A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NA OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NA OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCIPAIS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA EXPLORAÇÃO/COLHEITA FLORESTAL MECANIZADA NO BRASIL

2 NA OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES
MOTOSSERRA Equipamento semi-mecanizado empregado na derruba, desgalhamento/destopagem e traçamento (toragem) de árvores; Possui conjunto de corte constituído por Pinhão, Sabre e Corrente dentada. As primeiras motosserras profissionais chegaram ao Brasil na década de 70.

3 ILUSTRAÇÃO

4 OPERAÇÃO

5

6 FELLER-BUNCHER Também conhecido como trator florestal cortador-acumulador, é constituído de um trator de pneus ou esteira, equipado com braço hidráulico (grua) ao qual é acoplado um cabeçote que realiza o corte e o empilhamento de árvores.

7 ILUSTRAÇÃO PNEUS ESTEIRAS

8 OPERAÇÃO

9 CABEÇOTE DO FELLER-BUNCHER

10 HARVESTER Também chamada de Colheitadeira e Segador, é composto (a) por uma máquina-base de pneus ou esteira, uma lança hidráulica em cuja extremidade apresenta um cabeçote que é multifuncional pois executa a derrubada, o desgalhamento, o traçamento, o descascamento e o empilhamento da madeira.

11 ILUSTRAÇÃO PNEUS ESTEIRA

12 OPERAÇÃO

13 CABEÇOTE DO HARVESTER

14 DELIMBER Máquina empregada na remoção de galhos após a derrubada das árvores (desgalhamento)

15 ILUSTRAÇÃO

16 OPERAÇÃO

17 PROCESSADOR FLORESTAL
É uma máquina auto-propelida que realiza duas ou mais funções subseqüentes a derrubada das árvores, ou seja não executa esta operação. .

18 ILUSTRAÇÃO

19 0PERAÇÃO

20 SLINGSHOT É uma Máquina que reúne as características de Feller-buncher e do Harvester e realiza o corte de cada árvore, acumulando-as em seu cabeçote até formar um feixe. As árvores são processadas simultaneamente, isto é, desgalhadas, traçadas e destopadas juntas. Normalmente é utilizado em povoamentos de baixa produtividade ou naqueles em que a brotação é conduzida para o segundo e o terceiro cortes

21 ILUSTRAÇÃO

22 CABEÇOTE DO SLINGSHOT

23 HIGHLANDER Máquina que reúne as características do Harvester e do Clambunk-Skidder, podendo cortar e arrastar toras e ser utilizado em locais de difícil acesso, com aclives acentuados

24 ILUSTRAÇÃO

25

26 CABEÇOTE DO HIGHLANDER

27 OPERAÇÃO

28 SLASHER Máquina móvel projetada para processar árvores derrubadas com comprimento pré-estabelecidos, utilizando uma tesoura ou serra.´E também conhecida como”bucker”.

29 ILUSTRAÇÃO

30 GARRA TRAÇADORA

31 UTILIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE TORAS (EXTRAÇÃO E TRANSPORTE)

32 SKIDDER Máquina projetada para trabalhar nos sistemas de toras compridas, executando o arraste de tora (s) ou árvores da área de corte até a margem da estrada ou pátio intermediário. É composto por uma máquina base de pneus ou esteira equipada com garra ou guincho e cabos, neste caso precisam de cabos auxiliares denominados estropos que enlaçam as toras e são acoplados ao cabo principal do trator.

33 SKIDDER DE PNEUS C/ GUINCHO E CABO

34 SKIDDER DE PNEUS E GARRA

35 SKIDDER DE ESTEIRA (TRACK SKIDDER)

36 MINI-SKIDDER

37 CLAMBUNK SKIDDER

38 OPERAÇÃO

39 FORWARDER (Trator Florestal Transportador)
Máquina auto-carregável utilizada na extração de toras dispostas na floresta ou nos pátios intermediários executando o trabalho sem contato com o solo operação denominada de baldeio ocorrendo em florestas implantadas.

40 ILUSTRAÇÃO

41 TRATOR AGRÍCOLA ADAPTADO C/ BERÇO
À máquina é acoplado uma espécie de garfo onde são colocadas as toras e para serem transporstadas para o local de consumo.

42 ILUSTRAÇÃO

43 GUINCHO FLORESTAL

44 ILUSTRAÇÃO

45 OPERAÇÃO

46 TRATOR AGRÍCOLA ADAPTADO C/ C/ GRUA E CARRETA (AUTO-CARREGÁVEL

47 ILUSTRAÇÃO

48 CARREGADORES/DESCARREGADORES
CARREGADEIRA FRONTAL Trator de pneus com braço hidráulico ao qual vem acoplado um garfo para carregar, descarregar e empilhar toras e que ao receber uma pá basculante em substituição ao garfo serve ao carregamento de material principalmente para ser usado na construção de estrada. Possui alto poder de levantamento.

49 ILUSTRAÇÃO

50 CARREGADOR FLORESTAL Composto por uma máquina base de esteira ou pneu, braço hidráulico e na extremidade deste uma garra florestal que junta as toras para carregar e descarregar o veículo de transporte

51 ILUSTRAÇÃO

52 STACKER Máquina móvel para descarregamento e empilhamento de toras, utilizando o princípio da empilhadeira e um grampo curvo superior. Possui alta capacidade de levantamento, semelhante a uma carregadeira frontal, com garfos e grampos capazes de manusear e carregar tora

53 ILUSTRAÇÃO

54 GRUA ESTACIONÁRIA

55 GRUAS DE CAMINHÃO

56 PICADOR

57 PICADOR

58 PICADOR


Carregar ppt "NA OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google