A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR

2 FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos. Sua sede é em Washington, DC, EUA. Com poucas exceções, todos os membros da ONU fazem parte do FMI.

3 2.3.2.2 FMI A francesa Christine Lagarde, é a Diretora Geral
O FMI é uma organização de 184 países, criado em 1945 O FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós Guerra. A francesa Christine Lagarde, é a Diretora Geral

4 FMI O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. O FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

5 OMC Organização Internacional para o comércio internacional. Genebra – Suiça 167 membros (2015) Fim da Segunda Guerra Mundial. Organização Internacional do Comércio - OIC, GATT em 1947. A OMC 01/01/1995. O Diretor geral é o brasileiro Roberto Azevêdo .

6 OMC Funções da OMC gerenciar os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio servir de fórum para comércio nacional (firmar acordos internacionais) supervisionar a adoção dos acordos e implementação destes acordos pelos membros da organização.

7 OMC Gerenciar o mecanismo de resolução de controvérsias, criado para solucionar os conflitos gerados pela aplicação dos acordos internacionais. Fornecer assistência técnica e cursos de formação em comércio internacional para países em desenvolvimento

8 OMC Princípio da não discriminação: este princípio envolve duas considerações: Princípio da nação mais favorecida. Se um país conceder a outro país um benefício terá obrigatoriamente que estender aos demais membros da OMC a mesma vantagem ou privilégio. Princípio do tratamento nacional, impedindo o tratamento diferenciado para os produtos importados evitando desfavorecê-los na competição com os produtos nacionais.

9 OMC Princípio da Previsibilidade: para impedir a restrição ao comércio internacional. Este princípio garante o acesso ao comércio internacional pelo respeito aos compromissos tarifários para bens e serviços. Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas: Impede restrições quantitativas por quotas ou proibições a certos produtos internacionais como forma de proteger a produção nacional.

10 OMC Princípio da Concorrência Leal: garante um comércio internacional justo, sem práticas desleais, como os subsídios. Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento: os países em desenvolvimento terão vantagens tarifárias, além de medidas mais favoráveis que deverão ser realizadas pelos países desenvolvidos.

11 ATIVIDADE 1- Como funciona e para que serve o FMI?
2 – Quais as funções da OMC? 3 – Quais os princípios que regem a OMC? 4 – Explique o Princípio da nação mais favorecida 5 – Na sua opinião a OMC é atuante no Comércio Internacional?


Carregar ppt "AULA 3 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google