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O Espaço Europeu de Ensino Superior
PROCESSO DE BOLONHA O Espaço Europeu de Ensino Superior abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Escola Superior de Educação de Viseu
ÍNDICE Introdução Estratégia de Lisboa União Europeia e a Educação Espaço Europeu de Ensino Superior Processo de Bolonha Novo Paradigma Bolonha à Portuguesa O que foi feito a nível nacional Tendência Europeia A ESEV e o Processo de Bolonha abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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INTRODUÇÃO 4000 Instituições de Ensino Superior – em toda a Europa (mais de nos EUA, 550 concedem títulos de doutoramento e 125 consideradas “universidades de investigação”) 12,5 milhões de estudantes 2,3% (cerca de ) dos estudantes estuda(ra)m noutro país (EUA ) 40% abandonos 34% dos investigadores estão nas Universidades (26% Alemanha; 55% Espanha, 70% Grécia) 80% da investigação fundamental é universitária 1,1% do PIB UE consagrado ao ensino superior (EUA 2,3% – 1,9% na Investigação e Desenvolvimento contra 2,8% nos EUA) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Objectivo estabelecido no Conselho Europeu de Lisboa (Março de 2000)
Estratégia de Lisboa Objectivo estabelecido no Conselho Europeu de Lisboa (Março de 2000) É tomado o compromisso da criação de um “Espaço económico mais dinâmico e competitivo, baseado no conhecimento e capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e maior coesão social” Até 2010 abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Estratégia de Lisboa Objectivos da Estratégia de Lisboa e os sistemas de educação e formação: Equilíbrio entre o económico e o social (crescimento e coesão social); Investir nas pessoas; A educação e a formação como condição para a sociedade do conhecimento, inovação e coesão social,… abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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União Europeia e a Educação
Objectivos: Melhorar a qualidade e a eficácia dos sistemas de educação e de formação na União Europeia; Facilitar o acesso de todos aos sistemas de educação e de formação; Abrir ao mundo exterior os sistemas de educação e formação. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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O ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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HISTÓRIA Maio de 1998 – DECLARAÇÃO SORBONNE Junho de 1999 – DECLARAÇÃO BOLONHA Maio de 2001 – COMUNICADO PRAGA Setembro de 2003 – COMUNICADO BERLIM Maio 2005 – BERGEN (Noruega) Construção do EEES até 2010 (Processo de Bolonha) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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O Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES)
MOTIVAÇÕES: Falta de competitividade e atractividade do EEES (por ex. comparada com os EUA). Grande diversidade de cursos (duração, objectivos, designação, conteúdos). Dificuldade no reconhecimento de qualificações e na mobilidade. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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PROCESSO DE BOLONHA abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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O QUE É? O Processo de Bolonha visa criar um Espaço Europeu de Ensino Superior, coeso, competitivo e atractivo para docentes/alunos europeus e de países terceiros. Visa a construção de um espaço Europeu de Ensino Superior do Ensino Superior que favoreça e promova a mobilidade de docentes, de estudantes e a empregabilidade de diplomados. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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PAÍSES SIGNATÁRIOS (40) Alemanha, Albânia, Andorra, Áustria Bélgica, Bósnia Herzegovina, Bulgária Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia Eslovénia, Espanha, Estónia, Macedónia Rússia, Finlândia, França, Grécia, Holanda Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa Roménia, Santa Sé, Sérvia e Montenegro Suécia, Suiça, Portugal, Turquia abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Abril 1997 – Convenção de Lisboa
RESENHA HISTÓRICA Abril 1997 – Convenção de Lisboa O Conselho da Europa e a UNESCO promoveram uma convenção conjunta em que foi adoptado o texto sobre o reconhecimento de qualificações relativas ao Ensino Superior (de acesso e graduação) na região Europa abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Maio 1998 – Declaração da Sorbonne
Os Ministros da Educação da Alemanha, França, Itália e Reino Unido assinaram em Paris a Declaração de Sorbonne, onde se perspectiva já a constituição de um Espaço Europeu de Ensino Superior abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Junho 1999 - Declaração de Bolonha
Os Ministros da Educação de 29 países Europeus, entre os quais Portugal, subscreveram a Declaração de Bolonha, com o objectivo de estabelecimento, até 2010, do Espaço Europeu de Ensino Superior, coerente, compatível, competitivo e atractivo para estudantes europeus e de países terceiros abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Maio 2001 – Comunicado de Praga
Promoção da aprendizagem ao longo da vida Dimensão social abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Setembro 2003 - Conferência de Berlim
A Conferência de Ministros Europeus do Ensino superior, antecipou a data da entrada em vigor da Declaração de Bolonha para 2005/06, assumindo o compromisso de, em todos os países do Espaço Europeu, ser iniciado até 2005 a implementação do sistema, baseado em dois ciclos. Também se afirmou, o princípio de que a Investigação é parte integrante do Ensino Superior na Europa. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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2004/2005 Será o ano de conversão do sistema de Ensino/Formação em Portugal (?) e na Europa abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Maio 2005 - Bergen (Noruega)
Nesta conferência de Ministros do Ensino Superior, espera-se que os Estados Membros já tenham alcançado as metas a que se comprometeram, em cimeiras anteriores e desenvolveram a competitividade entre a União Europeia e os Estados Unidos. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Pleno funcionamento da área europeia do ensino superior
2010 Pleno funcionamento da área europeia do ensino superior abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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O que é afinal a Declaração de Bolonha?
