A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade Profa. Lúcia Helena Martins Pacheco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade Profa. Lúcia Helena Martins Pacheco."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade Profa. Lúcia Helena Martins Pacheco

2 O que é Tecnologia? Etimologia Etimologia τεχνολογος, formada por tekne (τεχνη, "arte, técnica ou ofício") e logos (λογος, "conjunto de saberes"). τεχνολογος, formada por tekne (τεχνη, "arte, técnica ou ofício") e logos (λογος, "conjunto de saberes"). É o conjunto de saberes (conhecimento) que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, incluindo plantas e animais, para satisfazer as necessidades e desejos humanos É o conjunto de saberes (conhecimento) que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, incluindo plantas e animais, para satisfazer as necessidades e desejos humanos

3 O que é Tecnologia? conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. conjunto dos conhecimentos próprios de um trabalho mecânico ou arte industrial, conjunto dos conhecimentos próprios de um trabalho mecânico ou arte industrial, o conjunto dos instrumentos e dos procedimentos industriais de um determinado setor ou produto o conjunto dos instrumentos e dos procedimentos industriais de um determinado setor ou produto

4 O que é Tecnologia? Atualmente há uma forte ligação da tecnologia com sistema de produção (industrial). Atualmente há uma forte ligação da tecnologia com sistema de produção (industrial). Artefatos tecnológicos (máquinas) cuja elaboração tenham sido seguidas regras fixas ligadas às leis das ciências físico- químicas, por ex: automóveis, telefones e computadores Artefatos tecnológicos (máquinas) cuja elaboração tenham sido seguidas regras fixas ligadas às leis das ciências físico- químicas, por ex: automóveis, telefones e computadores O tecnológico seria o relativo à moderna condição de bens materiais que a sociedade demanda. O tecnológico seria o relativo à moderna condição de bens materiais que a sociedade demanda.

5 O que é Tecnologia? Conjunto de procedimentos que permitem a aplicação dos conhecimentos próprios das ciências naturais na produção industrial Conjunto de procedimentos que permitem a aplicação dos conhecimentos próprios das ciências naturais na produção industrial Dependência da tecnologia e ciência. Dependência da tecnologia e ciência. Técnica: procedimentos tradicionais utilizados para fazer iogurte, queijo, vinho ou cerveja Técnica: procedimentos tradicionais utilizados para fazer iogurte, queijo, vinho ou cerveja a melhoria destes procedimentos, a partir da obra de Pasteur e do desenvolvimento da microbiologia industrial, seriam tecnologias. a melhoria destes procedimentos, a partir da obra de Pasteur e do desenvolvimento da microbiologia industrial, seriam tecnologias.

6 O que é Tecnologia? A tecnologia é ciência aplicada: A tecnologia é ciência aplicada: uma tecnologia é principalmente um conjunto de regras tecnológicas; uma tecnologia é principalmente um conjunto de regras tecnológicas; as regras tecnológicas são conseqüências dedutíveis das leis científicas; as regras tecnológicas são conseqüências dedutíveis das leis científicas; desenvolvimento tecnológico depende da investigação científica. desenvolvimento tecnológico depende da investigação científica.

7 O que é Tecnologia? A técnica tem permitido a transformação do meio onde os humanos vêm desenvolvendo sua vida, uma vez que eles próprios têm provocado a sua transformação. Isto porque a vida humana, diferentemente da dos demais animais, não está determinada e limitada pelas condições ambientais às quais cada espécie tem se adaptado. Parece ser próprio da espécie humana a contínua adaptação a qualquer condição ambiental mediante a construção técnica de artefatos e produtos que permitem que sua vida seja possível em todos os lugares do planeta, e inclusive fora dele. A técnica tem permitido a transformação do meio onde os humanos vêm desenvolvendo sua vida, uma vez que eles próprios têm provocado a sua transformação. Isto porque a vida humana, diferentemente da dos demais animais, não está determinada e limitada pelas condições ambientais às quais cada espécie tem se adaptado. Parece ser próprio da espécie humana a contínua adaptação a qualquer condição ambiental mediante a construção técnica de artefatos e produtos que permitem que sua vida seja possível em todos os lugares do planeta, e inclusive fora dele.

8 O que é Tecnologia? A técnica cria obras que têm a pretensão de perdurar; inclusive a técnica permite prolongar a vida humana muito além dos desígnios do acaso natural ou do destino divino. A técnica tem permitido melhorar a vida humana, ainda que também haja técnicas capazes de piorá- la, porque, para o bem ou para o mal, tem recriado as condições dessa existência. (...) o conhecimento e a investigação não são possíveis sem o domínio prévio de certas técnicas. A técnica cria obras que têm a pretensão de perdurar; inclusive a técnica permite prolongar a vida humana muito além dos desígnios do acaso natural ou do destino divino. A técnica tem permitido melhorar a vida humana, ainda que também haja técnicas capazes de piorá- la, porque, para o bem ou para o mal, tem recriado as condições dessa existência. (...) o conhecimento e a investigação não são possíveis sem o domínio prévio de certas técnicas.

