A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informações para Gerenciamento de Publicações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informações para Gerenciamento de Publicações"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informações para Gerenciamento de Publicações
Banco de Dados XML Nativos O processo SCRUM Igor Justino de Souza (RA ) IC - UNICAMP MO410 1

2 Roteiro Conceitos Descrição do Sistema Trabalho Realizado
Atividades Futuras Tópicos abordados: - Motivação de foco do SCRUM - A metodologia do processo SCRUM - Fases - Atividades em cada fase - Sprints - SCRUM Meetings - Fechamento - Métodos de controle utilizados pelo processo SCRUM - Prós e contras do processo SCRUM - Conclusões IC - UNICAMP MO409 2

3 Conceitos XML Projetada para definir documentos estruturados
Não indica uma forma de apresentação específica Documentos semanticamente mais ricos que o HTML Meio para o intercâmbio de grande variedade de dados Para os que suportam o processos SCRUM, o processo de desenvolvimento de software é caótico, ou seja, sujeito a incertezas e várias mudanças durante o processo. Os fatores iniciais presentes no projeto, como os requisitos de usuário, pressões de tempo, competição, qualidade e recursos disponíveis, podem mudar. O grande problema apontado pelos entusiastas do SCRUM para processos lineares, como o modelo em cascata, espiral, ou mesmo as práticas advogadas pelo CMM, é que estes consideram o processos de software como se ele fosse muito bem definido e controlável, deixando pouco espaço para uma adaptabilidade às mudanças que certamente vão ocorrer durante o desenvolvimento do software, causando impactos negativos na produtividade e valor do produto final. Para tentar driblar esses problemas, propõe-se o SCRUM. O SCRUM é um processo de gerência de desenvolvimento de software que tenta levar em conta o caráter evolutivo intrínseco dos fatores do projeto já comentados. Não só aceita que haja flexibilidade às mudanças que vão ocorrer nesses fatores, mas também encoraja a flexibilidade durante o processo de desenvolvimento de software, tentando operar o mais próximo possível do caos, mas usando mecanismos de controle para manter o projeto em ordem. IC - UNICAMP MO409 3

4 Conceitos XML e banco de dados Porém,
Auto-descritivo Portável (unicode) Capacidade de organizar dados de forma estruturada Porém, Excesso de texto Acesso lento (necessidade de pré-processamento) XML e Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) Armazenamento (o próprio documento) Esquemas (DTD, XML Schema) Linguagens para consulta (XQuery, XPath) Interfaces de programação (SAX, DOM) Transações Acesso concorrente Segurança Integridade de dados, etc. O SCRUM tem três fases: (I) Planejamento inicial / Design da arquitetura, (II) Sprints e (III) Fechamento. Em termos gerais, realiza-se um planejamento inicial do projeto, seguindo um modelo linear como o em cascata ou espiral, ou seja, processos bem conhecidos e com entradas e saídas bem definidas. Depois entra-se em um ciclo de sprints, que são o coração do SCRUM. Assim que fatores como tempo, pressão, recursos ou outros, indicam que está na hora de parar o ciclo dos sprints, entra-se em uma fase de fechamento, que também é um processo linear como o planejamento, e objetiva a entrega de uma versão operacional do produto de software. Durante o planejamento / design da arquitetura, faz-se uma análise e projeto iniciais, mas não se analisa nem se planeja demais, já que assume-se que tudo o que foi definido nesta fase pode mudar durante o decorrer do desenvolvimento. Analisam-se também os riscos do projeto, definem-se as equipes de desenvolvimento, e realizam-se estimativas de custos e fixação de prazos para entregas de versões e tarefas, entre outras atividades. A partir da análise e projeto iniciais, cria-se uma lista de atividades, em ordem de prioridade, que devem ser executadas para se chegar ao resultado final desejado do projeto. Essa lista é um conceito importante em SCRUM, e tem um nome especial: backlog. Assim que um backlog inicial é criado, faz-se um design da arquitetura do produto final, que inclui, entre outras atividades, o levantamento das mudanças necessárias para se chegar ao resultado almejado. IC - UNICAMP MO409 4

