapas deverão ser cumpridas, pois a não entrega de um relatório prejudica os demais. A perda de qualquer prazo pelo aluno implica em reprovação na disciplina de Elaboração de Monografia, nos termos da Portaria da Reitoria nº 056/2009.

107 O material estará disponível no site: Site da Profa. Nívea Cordeiro
Área do Aluno Site da Profa. Nívea Cordeiro Monografia PRÓXIMA ETAPA: 11/07/2013 ENTREGA DOS CAPÍTULOS


Carregar ppt "II ENCONTRO DE MONOGRAFIA - UEDI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google