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Encontros Regionais da Agenda Territorial PANORAMA DA EJA NO ESPÍRITO SANTO Marcus Vinícius C. Podestá

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Apresentação em tema: "Encontros Regionais da Agenda Territorial PANORAMA DA EJA NO ESPÍRITO SANTO Marcus Vinícius C. Podestá"— Transcrição da apresentação:

1 Encontros Regionais da Agenda Territorial PANORAMA DA EJA NO ESPÍRITO SANTO Marcus Vinícius C. Podestá

2 Percentual de Analfabetismo Absoluto Brasil Espírito Santo Dados do censo 2010 e ,78, ,63%9,6

3 Percentual de analfabetismo no ES por idade 15 anos ou mais 15 a 24 anos25 a 39 anos40 a 59 anos60 anos ou mais Total% % % % % , , , , ,8

4 Dados sobre analfabetismo absoluto na região da Grande Vitória MunicípioNº de analfabetos PercentualAtendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Ibatiba ,97738,7 Irupi ,864834,02 Iúna ,257641,3 Castelo2.3368,434848,66 Ibitirama ,041581,6 Cachoeiro ,64794,59 Muni Freire202914,

5 MunicípioNº de analfabetos PercentualAtendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Castelo23368,434848,66 Divino de São Lourenço Dores do Rio Preto ,2 Guaçui ,09 Alegre326613,567444,13 Atílio Vivaqua79410,461079,4 Jeronimo Monteiro ,482152,95 Vargem Alta162111,304337,69 São José do Calçado ,353132,51 Apiacá89715,252930,93

6 MunicípioNº de analfabetos PercentualAtendimento 1ª a 4ª Relação de atendimento por demanda em potencial Bom Jesus do Norte 6809, Mimoso do Sul261512, ,43 Pres. Kennedy134817,111469,23 Rio Novo do Sul 8089, Muqui129611,482944,68 Itapemirim267411, ,66 Marataízes25439,783182,03 Piúma10527,612542,08 Iconha8438,221652,68 Anchieta12426, ,39 Alfredo Chaves8837,890883

7 Dados negativos sobre estrutura educacional do estado Dos 78 municípios do Espírito Santo apenas 24 se constituíram como sistemas de ensino; Dos 78 municípios apenas 46 municípios possuem alguma oferta de EJA em um dos primeiros segmentos ou em ambos (Dados fornecidos pela SEDU); Do total de municípios 21 não possuem nenhuma oferta no ensino médio, embora em 15 desses municípios o estado oferte ensino fundamental (Dados fornecidos pela SEDU); Forte cultura de desobrigação dos municípios para com a EJA; Retrocesso no IDEB para média de 3,6 no ensino médio; Permanência de forte referencial do ensino regular mesmo com a vinculação do financiamento para EJA estabelecido pelo fundeb.

8 Orientações para ampliação da EJA no estado Flexibilização das propostas na constituição da modalidade – currículo, carga horária, espaços de funcionamento; superar a cultura de que os municípios não possuem obrigação com a EJA; atendimento diversificado, incluindo propostas diversificadas no âmbito de um mesmo sistema/rede de ensino para grupos étnicos, camponeses, possibilidade de estudos; faixa etária; Obrigar municípios e estado a assumir continuidade das demandas de turmas iniciadas em programas de alfabetização ; Acionar o ministério público e demais órgãos competentes quando constatado negligência por parte do estado; Realizar chamada pública para EJA; contratação de assessoria técnica (sociólogos, assistente sociais, psicólogos e outros) para pesquisa permanente nas secretarias para elaboração de seus planos de intervenção e avaliação da efetividade das políticas


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