A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Profº Bogéa

2 O ESTADO É uma criação recente da história humana.
Com as monarquias absolutas, a soberania associou-se ao território.

3 TEORIAS POLÍTICAS SOBRE O ESTADO
Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) – O Estado deve afirmar sua soberania contra os interesses particulares. Thomas Hobbes (1588 – 1679) – O Estado nasce do interior da sociedade, mas se eleva acima dela. O Estado surge como manifestação da evolução humana, cujo sinal é a consciência da necessidade de um poder absoluto e despótico, voltado para a defesa as sociedade.

4 FORMA CONTEMPORÂNEA DO ESTADO
John Lock (1632 – 1704) – defende a “limitação do poder”; O Barão de Montesquieu (1689 – 1755) - desenvolveu a doutrina da separação dos poderes. Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778) – A nação tornava-se a fonte do poder legítimo.

5

6 O SITEMA INTERNACIONAL DE ESTADOS
A preocupação com o sistema internacional de Estados foi estimulada pela constituição progressiva de uma economia integrada, de âmbito mundial. No sistema mundial contemporâneo é possível identificar SUBSISTEMAS REGIONAIS.

7 A anarquia estrutural do sistema do Estados – gera nas unidades soberanas a percepção de insegurança. A finalidade principal da política externa dos Estados consiste em reduzir a sua insegurança. Para isso os Estados estabelecem alianças, firmam, tratados, erguem instituições internacionais.

8 O Equilíbrio de Poder Auditório da Assembleia-Geral, na sede da Onu, em Nova York. A estabilidade dos sistemas internacionais corresponde, de modo geral, a uma situação de equilíbrio de poder entre as principais potências.

9 A Europa e o congresso de Viena
O equilíbrio pluripolar europeu foi a moldura para a expansão da economia industrial e para o delineamento de um mercado mundial. O equilíbrio pentagonal sofreu flutuações durante todo o século, mas apenas uma grande mudança – a Unificação alemã de Esse evento divide o século em dois períodos: depois dele, o crescimento da influência da Alemanha iria corroer lentamente a estabilidade europeia, até precipitar o continente na Primeira Guerra Mundial.

10 O PENSAMENTO GEOPOLÍTICO
Profº Bogéa

11 A Geopolítica nasceu da aproximação entre geografia e o Estado.
O Estado como manifestação da vida, define: “Geopolítica é a ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno no espaço”. Rudolf Kjéllen Desfile Militar na Alemanha nazista. O pensamento geopolítico, por meio da doutrina do “espaço vital”[Lebensraum], serviu de fonte de legitimação do expansionismo de Hitler.

12 O URSO E A BALEIA Alfred Thayer foi o primeiro a focalizar nos oceanos o horizonte e expansão do poder do Estado. - No Pacífico, a expansão do poder marítimo americano deflagrou uma prolongada rivalidade geopolítica com o Japão, que atravessaria as décadas e acabaria gerando a terrível confrontação naval da Segunda Guerra Mundial.

13 HERTLAND versus RIMLAND

14 A projeção geopolítica
A geopolítica é um saber estratégico a serviço dos Estados, mas também uma ferramenta para a compreensão mais profunda e refinada das relações entre a política e a geografia. A geopolítica opera com projeções cartográficas menos usuais, capazes de evidenciar realidades geralmente pouco enfatizadas


Carregar ppt "O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google