A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As parábolas recolhidas da natureza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As parábolas recolhidas da natureza"— Transcrição da apresentação:

1 As parábolas recolhidas da natureza
fazem com que o reino de Deus apele a todos os sentidos. Cheiro uma rosa e cheiro o Reino de Deus. Gosto do pão e gosto do Reino de Deus. Caminho por um campo colorido em flor e toco o Reino em que tudo pode crescer e desenvolver-se, o Reino em que há o suficiente para todos. José Arregi

2 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-Se à beira-mar
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-Se à beira-mar. Reuniu-se à sua volta tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava na margem. Disse muitas coisas em parábolas… Jesus sai ao encontro das pessoas. Espera-as, deixa-se encontrar. Dirige-se a a partir do lago, no ambiente habitual daqueles que o escutam. Não necessita de um púlpito especial. Utiliza parábolas, comparações tiradas da vida quotidiana, como forma corrente de ensino para a gente simples, para fazer compreensível a sua mensagem acerca do Reino de deus, como é, como chega, o que produz. As parábolas são uma mensagem de ânimo, fé e esperança. Jesus, com as parábolas, converte em boa notícia os acontecimentos de cada dia.

3 «Saiu o semeador a semear.»
… nestes termos: «Saiu o semeador a semear.» O Reino que Jesus anunciava continua a ser actual. Não pertence ao passado. É contemporâneo de todas as épocas. O semeador é Jesus e convida-nos a confiar nele e na sua Palabra. Jesus anima-nos a sermos de esperança e recomenda-nos a receber e oferecer em cada dia as sementes do Reino: Palavras, olhares, encontros, silêncios, harmonia, fraternidade, amabilidade, bondade, ajudas, comentários construtivos, exemplo de pessoas boas, Boa Notícia.

4 «Quando semeava, caíram algumas sementes ao longo do caminho: vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra, e logo nasceram, porque a terra era pouco profunda; mas depois de nascer o sol, queimaram-se e secaram, por não terem raiz. Outras caíram entre espinhos e os espinhos cresceram e afogaram-nas.» O fundamental são as distintas actitudes com que se acolhe o Evangelho. Importa examinar que aves, que dificuldades, que silvas: A rotina, a falta de interesse, a mentira, a superficialidade, o egoísmo, a prepotência? – afogam e impedem o crecimento da Palabra de deus na minha vida. Sinto que Jesus semeia em mim a sua Palabra? Semeio a Palabra? Afogo-a? Cultivo-a? Faço-a vida?

5 «Outras caíram em boa terra e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um. Quem tem ouvidos, oiça». A boa terra são as pessoas boas, que abundam no mundo e que trabalham para alcançar uma vida mais feliz, mais justa, mais solidária para São as pessoas que recebem o Reino e o fazem germinar em forma de alegria, paz, fraternidade, compaixão… As que fazem presente o Reino no meio da vida quotidiana.

6 Jesus fala ao seu auditório num contexto de oposição.
Os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Porque lhes falas em parábolas?». Jesus respondeu: «Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus, mas a eles não. Pois àquele que tem dar-se-á e terá em abundância; mas àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas, porque vêem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender. Rechazo Acogida Jesus fala ao seu auditório num contexto de oposição. Diante das suas palavras há duas atitudes incompatíveis: o acolhimento e a recusa. Diante do reino não há espaço para decisões intermédias.

7 Jesus fala para que tod@s o entendam.
Neles se cumpre a profecia de Isaías que diz: ‘Ouvindo ouvireis, mas sem compreender; olhando olhareis, mas sem ver. Porque o coração deste povo tornou-se duro: endureceram os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para não acontecer que, vendo com os olhos e ouvindo com os ouvidos e compreendendo com o coração, se convertam e Eu os cure’. Jesus fala para que o entendam. Nas pessoas e nas comuniadades, que voluntariamente fecham os olhos, os ouvidos e o coração à sua Palabra, Cumpre-se a profecia que anunciava Isaías.

8 Jesus vê e escuta o Pai em todas as coisas e em todas as situações.
Quanto a vós, felizes os vossos olhos porque vêem e os vossos ouvidos porque ouvem! Em verdade vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram. Jesus chama felizes àqueles que abrem os seus olhos e os seus ouvidos para escutar a sua mensagem e que vêm nos seus sinais a chegada do Reino. Jesus vê e escuta o Pai em todas as coisas e em todas as situações. É uma questão de ter os ouvidos bem atentos e os olhos e o coração limpos e despertos. As minhas palavras, a minha forma de actuar, faz que as pessoas ouçam e vejam a mensagem de Jesus?

9 Escutai, então, o que significa a parábola do semeador:
A explicação da parábola pertence a uma reflexão posterior das comunidades cristãs. É uma exortação aos cristãos da comunidade de Mateus, e a todas as comunidades posteriores, para que o acolhimento primeiro do Evangelho não seja afogado pelas dificuldades que vão surgindo no caminho. estamos a conhecer, a entender e pôr em prática a mensagem libertadora de Jesus.

10 Quando um homem ouve a palavra do reino e não a compreende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente ao longo do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe de momento com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, porque é inconstante, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra, que assim não dá fruto. O egoísmo, a falta de solidariedade, o desinteresse, a apatia… são atitudes incompatíveis com o Reino. São os “demónios” que fazem o coração duro, fechado, egocêntrico… Para que sejamos livres e felizes, Jesus põe-nos de sobreaviso para a possibilidade de deixarmos crecer no nosso coração outras coisas distintas da semente da Palabra. Atilhos dos quais nos custará libertar-nos. A pior e mais subtil recusa do Reino de Deus é aceitá-lo de palabra, mas negá-lo com a forma de actuar. O Reino cresce na abertura e disponibilidade total.

11 E aquele que recebeu a palavra em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende. Esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta por um». A nossa missão é semear com constância, generosidade e ilusão, Comunicara Palabra libertadora, Transmitir a Boa Notícia de Jesus com a nossa vida. O Semeador se encarregará de que a sementeira seja eficaz e produza fruto abundante.

12 Sementes do Reino Sois sementes do Reino Plantadas na história.
Sois boas e tenras, cheias de vida. Tenho-vos na minha mão Vos seguro e quero E por isso vos lanço ao mundo. Não tenhais medo de tormentas ou de secas, de pisadelas ou de espinhos. Bebei dos pobres e emsopai-vos do meu orvalho. Fecundai-vos, rebentai, não fiqueis enterrados. Florescei e dai fruto. Deixai-vos mexer pelo vento Que todo o viajante que ande por sendas e caminhos à procura do perdido, ao ver-vos sinta um sobressalto e possa amar-vos. Sois sementes do meu Reino! Somos sementes do teu Reino! Ulibarri Fl. Sementes do Reino


Carregar ppt "As parábolas recolhidas da natureza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google