5 Conceitos Bancos de dados XML Bancos de dados XML nativos
Forma eficiente de armazenar e consultar documentos XML Bancos de dados XML nativos Documento como unidade fundamental de armazenamento Define um modelo As equipes de desenvolvimento, no processo SCRUM, devem ser pequenas. Encontra-se na literatura recomendações de um máximo entre 6 e 10 indivíduos. Não há papéis bem definidos dentro dessa equipe ,sendo que todos são analistas, projetistas, desenvolvedores e testadores. Mas existe um papel mais importante, que é o do ScrumMaster, responsável por gerenciar a equipe e manter as SCRUM Meetings (vistas mais adiante). Deseja-se manter as equipes pequenas pois a interatividade entre os seus membros deve ser alta. Todos devem ter conhecimento sobre o sistema como um todo, e trocar informações entre si, socializando assim tanto os membros quanto a informação que eles trazem consigo. A fase de desenvolvimento propriamente dita tem seu coração no ciclo de sprints. Ou seja, assim que o planejamento inicial termina, tem-se um sprint após o outro, até que se decida pela fase de fechamento. O sprint é uma fase onde várias atividades são desenvolvidas simultaneamente. No começo de um sprint, uma parte do backlog é alocada para uma equipe. Esses itens do backlog serão trabalhados através de atividades pertencentes a quatro grandes grupos: desenvolvimento, wrap, revisão e ajustes. Muito importante é o fato de que o backlog não muda durante o sprint, ou seja,~não se coloca interferência externa no processo durante um sprint. Os sprints produzem “artefatos”, que podem ser reutilizados no futuro. Esses artefatos são a documentação, o código, ou outros “subprodutos” de um sprint. IC - UNICAMP MO409 5

6 Descrição Elaborar um Sistema de Informação para Gerenciamento de
Publicações de professores da Unicamp Dados armazenados em documentos XML Utilização de diferentes bancos de dados XML nativos Objetivo Analisar os diferentes bancos de dados Vantagens e desvantagens de utilizar XML como padrão de armazenamento Durante o desenvolvimento, definem-se as mudanças que devem ser feitas nos pacotes de software para que a parte do backlog alocada à equipe seja implementada. Depois realizam-se análise, projeto, implementação, testes e documentação dessas mudanças. IC - UNICAMP MO409 6

7 Descrição Diagrama Entidade-Relacionamento
Na fase de wrap, fecham-se versões executáveis dos pacotes do software. IC - UNICAMP MO409 7

8 Trabalho Realizado Estudo de conceitos importantes
SGML Linguagem XML Bancos de dados Diferentes tipos de bancos de dados XML Escolha de tipo de banco de dados A serem analisados Berkeley DB XML eXist Tamino Essa fase de revisão é interna ao sprint, quando a equipe se reúne para discutir os problemas encontrados e revisar as funcionalidades implementadas durante o sprint. IC - UNICAMP MO409 8

9 Trabalho Realizado Dados
Retirados da Plataforma Lattes (Demografia Lattes) Produção bibliográfica/técnica/artística, Orientação em andamento/concluída Especificação inicial do Sistema de Informação Visualização, inserção e remoção de professores e publicações Instituições, Área de Atuação e Tipos de Publicação (?) Mecanismo para atribuir publicações a professores Consultas sobre publicações Essa fase de revisão é interna ao sprint, quando a equipe se reúne para discutir os problemas encontrados e revisar as funcionalidades implementadas durante o sprint. IC - UNICAMP MO409 9

10 Atividades Futuras Dados Bancos de dados XML nativos Aplicação
Definir uma estrutura para os documentos XML Transformar os dados obtidos para a nova estrutura Bancos de dados XML nativos Estudo e pesquisa de funcionalidades Inserção de dados Aplicação Especificação completa Implementação Avaliação Medição de desempenho dos diferentes bancos de dados Os ajustes são a fase onde o que se apreendeu da fase de revisão é consolidado. IC - UNICAMP MO409 10

11 Fim As SCRUM Meetings, ou em uma tradução livre, reuniões SCRUM, são reuniões freqüentes, não raro diárias, e rápidas, da equipe de desenvolvimento, para trocar informações e manter o foco e o controle do processo. Nesta reunião, diz-se que os membros da equipe devem responder a três perguntas: (I) o que você fez nas últimas 24 horas (ou desde a última reunião)?, (II) o que está atrapalhando ou dificultando a conclusão do seu trabalho? e (III) o que você vai fazer nas próximas 24 horas (ou até a próxima reunião). Além de ajudar a manter a ordem do processo, ajuda a manter a equipe unida, consciente do todo do software, e a disseminação da informação. Os sprints terminam com uma revisão geral, onde ocorre uma demonstração das funcionalidades implementadas durante o sprint e uma revisão dessas funcionalidades como um todo. Essa revisão geral inclui os desenvolvedores e pode incluir também os usuários finais, patrocinadores do projeto e gerentes de marketing, entre outros. Novos itens podem ser adicionados ao backlog como fruto dessa revisão. Quando as variáveis de tempo, qualidade, pressões diversas, e recursos, entre outras, indicam o fim do ciclo de sprints, entra-se no fechamento. Nesta fase prepara-se uma versão operacional do produto para ser entregue. IC - UNICAMP MO409 11


Carregar ppt "Sistema de Informações para Gerenciamento de Publicações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google