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DF ALFABETIZADO Juntos por uma Nova História!. 54.247 - Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios – PDAD (CODEPLAN/2004). Índice de 2,6% da população.

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1 DF ALFABETIZADO Juntos por uma Nova História!

2 Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios – PDAD (CODEPLAN/2004). Índice de 2,6% da população Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios – PNAD (IBGE/2009). Índice de 3,4% da população Censo do IBGE 2010, divulgado em 29/04/2011. Segundo esses dados, o número de habitantes do Distrito Federal com 15 anos ou mais é , com um índice de analfabetismo de 3,25%. * analfabetos funcionais (PNAD/IBGE/2009). Dados oficiais pessoas não alfabetizadas no DF

3 Superar a lógica de campanha, fortalecendo o sistema público. Diversidade nos formatos de atendimento: flexibilidade e currículo. Institucionalidade e Intersetorialidade. Gestão Democrática. Abrangência socioterritorial. Concepção libertadora de alfabetização. Investimento na formação dos alfabetizadores. Estruturação de um sistema de gestão e avaliação das aprendizagens. Caráter inovador. Referência: UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: Representação da Unesco no Brasil, DF ALFABETIZADO Necessidade:

4 Meta: pessoas a serem alfabetizadas no 2º semestre de 2011 Coordenação Central (GDF/SEDF/SUBEB/DEJA) Coordenadores Regionais nas 14 DRE 70 Coordenadores Locais 500 Agentes de EJA 500 Alfabetizadores DF ALFABETIZADO

5 Sujeitos da EJA Coord. Regional Coord. Local Agente de EJAAlfabetizador Assistente Administrativo Estrutura de Gestão a ser criada em cada uma das DRE

6 Ação prioritária nos territórios com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo do DF, com foco nas MULHERES Estrutural (DRE Guará). Itapoã (DRE Paranoá). Sol Nascente e Pôr do Sol (DRE Ceilândia). DF ALFABETIZADO Áreas Focais:

7 ESPAÇO PRONTO ESPAÇO A NEGOCIAR DISPONÍVEL COM PENDÊNCIA ESCOLA PÚBLICA

8 14 DRES GamaBrazlândiaGuará São Sebastião Núcleo Bandeirante Recanto das Emas TaguatingaCeilândiaParanoáSobradinhoSanta MariaSamambaia Plano Piloto/ Cruzeiro Planaltina AMPLIAÇÃO DA OFERTA nas escolas da rede pública

9 Territorialidade: considerar a escola pública como responsável pela alfabetização em sua área geográfica de abrangência. Vincular a matrícula do alfabetizando na escola mais próxima do local (espaço físico externo) em que estiver ocorrendo a ação alfabetizadora. Não separação entre Alfabetização e EJA. Planejar a oferta de vagas para a continuidade de estudos na rede pública de ensino. A matrícula no DF Alfabetizado ocorrerá a qualquer tempo, na secretaria da escola pública de EJA. Currículo contextualizado com o mundo do trabalho, reconhecendo o alfabetizando como ser de cultura e saber. Estratégias de ação

10 SEDEST PUBLICIDADE EDUCAÇÃO SAÚDE MULHER CODEPLAN GOVERNO POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA P ODER P ÚBLICO S OCIEDADE CIVIL ORGANIZADA COMUNICAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA GTPA-FÓRUM EJA/DF ENTIDADES RELIGIOSAS SISTEMA S ONGs SINDICATOS IES MOVIMENTOS SOCIAIS EMPRESAS JUSTIÇA Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

11 Período (semestre/ano) 2º/ Total Nº de matrículas Turmas Período (ano) Total Nº de matrículas Turmas Meta: Tornar o DF Território Alfabetizado até a Copa do Mundo de 2014 Dados encontrados da gestão passada: Fonte: Censo Escolar. Observação: O número de matrículas não corresponde ao número de pessoas alfabetizadas. Matrículas na rede pública de ensino 1ª etapa do 1° segmento da EJA

12 Para a concepção crítica, o analfabetismo nem é uma chaga, nem uma erva daninha a ser erradicada (...) mas uma das expressões concretas de uma realidade social injusta. Paulo Freire: Ação Cultural para a liberdade, ANALFABETISMO consequência de uma estrutura social injusta


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