9 O que é Tecnologia? Em certo sentido, a existência humana é um produto técnico tanto como os próprios artefatos que a fazem possível. Não se pode pensar, portanto, em separar a técnica da essência do ser humano. Seguramente a técnica é uma das produções mais características do homem, mas também é certo que os seres humanos são, ao que parece, o produto mais singular da técnica. Em certo sentido, a existência humana é um produto técnico tanto como os próprios artefatos que a fazem possível. Não se pode pensar, portanto, em separar a técnica da essência do ser humano. Seguramente a técnica é uma das produções mais características do homem, mas também é certo que os seres humanos são, ao que parece, o produto mais singular da técnica.

10 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica (Ortega Y Gasset – 1939) – baseada na relação do homem com a técnica Fases da evolução tecnológica (Ortega Y Gasset – 1939) – baseada na relação do homem com a técnica A técnica do acaso A técnica do acaso A técnica do artesão A técnica do artesão A técnica do técnico A técnica do técnico

11 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica Fases da evolução tecnológica A técnica do acaso A técnica do acaso Primórdios da humanidade e povos primitivos atuais Primórdios da humanidade e povos primitivos atuais O homem ignora que a técnica não é algo natural O homem ignora que a técnica não é algo natural As técnicas são simples e escassas As técnicas são simples e escassas Todos os membros da comunidade as dominam Todos os membros da comunidade as dominam Apenas divisão de tarefas entre masculino e feminino. Apenas divisão de tarefas entre masculino e feminino. O homem não sabe que pode inventar! O homem não sabe que pode inventar!

12 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica Fases da evolução tecnológica A técnica do artesão: A técnica do artesão: Grécia Clássica, Roma e Idade Média Grécia Clássica, Roma e Idade Média o homem vive ainda na base do que ele considera natural, e quando se dão crises técnicas, retrocede a uma vida mais primitiva o homem vive ainda na base do que ele considera natural, e quando se dão crises técnicas, retrocede a uma vida mais primitiva Grande repertório de atos técnicos Grande repertório de atos técnicos Cada técnica é dominada apenas por alguns membros da comunidade que tem certas aptidões e ocupações: os artesãos (inventa, planifica e executa). Cada técnica é dominada apenas por alguns membros da comunidade que tem certas aptidões e ocupações: os artesãos (inventa, planifica e executa). Uma técnica (ou arte) é adquirida mediante aprendizagem dentro de uma tradição que evolui muito lentamente, sem consciência da invenção. Uma técnica (ou arte) é adquirida mediante aprendizagem dentro de uma tradição que evolui muito lentamente, sem consciência da invenção.

13 O que é Tecnologia? Fases da evolução tecnológica Fases da evolução tecnológica A técnica do técnico: A técnica do técnico: Século XX Século XX o homem compreende a técnica como algo genérico, não natural, e como peculiaridade sua. o homem compreende a técnica como algo genérico, não natural, e como peculiaridade sua. A técnica passa a ser uma fonte de atividades humanas em princípio ilimitadas. A técnica passa a ser uma fonte de atividades humanas em princípio ilimitadas. União entre a ciência e a técnica União entre a ciência e a técnica Divisão do trabalho. Divisão do trabalho.

14 O que é Tecnologia? (...) a técnica, ao aparecer por um lado como capacidade em princípio ilimitada, faz que para o homem, decidido a viver da fé na técnica e só nela, a vida se torne vazia. Porque ser técnico e apenas técnico é poder ser tudo e, por conseguinte, não ser nada determinado. Por estar cheia de possibilidades, a técnica é mera forma oca – como a lógica mais formalista -; é incapaz de determinar o conteúdo da vida. Por isso, estes anos em que vivemos, os mais intensamente técnicos que já houve na história humana, são os mais vazios. Ortega y Gasset, J (orig. 1939) Meditación de la Técnica. Madrid: Espasa-Calpe. – Tradução Prof. Alberto Cupani – Depto. de Filosofia - UFSC ).

15 O que é Tecnologia? Para refletir Em qual fase estamos hoje? Em qual fase estamos hoje? Qual a relação que temos com a tecnologia? Qual a relação que temos com a tecnologia? O que a tecnologia significa em nossas vidas? O que a tecnologia significa em nossas vidas? Poderíamos viver sem tecnologia? Poderíamos viver sem tecnologia?

16 O que é Tecnologia? Para refletir tecnocatasfrofismo ou tecnootimismo? tecnocatasfrofismo ou tecnootimismo? O tecnocatastrofista busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, e então o que se deve fazer é destruí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada. O tecnocatastrofista busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, e então o que se deve fazer é destruí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada. O tecnootimista acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar. O tecnootimista acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar. A idéia de uma investigação científica objetiva, neutra, prévia e independente de suas possíveis aplicações práticas pela tecnologia é uma ficção ideológica que não tem correspondência com a atividade real dos projetos de pesquisa nos quais os componentes científicos teóricos e tecnológicos práticos resultam quase sempre indissociáveis do contexto social. A idéia de uma investigação científica objetiva, neutra, prévia e independente de suas possíveis aplicações práticas pela tecnologia é uma ficção ideológica que não tem correspondência com a atividade real dos projetos de pesquisa nos quais os componentes científicos teóricos e tecnológicos práticos resultam quase sempre indissociáveis do contexto social. (González García, López Cerezo e Luján, 1996, p. 133).


Carregar ppt "O que é Tecnologia? INE5407- Ciência, Tecnologia e Sociedade Profa. Lúcia Helena Martins Pacheco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google