O que devemos esperar de todas estas reformas que começam a ganhar forma? Qual deverá ser a nossa postura face a estas reformas? abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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PROCESSO DE BOLONHA Processo Multilateral A Declaração não é uma Lei ou um Tratado abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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OBJECTIVOS DA DECLARAÇÃO DE BOLONHA abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Adopção de um sistema de graus comparável e legível Adopção de um sistema de ensino superior fundamentalmente baseado em dois ciclos Estabelecimento de um sistema de créditos Promoção da mobilidade Promoção da cooperação europeia no domínio da qualidade e avaliação Promoção da dimensão europeia no ensino superior. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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COMUNICADO DE PRAGA (MAIO 2001) (+ 3)
Promoção da aprendizagem ao longo da vida Maior envolvimento dos estudantes na gestão das instituições Promoção da atractibilidade do EEES abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Compromissos de Berlim para 2005
Sistema de 2 ciclos em implementação; Suplemento ao Diploma em aplicação; Avaliação da qualidade ou acreditação: - Avaliação de cursos ou de instituições; - Acreditação, certificação ou equivalente. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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EM TERMOS MAIS ESPECÍFICOS …
BOLONHA significa: abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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NOVO PARADIGMA DE APRENDIZAGEM abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Novos conceitos sobre a Educação: novas palavras e novos conceitos
Palavra ENSINO, é substituída por APRENDIZAGEM. Irá haver uma aprendizagem de base, adquirida na infância e na juventude e uma aprendizagem contínua, que se desenvolverá ao longo das nossas vidas (actualização permanente) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Deixa de haver EDUCAÇÃO para haver FORMAÇÃO. As crianças e os jovens têm de se preparar para o futuro, adquirindo a maior quantidade de conhecimentos O termo direito à educação desapareceu. Não se oferece um sistema de ensino público, mas sim produtos de APRENDIZAGEM, fornecidos por instituições públicas e privadas abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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A sociedade deixa de ter o dever de educar as crianças e os jovens. Estes é que tem o dever de obter a aprendizagem e adquirir os conhecimentos (ninguém vai ser obrigado, as pessoas é que sentem a necessidade) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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NOVAS PALAVRAS Aprendizagem em vez de ensino Formação em vez de educação Empregabilidade Mobilidade Adaptabilidade Competitividade Gestão de aquisição de conhecimentos Estratégias ou planos de vida Eficiência Eficácia abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Nós, como pessoas, somos os únicos
responsáveis pelos nossos destinos, pela aquisição de mais valias, pela construção do nosso próprio futuro. Somos nós que temos de definir a escolha dos nosso investimentos. A partir de 2005/06, as prioridades são muito diferentes dos anos que ficaram para trás. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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“BOLONHA” À PORTUGUESA abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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DISCUSSÃO A NÍVEL NACIONAL
Parlamentar – Legislação CRUP E CCISP Instituições de ensino superior abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Planeamento de Reformas
ECTS e Suplemento ao Diploma Estruturação do sistema em 2 ciclos Promoção da mobilidade Promoção da dimensão europeia no ensino superior Sistema Nacional de avaliação e acreditação do ensino superior Aprendizagem ao longo da vida (com a aplicação do ECTS) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Prioridades de Acção até 2005
BERLIM 2005 ECTS e Suplemento ao Diploma Formação em 2 ciclos Modelo para o sistema de avaliação e acreditação abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Suplemento ao Diploma Trata-se de um documento que entrará em circulação em 2005, e que será fornecido aos estudantes juntamente com o diploma. O seu papel é o de clarificar o perfil da formação obtida, facilitando burocraticamente o processo de reconhecimento. (Documenta o que é o o ensino superior em Portugal, as áreas científicas dos cursos e as classificações do aluno.) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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O ECTS Pedra basilar de todo o processo de reforma. O sistema de créditos. ECTS avalia a carga de trabalho que um determinado aluno tem (e não a carga horária como actualmente) INDUZ REFORMAS: Organização Curricular Organização Pedagógica Sistema de avaliação e acreditação abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Funcionamento do ECTS Creditação das unidades curriculares em função do volume de trabalho (60 créditos = 1 ano; 30c = 1s) Escala europeia de comparabilidade de classificações Relação triangular: Estudante / instituição origem / instituição acolhimento abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Sistema ECTS propõe… Metodologia de aprendizagem: + activa, + participativa Capacidades e competências específicas transversais: Aprender a pensar Aprender a aprender Aprender a ensinar Comunicação; integração em equipa, capacidade de liderança, inovação, adaptação à mudança abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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ECTS + Suplemento ao Diploma
Instrumentos fundamentais para a construção do Espaço Europeu do Ensino Superior abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Estrutura dos Graus Sistema baseado essencialmente em 2 ciclos, com perfis e orientações diferentes, de acordo com objectivos individuais e académicos, em função do exercício profissional e da empregabilidade. abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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GRAUS 1.º Grau (Bacharelato/Licenciatura/?): 180 a 240 unidades ECTS (1.º ciclo de estudos, com acesso ao mercado de trabalho) 2.º Grau (Mestrado/?): 90 a 120 unidades ECTS (2.º ciclo de estudos – profissionalizante) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Sistema Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Metas até 2005 (reunião de Berlim, 2003): Definição de responsabilidade (órgãos e instituições ligadas ao ensino superior) Generalização de: Avaliação Interna e Externa Publicação dos resultados Participação dos estudantes Processo de acreditação e de certificação abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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CALENDÁRIO DE ACÇÕES abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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ECTS e Suplemento ao Diploma
Projecto de DL submetido à apreciação do Conselho Consultivo do Ensino Superior a 14 de Maio de 2004 Em vigor: a partir da publicação em DR abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Estrutura dos Ciclos Definição de perfis e competências: 30 Setembro 2004 Caracterização geral dos cursos: 31 Outubro 2004 Cursos de especialização (objectivos e inserção no sistema): 30 Novembro 2004 Apresentação de pareceres dos 23 grupos de trabalho: Dezembro 2004 Implementação: 2005/06 abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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O que foi feito… abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Até 31 de Janeiro discussão pública dos Pareceres. Fevereiro Decreto-lei n.º 42/2005- Princípios reguladores de instrumentos para a criação do espaço Europeu de Ensino superior (DR – I Série-A, n.º 37 de 22 de Fevereiro de 2005) abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Os Trabalhos do Novo Ministro da Ciência, Inovação e do Ensino Superior (Mariano Gago) Adoptar as regras do Processo de Bolonha Legislação que adopta o Sistema Europeu de Créditos e Suplemento ao Diploma Proposta de Grupo de Trabalho de Reorganização da Rede do Ensino Superior Proposta de Grupo de Trabalho de criação da Universidade de Viseu Proposta de revisão do Estatuto da Carreira Docente Universitária Legislação que adopta Erasmus Mundus Proposta de Grupo de Trabalho de revisão do estatuto dos Laboratórios de Estado abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Na Europa… abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Tendência Europeia Reformulação da estrutura e duração dos graus: maioria dos países opta por “3+2”, mas há variantes: países que optam pelo sistema “4+1”; “3+2” com excepções; Formações longas (Mestrado - directo) com ou sem grau intermédio; “3+2” com cursos de adaptação ao mercado de trabalho; Directivas comunitárias (ex. Medicina, Veterinária, Arquitectura) Profissões regulamentadas (ex. Engenharia); abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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ESEV e o Processo de Bolonha
Foi criado o Grupo de Trabalho (GT) da ESEV na Comissão de Bolonha do ISPV, assim constituído: Coordenação Académica: Prof. Doutora Véronique Delplancq GT1 - Reforma Curricular: Doutora Maria de Jesus Fonseca GT2 - Reconhecimento e Certificação: Prof.. Doutora Véronique Delplancq GT3 - Ciência, Tecnologia e Investigação: Prof. Doutora Paula Carvalho GT4 - Cooperação Internacional: Prof.. Doutora Véronique Delplancq GT5 - Futuro 2010: Prof. Doutora Cristina Silva / Prof. Doutor Belmiro Rego GT6 – Qualidade e Avaliação / Acreditação: Prof. Doutor Fernando Amaro abril de 17 Escola Superior de Educação de Viseu
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Coordenação Académica dos Programas Comunitários na ESEV
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